Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Armando Monteiro propõe novo pacto pela educação



Acompanhado do deputado João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado Federal, durante passagem por Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, na manhã de ontem (5), o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado, elegeu a prioridade número um de sua administração, caso saia vitorioso do pleito de outubro próximo: a melhoria dos indicadores de qualidade da educação pública. De acordo com o petebista, para que o projeto tenha êxito, será preciso construir um pacto com os municípios, envolvendo metas e compromissos comuns para os próximos anos.

“Nós seremos no futuro aquilo que contratarmos e que formos capazes de fazer na educação agora. Por isso, é preciso uma pactuação com os municípios, porque o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios, o ensino médio, dos estados. Se nós não fizermos uma pactuação envolvendo as prefeituras, estabelecendo metas e compromissos comuns, se o Governo do Estado não der um suporte a alguns municípios, nós não vamos conseguir elevar os índices em Pernambuco”, defendeu Armando.

O senador disse que, “se existe algo que Pernambuco tem que eleger como prioridade permanente é a educação, até porque nosso estado não está bem situado nas avaliações". Ele cita como indicadores do baixo desempenho estadual os números do Ideb, dados que colocam o estado, nos anos iniciais do ensino fundamental, em 18º lugar no Brasil; nos anos finais do ensino fundamental, em 22º lugar; e, no ensino médio, em 15º lugar.

O pacto pela educação significa investir na integração das redes estadual e municipais de ensino, mas também na conexão entre o ensino médio e o ensino técnico – com o objetivo de ampliar o número de alunos do ensino médio que fazem, simultaneamente, cursos técnico-profissionalizantes.

Ao defender neste pacto uma maior valorização dos professores, Armando diz que, sem investir em educação, Pernambuco poderá até continuar registrando crescimento econômico, mas não terá desenvolvimento. “Porque desenvolvimento sugere a capacitação e o desenvolvimento das pessoas. E isso só se faz pela via da educação”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário