Foto: Divulgação
Três dias após determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para combater a violência entre torcidas uniformizadas, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o Santa Cruz e o Sport Club do Recife divulgaram uma nota conjunta oficializando o rompimento de qualquer relação com as principais organizadas dos clubes. O comunicado foi publicado na noite desta quinta-feira (6).
"Vimos a público formalizar que a FPF e os clubes citados, há muito tempo, de forma reiterada, se posicionam contra toda e qualquer forma de violência que atente contra a sociedade, seja ela resultado de ações individuais ou coletivas de criminosos travestidos de torcedores. Em especial, condenamos a atuação de facções denominadas "torcidas organizadas" que, apesar de decisão judicial transitada em julgado determinando a extinção delas, continuam em atividade. Nossos clubes não compactuam com tais práticas e reafirmam publicamente que não apoiam ações criminosas de quaisquer grupos ligados às torcidas extintas", dizia o comunicado.
A decisão foi tomada em reunião com dirigentes dos clubes, representantes da Federação Pernambucana de Futebol, Secretaria de Defesa Social e forças policiais, após atos de violência entre membros de organizadas antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, ocorrido no sábado (1º).
Medidas adotadas pelos clubes e FPF:
Proibição de qualquer encontro ou reunião das extintas torcidas organizadas, assim como de grupos que tentem burlar a extinção, dentro das sedes sociais dos clubes;
Impedimento da realização de eventos das organizadas nos espaços dos clubes;
Exclusão do quadro associativo de qualquer sócio preso e/ou indiciado por crimes relacionados a eventos esportivos;
Proibição expressa e definitiva do fornecimento de apoio financeiro ou material de qualquer natureza aos integrantes das torcidas extintas ou sucessoras;
Os clubes reafirmaram que seguem dentro da legalidade e expressaram confiança nas ações do poder público para combater a violência no futebol pernambucano.
Como uma das medidas de segurança, o Sport iniciou o processo de cadastro de biometria facial de seus torcedores. Para isso, basta acessar a página oficial do clube e preencher o cadastro para a coleta dos dados, que serão exigidos para entrada nos próximos jogos na Ilha do Retiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário