Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Brejo da Madre de Deus confirmou 29 novos casos, 03 altas e 01 óbito por covid-19 nas últimas 24 horas.


A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 29 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo 14 homens (24, 24, 28, 30, 30, 35, 37, 38, 38, 43, 47, 48, 55 e 83 anos de idade) e 15 mulheres (20, 23, 24, 28, 30, 31, 37, 38, 41, 43, 44, 47, 51 e 70 anos de idade), os casos confirmados hoje por localidade são: 
06 Cidade (Brejo sede) 21 Distrito São Domingos 01 Sítio Arara, 01 Sítio Urubu.

Ainda sobre os números de hoje, 03 pacientes receberam alta, 20 casos suspeitos foram descartados e um óbito foi registrado, paciente de 70 anos de idade.

O município registrou até agora 404 casos; 171 encontram-se em quarentena domiciliar, 06 internados; 11 pacientes vieram a óbito; 215 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 527 suspeitas foram descartadas até aqui; 05 casos suspeitos ainda estão em investigação.

As síndromes gripais, 564 pessoas foram notificadas no município, 26 pessoas estão em monitoramento, outras 538 concluíram o monitoramento. 


Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Nas últimas 24 horas o município de Jataúba registrou 02 curas e confirmou mais 03 novos casos da Covid-19



A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta quinta-feira (09-07), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 03 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 03 mulheres (18, 28 e 44 anos de idade), 02 pacientes tiveram a cura confirmada e 03 casos suspeitos foram descartados.

O município tem atualmente 54 pacientes com a covid-19; Destes, 49 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e 03 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 02 pacientes internados no anexo covid (leitos de retaguarda no município).

O Município confirmou até hoje, 153 casos da doença, com 94 recuperados e 05 óbitos; 

Em relação às Síndromes Gripais, 03 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 62 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.


Secretaria Municipal de Saúde

Sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba

Pernambuco lidera ranking de denúncias de corrupção envolvendo despesas de combate à covid-19

No Recife, a compra de 500 respiradores pela Prefeitura é investigada - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Pernambuco e São Paulo lideram o ranking de denúncias de corrupção envolvendo gastos e despesas para ações contra a covid-19. De acordo com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), em menos de um mês, os estados receberam 8 e 7 denúncias, respectivamente, na plataforma “Corruptovírus” e todas passam por triagem técnica antes de enviadas ao Ministério Público para abertura de inquérito civil ou policial.

Em menos de um mês, o Corruptovírus recebeu 54 denúncias de desvio ou mau uso do dinheiro público no combate à pandemia em 18 Estados. A plataforma ainda não recebeu denúncias sobre Acre, Alagoas, Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Segundo o presidente do INAC, Roberto Livianu, a plataforma dá poder às pessoas, que “se sentem incapazes de agir”. Cheio de denúncias de desvios que podem culminar no impeachment do governador, o Rio tem 5 denúncias.

Salles vê ‘turma das boquinhas’

O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) identifica ONGs e ativistas que perderam poder e dinheiro, no atual governo, para além de tradings e frigoríficos reunidos em uma “Coalizão Clima Agricultura e Florestas”, estão por trás da intensa pancadaria contra ele, nas últimas semanas. O ministro está convencido de que todos esses segmentos que o atacam fazem parte “da turma que quer as boquinhas das verbas e cargos de volta”. O ministro Luiz Eduardo Ramos (Governo) defendeu Ricardo Salles e repudiou notícias mentirosas que o acusam de tentar derrubar o ministro. Outro suporte do ministro do Meio Ambiente é o vice-presidente Hamilton Mourão, que coordena as ações de defesa da Amazônia.

Estabilidade

Não há o menor indício de que Bolsonaro planeje substituir o ministro do Meio Ambiente. Avalia que vem fazendo um bom trabalho.

Republiqueta

Aposentados e gente do setor público de Brasília, com remuneração alta, querem impedir o governo do DF a autorizar a volta do comércio e de comida para milhares.

Paciente bem

O ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa), que participou ontem de longa reunião por videoconferência com Bolsonaro, disse que o presidente está sem febre, disposto e bem-humorado.

Made in Brasil

O governo brasileiro apresentou na Organização Mundial do Comércio nova proposta de regras para facilitar investimentos. Ideia é auxiliar na retomada de investimentos pós-pandemia.

Dois pesos

A criminalista Jacqueline Valles disse que o artigo em que seu autor diz torcer pela morte de Bolsonaro “não pode ser considerado discurso de ódio”. Só faltou dizer que é discurso de “amor”.

Na nossa conta

O plenário da Câmara votou a MP que disciplina reembolsos e remarcações de viagens durante a pandemia, mas a lei também prevê “ajuda ao setor aeronáutico e aeroportuário”.

Frase

"Registro minha indignação, como homem público e cidadão, com o lamentável artigo”. Davi Alcolumbre, presidente do Senado, sobre artigo de jornal que torce pela morte de Bolsonaro.

V de verdade

A alta de 13,9% nas vendas do varejo comprova que Paulo Guedes matou a pau dizendo que o Brasil vai surpreender o mundo com a “recuperação em V”; queda e volta rápidas.

Net presidencial

A Secretaria-Geral diz que a internet atual do avião presidencial custa R$ 3 milhões/ano por usar a Banda L do satélite e que o custo com o uso da Banda Ka, da licitação atual, será R$ 1,977 milhão.

JC Online 

Casos da Covid-19 cresce assustadoramente em Santa Cruz do Capibaribe e município ultrapassa a barreira dos mil casos confirmados


O município de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste de Pernambuco chegou a 1.008 casos da Covid-19, hoje (08) foram registramos mais 49 casos. É importante destacar que 465 pessoas estão recuperadas.

