O Ministério Púbico de Pernambuco, através do promotor eleitoral Iron Mirando dos Anjos, ingressou com duas ações com pedidos de impugnação de candidaturas, em Santa Cruz do Capibaribe.
Estão sendo questionados os registros das candidaturas de Toinho do Pará (Republicanos) e Galego de Mourinha (MDB) que, no entendimento do MPE, estariam inelegíveis.
Em 2023 Toinho do Pará foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, por possíveis irregularidades na aplicação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, na época em que exercia o mandato de prefeito do município.
Já o ex-vereador Galego de Mourinha possui em sua ficha uma condenação por crime contra a Administração Pública. Após uma apelação feita pela defesa de Galego, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a condenação, com trânsito em julgado em junho de 2020, suspendendo automaticamente os direitos políticos, segundo o MPE.
Toinho do Pará e Galego de Mourinha devem apresentar defesa na Justiça Eleitoral, que decidirá pela impugnação ou pela manutenção das candidaturas.
Blog do Ney Lima