Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 19 de setembro de 2021

Vulcão "Cumbre Vieja" entra em erupção e chance de provocar tsunami é remota

 

(Foto: Televisión Canárias/Reprodução) 

Após uma semana de alerta, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, no fim da manhã deste domingo (19). Por volta das 11h15 no Brasil e às 15h15 no horário local, as autoridades anunciaram o início da erupção.

Mais cedo, ainda neste domingo, o governo das Ilhas Canárias anunciou que o vulcão estava com "nível de atividade máximo". No entanto, apesar de ter assustado baianos na última semana, mesmo com a erupção, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e a costa nordestina são baixíssimas.

Para que um evento do tipo tenha mais chance de acontecer, pesquisadores explicaram ao CORREIO que seria preciso que "parte do arquipélago escorresse para o mar". Isso geraria uma onda de grandes proporções se propagando no oceano.

Além disso, esse mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes e nunca provocou nenhum tsunami, como reforçaram os cientistas.

Neste domingo, a atividade sísmica foi intensificada, chegando a haver manifestações superficiais como ruídos e vibrações. Por isso, o governo das Ilhas Canárias recomendou que se intensifiquem as medidas remoção da população em risco. Pessoas com mobilidade reduzida foram evacuadas do local. 

 Fonte Correio