Meia Júnior Xuxa teve estreia premiada com gol (Foto: Paullo Almeida)

O Santa Cruz largou com três pontos na sua caminhada rumo à Série B. Os tricolores se impuseram e venceram a Luverdense-MT por 2×0, mostrando um bom futebol mesmo com o time jogando sem alguns titulares. O principal nome da partida foi o estreante Júnior Xuxa, responsável pelo cruzamente que resultou no gol contra de Júlio Terceiro e autor do segundo.
O Santa Cruz não fez um primeiro tempo sensacional, mas mostrou uma atitude de time grande que há muito tempo o torcedor não via em campeonatos brasileiros. Nem mesmo quando subiu da Série D para C isso aconteceu. O time se apequenava no tamanho dos seus adversários.
Na estreia da terceirona de 2013, o Santa se impôs sobre o Luverdense, colocou dentro de campo a diferença que existe em termos de tradição, história, torcida. O fato de abrir o placar com três minutos de jogo (um gol contra do volante Júlio Terceiro, que tentou cortar o cruzamento de Xuxa e colocou para dentro das suas redes) não fez com que a equipe recuasse e ficasse esperando a Luverdense atacar para sair em contra-ataque.
Os tricolores se mantiveram com o controle da partida nas mãos, indo para frente, marcando a saída de bola adversária, empurrando o adversário para o seu campo. Taticamente, ele foi bem parecido com a equipe do estadual, um 4-4-2 que se transformava em 4-5-1 quando não tinha a posse de bola.
Com isso, o time criou pelo menos duas outras ótimas chances de ampliar e não foi sequer incomodado pelo time do Mato Grosso, que deu apenas um chute com algum perigo. Faltou um maior poder de finalização. E isso determinou que o placar ficasse no mirrado 1×0.
O Santa voltou para o segundo tempo diferente, marcando lá atrás, esperando a Luverdense atacar. E aí passou a levar pressão. Foram dez minutos que fizeram o torcedor coral se lembrar daquele time de Zé Teodoro.
Mas o temor de tomar o empate foi trocado pelo grito do segundo gol, aos 11. Na primeira vez em que o Santa se propôs a trabalhar a bola e agredir o adversário no segundo tempo conseguiu uma falta na frente da área. Dela, começou o lance do gol de Júnior Xuxa, que pegou uma sobra e bateu no canto.
Depois do segundo, o time tricolor retomou as rédeas da partida, mesmo marcando mais atrás e apostando apenas nos contra-ataques. Além do placar, o Santa precisava também administrar a questão física do seu time. Os muitos desfalques fizeram com que o banco de reservas ficasse preenchido quase todo por atletas dos juniores, limitando a reposição dos titulares.
No final, ficou uma ótima estreia, com uma vitória indiscutível, embalada por uma postura que o time precisará repetir no restante da competição para conseguir o acesso sem maiores sustos e riscos desnecessários.
Técnico Sandro Barbosa largou bem no comando do Santa Cruz (Foto: Paullo Almeida)
ATUAÇÕES
DEFESA
Tiago Cardoso mal trabalhou, mas foi eficiente quando preciso.
Os laterais fizeram ótima partida, especialmente Nininho, que marcou e apoio muito bem. Everton Sena foi apenas menos eficiente nas subidas.
A nova dupla de zaga manteve a eficiência da antiga. Boas atuações de Leandro e Renan.
MEIO DE CAMPO
Tozo conseguiu apagar aquela imagem deixada pelo pênalti cometido diante do Sport. Jogou bem. Já Luciano Sorriso segue sendo quem mais oscila. Erra muito passe.
Everton Heleno entrou no lugar de Sorriso e deu mais mobilidade e força na marcação.
A dupla de meias foi o ponto alto do time. Raul e Júnior Xuxa comandaram as ações da partida. Xuxa foi mais efetivo, com participações diretas nos dois gols.
ATAQUE
Caça-rato não fez um bom primeiro tempo, mas foi peça importante no segundo. André Dias ainda não está no ritmo de jogo ideal, mas se apresentou bem para o jogo, finalizando várias vezes. Pode ser útil ao longo da competição.
Flávio Caça-rato foi peça importante no esquema tricolor (Foto: Paullo Almeida)
1 – Aos dois minutos, Luciano Sorriso deu uma bomba, por cima do travessão, no primeiro chute do Santa na partida.
2 – Não passou um minutos após a cobrança de Sorriso para que o Santa abrisse o placar. O estreante Júnior Xuxa cruzou para André Dias, mas Júlio Terceiro se antecipou e desviou de cabeça, colocando no ângulo do goleiro do Luverdense. 1×0.
3 – Aos cinco, os tricolores roubaram uma bola na intermediária adversária e André Dias entrou livre pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou perto, arrancando aquele “Uuuhhh” da torcida.
4 – O primeiro lance de perigo do Luverdense foi aos 21 minutos, num contra-ataque rápido que Tatu limpou Leandro Souza e bateu por cima.
5 – Assim como lance do gol, Júnior Xuxa fez um outro ótimo cruzamento na área, desta vez na cobrança de um escanteio aos 33. Renan escorou no segundo pau para dentro da pequena área. A zaga cortou antes da bola chegar em André Dias.
6 – Com seis minutos do segundo tempo, Murilo teve uma boa chance de empatar. Depois de um bate-rebate na área, o zagueiro meteu por cima do travessão de Tiago Cardoso.
7 – E quando o Santa começava a passar aperto na partida, fez o segundo. Aos 11, Raul cobrou falta, a bola bateu em Júnior Xuxa e voltou para o frente da área. Nininho chutou novamente e desta vez a bola ficou limpa para o estreante dar o tiro de misericórdia. 2×0.
8 – O Luverdense quase diminuiu aos 16. Depois de uma bonita tabelinha, Rafael Tavares ficou na frente de Tiago, mas chutou por cima.
9 – Caça-rato arrancou pelo meio e enfiou para André Dias, da entrada da área, bater forte. O goleiro fez uma grande defesa e evitou o terceiro.
10 – Uma das poucas vezes que Tiago Cardoso trabalhou foi num chute de Edinho aos 40 minutos. O goleiro do Santa defendeu em dois tempos.
SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Nininho, Leandro Souza, Renan e Everton Sena; Tozo, Luciano Sorriso (Everton Heleno), Júnior Xuxa e Raul; Flávio Caça-rato e André Dias. Técnico: Sandro Barbosa
LUVERDENSE-MT
Gabriel Leite; Raul Prata, Zé Roberto, Gilson e Édinho; Julio Terceiro (Murilo), Leandrinho, Rafael Tavares (Samuel) e Marcelo; Tozin e Tatu. Técnico: Roberval Davino
LOCAL: Estádio do Arruda
ÁRBITRO: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
ASSISTENTES: Broney Machado e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (ambos da PB)
CARTÃO AMARELO: Everton Sena (S); Tatu, Leandrinho, Murilo (L)
GOL: Júlio Terceiro (contra, 3/1º) e Júnior Xuxa (11/2º)
RENDA: R$ 237.620,00
PÚBLICO: 19.984