Apoio do Blog

Apoio do Blog

Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Um agricultor de 60 anos foi encontrado carbonizado


Um agricultor de 60 anos foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (10), no Sítio Olho D’Água, localizado na zona rural de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O corpo de Edilson Odilon dos Santos foi descoberto carbonizado dentro do quarto da casa onde ele morava.

De acordo com informações preliminares, vizinhos teriam notado sinais de fumaça e acionaram as autoridades locais. Ao chegarem no local, os policiais constataram que o corpo de Edilson estava completamente carbonizado, indicando possíveis sinais de violência antes do incêndio.

A Polícia Civil de Pernambuco foi acionada e já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do crime. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou a motivação do assassinato. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exames que poderão ajudar a esclarecer as causas da morte.

Crescimento Evangélico Pode Redesenhar Cenário Político em 2026, Aponta Estudo


Um estudo realizado pela Mar Asset Management projeta que 35,8% da população brasileira será evangélica em 2026, ano da próxima eleição presidencial. 

O número representa um crescimento de 3,7 pontos percentuais em relação a 2022, quando esse segmento correspondia a 32,1% da população. A análise sugere que essa mudança pode influenciar o cenário político e reduzir as chances de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o estudo, a expansão do eleitorado evangélico tem impacto direto sobre a disputa presidencial, uma vez que essa parcela da população demonstra, historicamente, maior alinhamento ideológico com candidatos de direita e valores conservadores, opondo-se ao Partido dos Trabalhadores.

A projeção foi feita com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o crescimento da população evangélica entre 2000 e 2010, além da evolução no número de templos. 

O estudo identificou uma correlação entre a densidade de templos evangélicos por 100 mil habitantes e a proporção de votos no PT, apontando que, em regiões com maior presença dessas igrejas, o apoio à sigla tende a ser menor. Estima-se que aproximadamente 5 mil templos evangélicos sejam inaugurados anualmente no Brasil, totalizando 140 mil em 2024.

Impacto no resultado eleitoral

Nas eleições de 2022, Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos. Segundo a projeção do estudo, caso a população evangélica naquela época já representasse o percentual estimado para 2026, o presidente teria obtido 49,8% dos votos.

O levantamento aponta que essa diferença, mantidas as intenções de voto registradas entre evangélicos e não evangélicos, poderia alterar o resultado do pleito.

Até as eleições de 2018, a avaliação dos presidentes por parte da população evangélica não diferia significativamente daquela observada entre os não evangélicos. 

No entanto, a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) marcou uma inflexão nesse comportamento. Durante seu governo, o ex-presidente obteve índices de aprovação mais elevados entre os evangélicos do que entre os demais grupos da população.


Via Gospel Mais

Especialista em sustentabilidade comenta acerca de onda de calor prevista para os próximos dias


Imagem Ilustrativa

Para o Especialista Sênior em Sustentabilidade para Organizações de Diversos Setores, José Austerliano Rodrigues: "As ondas de calor têm se tornado cada vez mais frequentes e intensas devido às mudanças climáticas, representando uma ameaça grave. Cada vez mais, cientistas e decisores políticos reconhecem que essa questão está diretamente ligada ao comportamento do consumidor, pois o que, como e quanto as pessoas consomem impacta significativamente o meio ambiente. Diante desse contexto, são necessárias medidas de interesse político para enfrentar esses desafios ambientais, sociais e econômicos." Explica Austerliano.

Segundo ele, a questão já é amplamente reconhecida por cientistas e formuladores de políticas públicas, exigindo ações concretas para mitigar seus efeitos.

Diante desse cenário, o especialista reforça a necessidade de políticas sustentáveis e da conscientização da população sobre práticas de consumo mais responsáveis, a fim de minimizar os impactos climáticos e ambientais.

Vereador Diego do Riacho do Meio Anuncia Cursos Profissionalizantes e Reforça Compromisso com Comunidades Rurais


No início de seu mandato como representante do povo no legislativo municipal de Jataúba, o vereador Diego do Riacho do Meio realizou visitas a diversas comunidades no último final de semana. Entre os locais visitados, destacam-se a Associação do Riacho do Meio e o Sítio Frango.


Durante os encontros, o vereador apresentou aos moradores oportunidades de capacitação profissional, incluindo cursos de cavaleiro, design de sobrancelhas e barbeiro. Segundo ele, essas iniciativas representam uma excelente oportunidade para que os cidadãos possam se profissionalizar e garantir novas fontes de renda.

Além da oferta dos cursos, Diego do Riacho do Meio reafirmou seu compromisso em trabalhar junto às comunidades para buscar mais melhorias e avanços para a população local.

Collar Blog Jataúba News