quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Escola de Referência em Ensino Médio José Lopes de Siqueira é eleita em 1º lugar na Gerência Regional de Caruaru como a melhor Gestão Escolar 2015/2016.


Nossa equipe procurou a diretora Roseane Chaves para falar sobre o premio conquistado para a Escola Jose Lopes de Siqueira. Antes de falarmos de como tudo ocorreu é importante sabermos o que é o Prêmio Gestão.

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, onde os diretores tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação, a ser construído com a comunidade escolar.


A participação significa um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos da gestão.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento do processo de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.


Acreditando no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais à melhoria da qualidade do ensino. Essa crença se materializa no Prêmio Gestão Escolar, uma das iniciativas do CONSED que vem se construindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.

Concebido em 1998 e desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares, são promovidas ações de formação para gestores inscritos no ano anterior com o PGE.


O ingresso da EREM José Lopes de Siqueira no Prêmio Gestão se deu quando a gestora Roseane Chaves, no colegiado de gestores no dia 08/08/2015 em Caruaru, incentivado pela gestora regional Bettejane Waléria e representantes da Secretaria de Educação do Estado.

Em nossa escola a gestora reuniu a equipe gestora e docente, para expor e consultar se desejavam participar do prêmio apenas para a realização da autoavaliação que julgou importante, mas todos expressaram o desejo de participar concorrendo, mediante a seriedade do trabalho desenvolvido. Após o estudo do material foi dado inicio ao processo de autoavaliação, realizamos a primeira reunião com a equipe gestora, em seguida com os professores e funcionários, marcamos com os estudantes e pais para o mesmo dia, onde todos se propuseram a contribuir com o processo para o êxito da gestão e promoção da equipe. Concluindo, sistematizamos os dados e realizamos outra reunião para elaboração do plano de ação, estando presente todos os seguimentos da escola. 


Foi com determinação e espírito de equipe que respondemos questionamentos, apontamos dificuldades e construímos ações interventivas, mostramos evidências através de fatos, fotos e documentos que constituíram o retrato das atividades desenvolvidas durante o nosso dia a dia. Para finalizar os professores se dispuseram a juntos concluímos os registros das evidências, e assim vivenciamos mais um processo de gestão democrática na escola.


Assim sendo, a Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte – Caruaru, analisando e julgando, elegeu dentre as escolas a EREM José Lopes de Siqueira como a melhor Gestão Escolar do Agreste Pernambucano. Esse foi o primeiro passo, há que se dizer largo, rumo ao Prêmio Gestão no âmbito estadual e porque não Nacional. Pois tudo começa com o primeiro passo, e esse nossa escola já . 


Liderada pela gestora Roseane Chaves que acredita e valoriza o processo de gestão democrática e participativa que a nossa Escola vem desenvolvendo a sua missão de promover uma educação de referência por excelência do processo ensino aprendizagem, comprometida com a formação plena do estudante, tornando-o cidadão crítico, autônomo, solidário e competitivo tendo como visão de futuro ser reconhecida por todo cenário educacional pela contribuição eficaz na qualidade do ensino e formação integral do jovem.


Direção Roseane Chaves.




Fone 81 8235-7724 e peça a sua Pizza Org:  Geazir e Rose

Nenhum comentário:

Postar um comentário