20 pessoas morreram por complicações da Covid-19 na Capital da Moda, outro número importante trazermos para você leitor é o da faixa-etária dos contaminados. 

698 pessoas estão entre os grupos "menor risco" são 238 pessoas entre 20-29 anos, já entre 30-39 são pelo menos 250, de 40-49 a 210 pessoas diagnosticadas. 

Mesmo com o crescente número de casos, a Câmara Setorial de setor Têxtil e de Confecções de Pernambuco solicitou junto com representantes do Moda Center Santa Cruz (Santa Cruz) Feira da Sulanca (Caruaru) e Feira do Jeans (Toritama) a volta das atividades econômicas do Polo das Confecções. 


Blog do Allison Torres

MPPE recomenda que prefeituras de Brejo de Madre de Deus e Belo Jardim promovam campanha para uso de máscaras


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos dos municípios de Brejo da Madre de Deus e de Belo Jardim a realização de uma campanha de conscientização para o uso de máscaras e de seus benefícios para o controle sanitário na pandemia do novo coronavírus. 

Conforme determinado pela Lei Estadual de nº 16.918, de 18 de junho de 2020, todos aqueles indivíduos que tenham que sair de suas residências e circular pelas vias públicas para exercer suas atividades ou adquirir serviços e produtos essenciais devem utilizar a proteção facial (mesmo que artesanal). Embora a Lei Federal n.º 14.019/2020 tenha retirado a obrigatoriedade do uso da proteção facial em algumas situações, o MPPE lembrra que prevalece o conjunto de medidas que é mais protetivo à saúde.

Assim, caso persista o descumprimento do uso obrigatório de máscaras após uma semana da campanha educativa, os prefeitos de Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim poderão recomendar à PM a atuação dos infratores, conforme estabelecido no artigo 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) do Código Penal.

A Recomendação nº 002/2020 (Brejo da Madre de Deus) e a Recomendação Conjunta nº 03/2020 (Belo Jardim) foram publicadas na íntegra, no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, desta quarta-feira (08/07). Ontem o MPPE expediu recomendação semelhante para João Alfredo.

TCE vai cobrar mais transparência de Jataúba e várias de cidades de Pernambuco com relação aos gastos durante a pandemia do COVID-19


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) vai lançar um alerta de "Alerta de Responsabilização" a 113 municípios do Estado e um "Ofício de Ciência de Falhas" a outros 66 prefeituras para que façam ajustes na transparência das informações sobre contratos e empenhos relacionados à pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Em relatório divulgado na manhã desta terça-feira (7), o TCE-PE mostra que no que diz respeito à disponibilização, nos sites oficiais, de dados específicos sobre a covid-19, apenas 37 das 184 prefeituras do Estado atendem aos critérios de transparência exigidos pelo tribunal, outras 44 atendem parcialmente e 103 não atendem. 

O levantamento do TCE-PE foi realizado entre foi 17 de maio e 9 de junho e teve três objetivos principais: verificar o cumprimento da transparência pública relacionada à covid-19 pelas prefeituras; obter um panorama da transparência pública das contratações e aquisições e do acesso à informação ao cidadão; e garantir o controle social por meio da divulgação dos resultados. Para isso, o tribunal utilizou como critério a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei da Covid-19 (13.979/2020), dois decretos federais e mais duas resoluções do próprio TCE-PE. 

No entanto, segundo o presidente do tribunal, conselheiro Dirceu Rodolfo, o momento ainda não é de punição, mas de ajustes. "Caso um município não cumpra com as correções sugeridas pelo tribunal, pode vir uma advertência, multa ou até repercussão nas contas. Mas o alerta não tem viés de punir, o tribunal não está mandando, está advertindo. É como um sinal amarelo no trânsito, se não cuidar, vai chegar no vermelho", afirmou. "O objetivo é fustigar e fomentar o controle social e ver a quantas anda o portal da transparência dessas prefeituras em relação à covid-19", completou. 

Segundo o presidente da Corte, esse levantamento não busca analisar os dados em si, estes serão avaliados dia a dia e, se encontradas irregularidades, podem gerar advertências para os gestores municipais. Sendo assim, o documento foi elaborado para analisar a funcionalidade dos portais da transparência. "O trabalho é a tradução de transparência aceitável e legítima. A análise dos dados vem depois, a consistência vem posteriormente. Vamos checar se os números divulgados batem, se são incompletos, será visto diuturnamente. E estamos ranqueando os municípios, o objetivo não é esse, é para ajustar os rumos e que o próprio gestor veja num retrato oferecido pelo tribunal a situação da transparência", disse Dirceu. 

Critérios de avaliação 

O levantamento possui critérios em diferentes níveis. Primeiro, foi verificado o básico, que são as informações gerais. Ou seja, se a prefeitura tem um site oficial, se tem portal da transparência, se é acessível. Em seguida, os auditores foram em busca de informações especificas da covid, se existe uma seção covid-19 específica, se o usuário pode realizar buscas e pesquisas chegando aos dados de contratos, despesas, empenhos e não, apenas, a conteúdo de notícias da gestão sobre a doença. Além disso, é verificado se o cidadão tem um espaço para solicitar informações e se dessa solicitação é gerado um protocolo ou algum meio de acompanhamento da informação. Por fim, foi analisado se esses dados podem ser exportados em PDF, ou em outros formatos de forma que o cidadão possa visualizar, extrair e trabalhar em cima daquelas informações para poder fazer relatórios de controle social. 

"Avaliamos a transparência ativa, quando o gestor oferece à sociedade a informação e em seguida vemos a transparência passiva, quando o cidadão que busca pela informação", explicou Dirceu Rodolfo. Entre as cidades, estão Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Vertentes do Lério. Informações JC Online / Folha de Jataúba.

Informações JC Online