Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Adutora do Agreste – Compesa afirma que iniciará testes para abastecimento em Toritama

Foto: Compesa.

O município de Toritama que estava em colapso desde outubro do ano passado, após sete anos consecutivos de estiagem que fizeram a Barragem de Jucazinho secar, passou a receber água emergencialmente do Sistema Sirijí, da Mata Norte, no final de agosto deste ano. De acordo com a própria Compesa, isso proporcionou que apenas 40% da cidade voltasse a ser abastecida, em rodízio.

Em conversa nesta quinta-feira (18) por telefone à Rádio Cultura AM do Nordeste de Caruaru, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, afirmou que os testes no lote 4 da Adutora do Agreste, que corresponde ao trecho entre Caruaru e Toritama serão iniciados nos próximos dias.

“Nós estaremos fazendo os testes nos próximos dias e isso deve durar de 10 a 15 dias. Temos que observar para fazer os ajustes necessários e alguns reparos em vazamentos. Estamos trabalhando para que essa água chegue o mais breve possível em Toritama” – disse.

Abastecimento pelo sistema Sirijí deve ser mantido

Marconi de Azevedo ainda comentou o futuro do abastecimento pelo sistema Sirijí que hoje cobre 40% da cidade.

“Mesmo com a água do sistema Prata/Pirangi, nosso objetivo é interligar o abastecimento, isso será mantido para que tenhamos um reforço. Essa água também será aproveitada” – concluiu.

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama para o Blog do Ney Lima


Deputado Diogo Moraes comemora doação de terrenos para município de Iguaracy


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) comemorou a aprovação do Projeto de Lei 1592/2017, de autoria do Poder Executivo, que versa sobre a doação de dois terrenos para o município de Iguaracy, no Sertão do Pajeú. O espaço será destinado para a construção de iniciativas do governo municipal, que é administrado pelo prefeito Zeinha Torres (PSB).

A justificativa apresentada pelo Governo Estadual ressalta que “a proposição tem como objetivo viabilizar a implantação de projetos que fomentem o desenvolvimento do Município de Iguaracy nas áreas de educação, habitação, agricultura e assistência social”.

Para Diogo Moraes, a doação dos terrenos vai contribuir para a estruturação de importantes ações da gestão de Zeinha Torres. “Quero felicitar e agradecer ao governador Paulo Câmara, que tem atendido nossos pleitos. E quero dizer ao prefeito Zeinha, ao vice-prefeito, ao conjunto de vereadores e à toda população de Iguaracy que essas áreas serão destinadas para construção de casas populares, para a sede da Associação de Pessoas Idosas de Iguaracy, a doação de lotes urbanos para moradores do sítio Mandacaru e Vila da Cohab e a sede da Associação de Pessoas com Deficiência”, destacou o parlamentar.

O deputado ainda ressaltou que o espaço é importante, pois está localizado próximo a equipamentos públicos, como a Unidade Básica de Saúde e a Academia das Cidades do município. “É com grande alegria que a gente felicita o povo de Iguaracy por essa conquista e o prefeito Zeinha, que está empenhado em fazer o bom uso da área para a população de Iguaracy”, complementou Diogo Moraes.

Informações da assessoria

Venha sorrir com a Odontomais.


Estamos com atendimento hoje em Jatauba. 
Rua São Sebastião,  em frente à igreja Matriz. 
A partir das 08:30hrs 

Ligue 9 7118-5746

"O senhor parece mais um palhaço quando está na tribuna" dispara vereador em mais uma sessão marcada por trocas de farpas entre os vereadores na cidade de Jataúba


Nesta quinta-feira 19 aconteceu mais uma reunião ordinária na câmara de vereadores da cidade de Jataúba, a sessão ocorreu dentro da normalidade com falta de vereador que não foi justificada pela mesa diretora já que não compareceu o vereador Firoca (PTB), vereadores que não se pronunciaram e as já recorrentes trocas de farpas entre os vereadores durante o uso da tribuna, que protagonizaram gritos e risadas do publico que acompanhou a sessão na galeria da casa Inácio Viterbo de Araújo.

