Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Secretaria municipal de saúde de Jataúba realiza Capacitações sobre Covid-19 e uso de EPIS para profissionais da UMAAC


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (06) de abril a uma série de capacitações para os profissionais da saúde sobre o uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), na prevenção e combate à pandemia do Covid-19 no município. 


As formações estão sendo realizadas no próprio Hospital, durante toda a semana os profissionais de saúde do município foram treinados. Na pauta, fluxograma, paramentação e desparamentação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e discussão de notas técnicas.Esses treinamentos são voltados tanto para os médicos, quanto para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e os Auxiliares de Serviços Gerais, recepcionista que trabalham no hospital. O objetivo é evitar que os próprios profissionais sejam infectados com o vírus enquanto tratarem de possíveis pacientes que possam surgir na cidade, através do uso correto dos EPI’s. 


Portanto, a intenção é proteger nossas equipes. Durante a formação, ensinamos a eles todo o processo de paramentação e desparamentação, que correspondem às formas certas de vestir e retirar os equipamentos, que são a máscara, o macacão, os óculos, a toca e a sapatilha pro-pé.

 

A retirada desses materiais é a etapa principal para evitar o contágio. Hoje, o maior índice de contaminação de profissionais da saúde nos países europeus tem sido justamente nesta etapa da desparamentação. É preciso instrumentalizar, preparar e cuidar daqueles que estão na linha de frente nessa luta contra o Coronavírus”.


O treinamento é uma recomendação OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. As formações ainda envolvem o processo correto da higienização das mãos durante o manuseio de todo o material usado pelos profissionais. Todos esses equipamentos, caso sejam utilizados durante atendimento a pacientes com suspeita ou com confirmação do contágio do vírus.


Da Assessoria.