Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jataúba vai ter carnaval ou não vai ter carnaval ?


Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas em escolas para cumprir lei

O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.

Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.

Os Estados mais carentes são os das regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.

Com 30 milhões de novos usuários, Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em 2012


Com quase 30 milhões de novos usuários ativos mensais, o Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em 2012, segundo dados divulgados pela empresa de estatísticas de mídias sociais Socialbakers nesta quarta-feira (23).

Desde março do ano passado, o Brasil é o país com o segundo maior número de usuários (65 milhões) na rede social, atrás apenas dos EUA (167 milhões), ainda de acordo com a Socialbakers.

As duas marcas mais populares por número de fãs no Brasil continuam sendo Guaraná Antarctica (10 milhões) e Skol (9,2 milhões), segundo a empresa de estatísticas. Os países que mais cresceram no Facebook em 2012, depois do Brasil, foram Índia (21,3 milhões), Japão (10,9 milhões), Indonésia (9,7 milhões) e México (9,2 milhões).

No ano passado, a Ásia passou a ser o continente com mais usuários no Facebook, ultrapassando a América do Norte e a Europa, também de acordo com a Socialbakers.

A charge do dia

 

Comissão Nacional da Verdade investiga morte de JK


A possibilidade de o ex-presidente Juscelino Kubitschek ter sido assassinado e não vítima de um acidente, conforme consta na história oficial, começa a ser investigada pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). O ex-presidente viajava para o Rio de Janeiro quando seu carro foi atingido por um ônibus. De volta do exílio, JK era um adversário da ditadura, assim como João Goulart, provavelmente morto por assassinato durante seu exílio no Uruguai.

Além da morte do ex-presidente, a Comissão Nacional da Verdade investiga ainda as circunstâncias que levaram a óbito o motorista de JK, Geraldo Ribeiro, em 22 de agosto de 1976. As investigações foram iniciadas no fim do ano passado – em sigilo - a partir de um relatório entregue ao grupo pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG, onde é afirmado que o ex-presidente 'foi morto e vítima do regime de 64'.

A assessoria de imprensa da CNV informou que, devido ao 'peso' da investigação e por tratar-se do ex-presidente JK, não será informado o andamento das investigações e detalhes do processo. Somente ao fim dos trabalhos, a comissão decidirá se pede ou não ao Ministério Público a reabertura na Justiça do processo de morte do ex-presidente e seu motorista.

Segundo o presidente da comissão da OAB, William Santos, fatos novos revelados após a morte de JK e seu motorista exigiram a reabertura das investigações pela comissão. Ele afirma que o suposto assassinato do ex-presidente está ligado à Operação Condor que, por meio do Serviço Nacional de Informações, órgão de repreensão da Ditadura Militar, perseguiu, torturou e matou opositores nos países vizinhos.

De acordo com as versões oficiais, o ex-presidente e Ribeiro morreram em um acidente na via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O ex-motorista teria perdido o controle do Opala que dirigia ao esbarrar num ônibus da Viação Cometa e bater de frente em um caminhão, saindo da pista e capotando.

Governo doa cana-de-açúcar a produtores de leite do Estado

Cana-de-açúcar cultivada em áreas desapropriadas está sendo distribuída para produtores de leite do Agreste e do Sertão do Estado. Esta é uma das soluções encontradas pelo Governo de Pernambuco para minimizar os efeitos da seca, como mostrou reportagem do Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo, desta quinta-feira (24).
A movimentação de caminhões saindo de Palmares, a 128 quilômetros do Recife, tem sido intensa. A cana é retirada da área que foi desapropriada para a construção da barragem de Serro Azul e transportada até o agricultor. "Todo o corte da cana e do carregamento é feito de graça e cabe a ele [ao produtor] apenas o transporte para levar [a cana] para a sua propriedade”, informou André Montarrios, coordenador da Operação Cana-de-açúcar.

Em média, 30 caminhões são carregados diariamente com o produto com destino às cidades do Agreste e Sertão, ajuda que chega em boa hora principalmente para os produtores de leite. “Vamos manter grande parte do nosso rebanho e a cana ajuda também no aumento da produção”, contou o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite (Sinproleite), Saulo Malta.

O produtor que não está sendo beneficiado com a doação ainda pode se cadastrar. “[O produtor deve] procurar as prefeituras municipais, através da Secretaria de Agricultura, que estão fazendo parcerias com o Sinproleite, para que possamos fazer o cadastro desse produtor e fazer sua liberação automática para que ele possa vir buscar sua cana”, finalizou Saulo.


magno martins