Confira o resumo:


Luzimário (PTB) – Falou mais uma vez sobre o dessalinizador da Passagem do Tó e disse lamentar, pois, o mesmo sem funcionar prejudica a população e se dispôs a assim que resolverem o problema do débito com a Celpe o mesmo passar a tomar conta do chafariz. Quanto à polêmica das cirurgias disse que nenhum médico faz cirurgias sem pedir exames e falou o nome de 13 pessoas que o mesmo levou para serem cirurgiadas no período de outubro do ano passado a outubro desse ano.

Segundo o vereador algumas das pessoas citadas fizeram as cirurgias grátis e em outros casos o mesmo conseguiu descontos na média de 50% nos valores das cirurgias, o vereador disse que tem feito esse trabalho pelo povo e que já tem mais 28 pessoas com cirurgias marcadas para fazer tudo de graça, e criticou a postura do vereador Veinho por tecer críticas ao trabalho que o mesmo vem fazendo.


Veinho (PMDB) – Parabenizou a guarda comunitária pelo trabalho que vem realizando no município e pediu que a população tenha mais compreensão e ajudem os mesmos para que o trabalho não pare, pois, os mesmos não tem salário fixo e dependem da ajuda do povo, segundo o vereador o prefeito ainda não arrumou recursos para legalizar os mesmos e lamentou, pois, segundo Veinho apenas 6 dos 11 vereadores colaboram com a guarda.

Veinho chamou o vereador Luzimário de mentiroso por falar que levou 385 pessoas pra fazer cirurgias e disse que aposta com o mesmo. “Eu digo que é mentira sua, o senhor pode ter levado alguns mais 300 não, eu não acoberto nem concordo com mentira de político”, disse Veinho. Se referindo ao vereador Maviael disse que o mesmo o chama de bobo da corte pelo fato do mesmo não concordar com ele e disparou: “Eu tô aqui pra botar pegado em você os quatro anos até a próxima eleição”. E disse que com a história de CPI Maviael tá prejudicando a população que precisa de água e o prefeito não pode dar pelo fato de está sendo investigado e disse que quem precisar de água procure Maviael.

Em outro ponto Veinho disse a Maviael: “Você fiscaliza o prefeito e eu fiscalizo o prefeito e o senhor”. Finalizando o seu discurso Veinho mais uma vez bateu pesado no vereador Maviael e disse: “O único palhaço que tem aqui é o senhor, aqui ninguém é besta não, o senhor aqui vai chupar é uma manga”, declarou e disse que ano que vem quando Maviael sair nas casas pedindo votos pra seu deputado no ano que vem, muitos irão perguntar a ele: Cadê a água que o senhor empatou o prefeito de dar?Declarou o vereador Veinho.


Zuza (PTB) – Parabenizou o vereador Luzimário pelo trabalho que tem feito e pela ajuda que tem dado as pessoas com relação às cirurgias. Quanto a CPI, disse que a mesma não atrapalha em nada e sim ajuda o povo, a saber, o que está sendo feito por debaixo dos panos, Zuza disse que tudo o que é de ruim e que o prefeito não tem a capacidade de fazer o mesmo fica colocando a culpa nos vereadores de oposição, porém, relatou que os mesmos estão esclarecendo tudo a população.

O vereador lamentou o que ocorreu no senado federal e teceu críticas em especial ao senador Fernando Bezerra Coelho que votou favorável a Aércio Neves, Zuza citou que o mesmo foi o senador mais votado em Jataúba nas eleições passadas e que o povo Jataubense deve prestar bem atenção na hora de votar. Quanto à guarda comunitária o vereador disse que está tranquilo e que como o vereador Veinho se intitula o pai da guarda deveria cobrar do prefeito que legalize a mesma, pois, a segurança é uma responsabilidade do estado e do município.


