sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pré-candidato Mamão fecha aliança com Mendonça Filho


Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta sexta-feira (06) o deputado federal Mendonça Filho (DEM) esteve cumprindo uma agenda de visitas na cidade de Jataúba.

O deputado esteve na residência do pré-candidato a prefeito Fábio Mamão (PTB), no qual firmou uma aliança política com o principal líder do grupo de Oposição local para as eleições de 2016.

Mamão, que antes apoiava o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), aliado do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), fez a opção por contar com o apoio do líder dos Democratas, alegando ter sido abandonado politicamente por Coutinho.

Já Mendonça Filho fez questão de, ao firmar o compromisso político, dizer que espera obter uma presença política mais expressiva naquela cidade.

Na ocasião, Mamão apresentou a Mendonça as diversas lideranças que, segundo ele, estão apoiando o seu projeto. De acordo com Mamão, muitas delas fazem parte de localidades até então sem possibilidades de se ter chance de vitória ou até mesmo de votos como no Sítio das Empoeiras e Mimoso.

Reconciliação com Chico de Irineu está cada vez mais distante

Uma coisa que ficou clara no encontro foi a continuidade do rompimento político, e aparente sem chance de reconciliação, de Mamão com o vereador Chico de Irineu (PTB).

Mamão não escondeu seu desapontamento com o vereador, citando que buscou a união do grupo de Oposição, mas que acabou rachado.

Mamão citou, em rodas de conversas, que o vereador teria dito que receberia o apoio de um grupo de empresários a sua pré-candidatura, mas que segundo ele, nenhum desses nomes teriam se posicionado oficialmente em apoio de Chico de Irineu.


Mamão apresentou nomes que, segundo ele, tem presença em locais nunca antes alcançados pelo político.
A escolha para o nome do vice segue indefinida

Sobre este ponto, Mamão se mostrou mais cauteloso, mas citou que a escolha do nome passará pelo crivo do Democratas.

Dois nomes aparecem na disputa: Zito de Basílio (que preside o DEM em Jataúba) e Antônio de Heleno.

Nos bastidores, o nome de Antônio de Heleno desponta como o favorito a ser indicado para compor chapa com Mamão, mas o oposicionista desconversou, alegando estar muito cedo para que tal decisão seja tomada.

“Faltam quase 10 meses para a eleição e está muito cedo para falar sobre isso. Não quero passar a carroça na frente dos bois” – disse Mamão.

Chapão do grupo deve ser composto por 22 candidatos

Durante seu pronunciamento em sua residência, Mamão citou que o chapão para a disputa das eleições deve ter 22 candidatos, nos quais sete dessas vagas devem ser preenchidas por mulheres, de modo a preencher a cota mínima de 30%, exigida pela Lei Federal 9.504/97.

Na ocasião, o político citou que está com dificuldades de preencher essa cota mínima.

“As mulheres daqui de Jataúba não gostam muito de se envolver com política, mas estamos buscando lideranças femininas também ligadas a parte estudantil do município para compor com nosso grupo. Estou lutando para ver se a gente coloca essas sete” – disse.

Disputa interna com Chico de Irineu deve ser decidida com pesquisa, diz Mamão

Já durante entrevista concedida no programa Debate Livre, da rádio Jataúba FM, Mamão foi questionado pelo jornalista do blog, Thonny Hill, sobre a possibilidade de uma tentativa de reaproximação com Chico de Irineu.

Mamão citou que tentou conversar com o vereador e citou que já propôs, como uma solução de tentar unificar o grupo, a realização de uma pesquisa em março ou abril de 2016.

O fato se assemelha muito ao que aconteceu no grupo de Oposição de Santa Cruz do Capibaribe no auge das disputas internas, quando o ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS) propôs a mesma ideia para saber qual nome seria o mais forte dentro do grupo: o do empresário Cleiton Barbosa (apoiado por Zé) ou de Fernando Aragão, que se sobressaiu na disputa.

“Qual é o jeito que se tem? A democracia. Uma pesquisa é o melhor jeito, não tem outro caminho. Eu entrego a Deus, não tenho medo de ir para a pesquisa com ninguém e quem a pesquisa decidir, a gente se apoia. Não tem uma melhor forma de unir o grupo agora. Quem a população decidir, é o candidato” – disse.

O nome da Oposição é Mamão, diz Mendonça


Quanto a questão da disputa interna de Mamão com Chico de Irineu, Mendonça Filho citou que respeita o desejo do vereador, mas mostrou que não há chance de deixar de apoiar seu novo aliado político.

“Tenho respeito pelos nomes da Oposição que se colocam na disputa como Chico de Irineu, mas o nome da Oposição em Jataúba é Mamão. O nome natural. Não se vai impedir que outras pessoas concorram, mas se Chico se mostrar um nome mais forte, ele será bem-vindo, mas o nome de Mamão é fortíssimo, tem aderência com o povão, tem realizações no município e terá o meu apoio” – disse.


Blog Ney Lima 


Musica de qualidade é aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário