Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Um cometa conhecido como o "Cometa do Diabo" será visível aqui do Brasil


COMETA À VISTA! Um cometa conhecido como o "Cometa do Diabo" passará próximo ao Sol e será visível aqui do Brasil. Este momento é chamado de periélio. Este momento é chamado de periélio e a melhor data para observar o corpo celeste será em 19 ou 20 de abril.

Oficialmente denominado 12P/Pons-Brooks, o Cometa do Diabo poderá ser avistado entre 17h45min e 18h20min aqui no Nordeste. Já no Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50min, devido à localização do estado no extremo oeste do Brasil.

Devido à explosão de gás e poeira liberada de sua superfície, as aparições do cometa costumam ser brilhantes. O cometa leva cerca de 71 anos para completar uma órbita ao redor do Sol.

"A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus", explica Felipe Monteiro, astrofísico e pós-doutor do Observatório Nacional, ao Estadão.

O nome "Cometa do Diabo" faz referência ao seu formato de chifre, que é resultante da pressão da radiação solar, formando uma espécie de cauda de gás e poeira. Para aqueles que desejam observar o cometa, uma recomendação importante dos especialistas é o uso de binóculos.


(FOTO: X/ a_pleiade)

Eleições 2024 - As curtinhas da Política Jataubense


Há pouco mais de 6 meses das eleições municipais de 2024, onde os eleitores dos municípios de todo o Brasil irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores os bastidores fervem nos quatro cantos dos municípios. Em Jataúba, no Agreste pernambucano não é diferente, nas últimas semanas as movimentações dos principais personagens que pretendem ir para a disputa coloram um tempero especial, e o que não faltam são especulações para a disputa que pretende ser quente e disputada, fazendo jus a história política da pacata cidade.


Tomou gosto

A atual prefeita de Jataúba Dra. Cátia tomou gosto pela ideia de ser prefeita, após especulações de que a mesma não seria candidata a reeleição ela recentemente em um desabafo travestido de coletiva de imprensa colocou um ponto final nas especulações e bateu o martelo que irá tentar a reeleição, recentemente trocou o Republicanos pelo PP e apesar de ter uma gestão mal avaliada por boa parte da população onde serviços básicos não tem chegado a população a Dra. Bem como o seu esposo líder político Boy Ribeiro não só definiram a candidatura da mesma como também descartaram o vice-prefeito Fábio Mamão, ao desmentir as suas falas nas últimas entrevistas e principalmente por ter declarado que não o aceita como aliado e sim como adversário nas urnas. Com uma administração desastrosa nesses primeiros três anos de governo a Dra. Terá que se desdobrar para tentar o mudar o quadro e obter êxito no seu objetivo, é esperar pra ver.


Vem com tudo

Depois de um longo período em silêncio o vice-prefeito Fábio Mamão concedeu algumas entrevistas no final do mês de janeiro e mexeu com os bastidores políticos, sem muita clareza Mamão deixou aberto varias possibilidades, inclusive a de voltar a figurar no grupo de terceira via após um período de desgaste e afastamento, pois bem, logo as lideranças da terceira via trataram de desmentir as falas do vaqueiro e descartar a aproximação, já Antônio de Roque também classificou a aproximação com o seu grupo como difícil por conta das posições políticas de ambos, fato é que as opções diminuíram pra Mamão que promete voltar dia 26 de março com um entrevista quente, onde segundo informações irá rasgar o verbo e de forma clara apresentar uma posição definitiva de como irá caminhar nas eleições de 2024. Uma coisa é certa, dependendo dos movimentos que o vaqueiro fizer no tabuleiro político, ele ainda pode ser uma enorme pedra no sapato da atual gestão bem como nos planos de reeleição da atual prefeita.



Mostrou força

Na última terça-feira, também após um longo período o ex-prefeito Antônio de Roque concedeu uma entrevista na Rádio Jataúba FM no programa (O POVO NO RÁDIO), além de muita convicção na sua pré-candidatura o Bode Azul como é carinhosamente conhecido pelos seus aliados mostrou força ao está acompanhado de várias lideranças, Roque como sempre foi sereno e não partiu para ataques pessoais, antes apresentou números e fatos provocando a população a fazer uma analise comparativa da sua gestão para com a gestão atual. Detentor de cinco mandatos no município Roque tem não só o conhecimento do município como um todo como também um domínio do que é a administração pública, sobre as conjunturas deixou claro que tem conversado com lideranças para fortalecer o grupo e disse que após as filiações que devem ocorrer até o dia 6 de abril, irá definir as estratégias do grupo para apresentar um projeto a população jatausense, segundo ele o eleitor precisa ser respeitado, pois, é ele quem vai decidir quem comandará os destinos do município a partir de 2025. Botou fogo na disputa.



O Novo

Essa foi a palavra mais ouvida após o carnaval após o veterinário Dr. Pólito também colocar seu nome a disposição da população, com um perfil jovem e visionário o Dr. Ganhou fôlego e recentemente ganhou o apoio do deputado estadual Edson Vieira que promete ser um agente impulsionador desse projeto. Polito tem se destacado principalmente em meio a juventude, onde seu carisma tem ganhado bastante força, principalmente entre eleitores de seus princípais concorrentes, como Mamão, Antônio de Roque e da Dra. Cátia prefeita em exercício, com isso é visto por apoiadores do Dr Polito que pode a cada vez mais crescer seu nome no município. Apesar da pouca experiência política Pólito também possibilitou colocar seu nome como um possível vice na chapa de oposição. Em breve teremos encerrados os prazos de filiações e certamente teremos uma luz e saberemos quais os possíveis caminhos do Dr.


Novo, velho

Essa é mais uma opção que se apresenta, o novo velho Euzébio Sena que mais uma vez figura como pré-candidato, com um discurso até o momento de ataques ao ex-prefeito e a atual gestão, Sena figura como um nome que precisa remar muito, pois, até o momento não demostrou robustura política nem um grupo de aliados que convença o eleitorado jataubense sobre a viabilidade do seu projeto. Na próxima terça o mesmo concederá uma entrevista na rádio Jataúba FM e promete ter muitas novidades para apresentar a população.


Curiosidade

Uma pergunta que não quer calar é: Por onde anda a direita Jataúba, comandada por Braz Cabeleireiro que disputou uma vaga de vereador na última eleição o grupo está em silêncio e ainda não definiu que rumos irá tomar nas eleições desse ano, como voz mais forte o grupo tem hoje o deputado estadual Abimael Santos que promete ser atuante na Região Agreste nas eleições desse ano defendendo a bandeira Bolsonarista.

Maus lençóis

Assim estão os vereadores jataubenses que com uma legislatura inoperante e cheia de criticas da população, tem em mãos uma batata quente, é que os mesmos ano passado votaram contra as recomendações do TCE-PE que pedia a aprovação das contas do ex-prefeito Antônio de Roque com ressalvas, pois bem, pra surpresa dos mesmos nos próximos dias chegará a casa de Leis as contas da atual prefeita Dra. Cátia do exercício 2021, onde igualmente foi com as do ex-prefeito o TCE-PE faz a mesma recomendação de aprovar com ressalvas, a pergunta é: Irão usar de coerência de também votar contra o tribunal reprovando as contas da prefeita? Ou irão assinar em baixo comprovando o que ficou evidente de que o voto nas contas anteriores foi exclusivamente um político?


Jataúba News.