Jackson Galego (PSB) – Criticou a postura dos senadores que votaram favoráveis a Aércio Neves e disse que não defende partido nenhum, nem mesmo o seu, pois, segundo ele todos meteram a mão no dinheiro público, Jackson disse que todos os presidentes só governam através de acordos de gente safado que não é homem e disse que na câmara federal e no senado não se escapa um sequer.

Sobre o chafariz da Passagem do Tó disse ao vereador Luzimário que a prefeitura nem pode, nem deve pagar a conta e que o mesmo também não pode pagar sozinho, Jackson propôs que os 11 vereadores se unam e paguem a dívida e disse que não pode passar o mesmo pra responsabilidade de ninguém e que se o vereador quiser tomar conta tem que solicitar ao governo do estado através da secretaria de agricultura.

Galego disse que esteve no Banco do Brasil e que o mesmo irá de fato fechar, segundo ele a partir desta segunda mais alguns serviços que estavam sendo feitos na agência serão reduzidos e garantiu que não faltaram esforços dos 11 vereadores e do prefeito do município para que a agência não fechasse no município. Segundo ele o banco fechará definitivamente em 30 de dezembro e que o Bradesco e a Caixa Econômica estão se interessando em abrir uma agência no município e que a partir dessa definição até mesmo os pagamentos da prefeitura serão feitos através da agência que vier para o município.


Maviael (PSD) – O vereador falou mais uma vez sobre a construção da creche e lembrou que quando foram feitas algumas cobranças em julho desse ano houve o maior alvoroço e o prefeito teria dito que em 10 dias a empresa assumiria a obra e seria colocada a placa no local com o nome da empresa e o valor da obra, bem como a data de início e término da mesma, e que já está no mês de outubro e não existe placa no local e que alguns dos funcionários que estão trabalhando no local são da prefeitura, o vereador disse que não quer paralisar a obra, mas, irá entrar com uma ação e a justiça irá definir se as coisas estão sendo feitas de maneira correta.

Maviael exigiu do presidente da casa que o vereador Veinho trate os demais vereadores de Vossa Excelência e não de você e disse que o vereador Veinho está parecendo um palhaço quando usa a tribuna, pois, só faz o povo que está na galeria da casa e até os que estão em casa ouvindo rirem, e pediu que o mesmo trouxesse uma relação dos benefícios que ele tem feito pelo povo, segundo ele Veinho só vai pra câmara defender o prefeito. Por fim criticou o senador Fernando Bezerra Coelho e o governador Paulo Câmara e disse que ano que vem os mesmos irão bater nas portas do povo pedindo votos e o povo deve dar a resposta. 

O vereador disse que o povo está ansioso e ele também para que se iniciem os trabalhos da CPI e disse que tem certeza que irá fazer parte da mesma.


Paulo Floriano (PMDB) – Disse que esteve reunido na casa do prefeito com um superintendente do Banco do Brasil e que ficou muito triste com a notícia de que o mesmo irá fechar as portas em Jataúba, Paulo disse que questionou o superintendente e o mesmo disse que não nenhuma possibilidade do Banco ser reaberto e que os trabalhos serão encerrados no município no dia 20 de dezembro e que depois disto as contas da agência irão migrar para a agência de Brejo da Madre de Deus.

Paulo disse que segundo o prefeito Antônio de Roque há uma grande possibilidade de o Banco Bradesco instalar uma agência no município já que a Caixa Econômica não abrirá por também pertencer ao governo federal. O vereador lamentou o que aconteceu na votação em torno de Aércio Neves e disse que o mesmo deveria está preso, Paulo disse que não defende nenhum partido, pois, todos são ladrões e que nenhum merece o voto da população Jataubense.

Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para o dia 30 de outubro às 20 horas.


Jota Silva / Agreste No Ar