Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Um cometa conhecido como o "Cometa do Diabo" será visível aqui do Brasil


COMETA À VISTA! Um cometa conhecido como o "Cometa do Diabo" passará próximo ao Sol e será visível aqui do Brasil. Este momento é chamado de periélio. Este momento é chamado de periélio e a melhor data para observar o corpo celeste será em 19 ou 20 de abril.

Oficialmente denominado 12P/Pons-Brooks, o Cometa do Diabo poderá ser avistado entre 17h45min e 18h20min aqui no Nordeste. Já no Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50min, devido à localização do estado no extremo oeste do Brasil.

Devido à explosão de gás e poeira liberada de sua superfície, as aparições do cometa costumam ser brilhantes. O cometa leva cerca de 71 anos para completar uma órbita ao redor do Sol.

"A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus", explica Felipe Monteiro, astrofísico e pós-doutor do Observatório Nacional, ao Estadão.

O nome "Cometa do Diabo" faz referência ao seu formato de chifre, que é resultante da pressão da radiação solar, formando uma espécie de cauda de gás e poeira. Para aqueles que desejam observar o cometa, uma recomendação importante dos especialistas é o uso de binóculos.


(FOTO: X/ a_pleiade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário