terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Pensão alimentícia ficará mais rigorosa a partir de março e dará cadeia de imediato para devedores
.
A pensão alimentícia é um direito de toda criança, adolescente e idoso.
As mudanças no Código Civil tornaram mais rigorosas as leis quanto às pensões.
As novas medidas entrarão em vigor a partir de 18 de março.
A reportagem convidou a advogada e professora da faculdade de Direito, Cristiane Beuren, para tirar dúvidas e esclarecer as mudanças no código.
A legislação anterior tinha regras especificas para a lei, porém muitas coisas a justiça deliberava sem estar previsto em lei.
Por exemplo, o fato de o requerente ter a pensão avaliada em 30% do salário do requerido não estava previsto em lei, a decisão, era uma jurisprudência da justiça. A mudança a partir de março prevê em lei este número.
O que muda? O rigor. No momento que for entrado com a execução de que o devedor atrasou um mês, o Juiz já poderá emitir um mandado de prisão.
A justiça deverá dar três dias para o pagamento ou justificava do não pagamento, porém, já é determinado que o valor fosse a protesto no cartório. Com o protesto, essas informações geram a situação de inadimplente para o devedor.
“Basta um mês de atraso que já pode ser pedido à prisão do devedor, não necessariamente os três meses”, destacou Cristiane quanto às novas mudanças na lei.
Quanto a pena, agora está na lei. A pena será de um a três meses em regime fechado, sem possibilidade de alteração.
“Ir pra cadeia não significa que são pagas as pensões. O tempo que o devedor está preso, ele necessita continuar pagando, pois assim que sair, continua sendo devedor sendo possível novamente a sua prisão”, destacou Beuren.
A pensão alimentícia deve ser paga até o momento em que o pai, mãe ou responsável entre na justiça pedindo a exoneração do pagamento, do contrário continuará pagando
Homem é Baleado Por Assaltante em Santa Cruz do Capibaribe

No final da manhã desta Terça-feira (16/fev), um homem foi vítima de tentativa de latrocínio, no bairro Cohab em Santa Cruz do Capibaribe.
A vítima foi José Jorge Minerva da Silva, de 44 Anos, conhecido por "Joca Caminhoneiro", ele estava guardando sua caminhonete no momento, que foi surpreendido por um elemento que anunciou o assalto, neste momento a vítima correu e foi atingida por um disparo de arma de fogo, nenhum objeto foi levado da vítima.
A vítima foi atingida por um disparo no abdômen, e foi socorrido para o hospital Raimundo Francelino Aragão, de onde foi transferido para o hospital Santa Efigênia, em Caruaru-PE.
O assaltante praticou outro crime, na via de acesso do Pará, próximo ao " Bar de Maú ", onde levou uma motocicleta.
Do: Blog Santa Cruz Mais
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulga balanço da Operação Carnaval na Moda 2016
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Defesa Social, fez um balanço das ações de segurança durante o período da festa de momo, através da Operação Carnaval na Moda 2016.
A operação envolveu a prefeitura, através da Secretaria de Defesa Social, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. A ação foi considerada exitosa e foi realizada dos dias 05 a 10 de fevereiro. A Guarnição não registrou nenhum homicídio, atuaram nos focos de animações, retiros religiosos e esteve presente nos bairros e pontos comerciais da cidade.
“O intuito da prefeitura foi alcançado, proporcionamos segurança pública aos cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe durante o período de carnaval. Com atuações na cidade e zona rural, a segurança esteve em todo município”, disse o prefeito Edson Vieira.
O Secretário de Defesa Social, Major Sena, falou que foi realizado um esquema de policiamento preventivo em toda a cidade, sincronizado entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, no qual haviam rodízios de viaturas em toda a cidade para garantir que fosse preservada a segurança da população.
“O sucesso dessa operação foi à integração das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e prefeitura que ofereceu todo o suporte com rádios comunicadores, sistema de vídeo monitoramento e alimentação para todas as equipes envolvidas na operação, garantindo a segurança em Santa Cruz do Capibaribe”, relatou Major Sena.
Ocorrências:
Na sexta-feira (05), após invadir estabelecimento comercial, suspeito é detido na Avenida 29 de Dezembro. No sábado (06), dois elementos foram presos quando fizeram uma família refém. A Guarnição da Operação Carnaval atuou também em um acidente envolvendo dois adolescentes. No Domingo (07), após patrulha, a operação prendeu uma pessoa com arma de fogo nas proximidades do conjunto residencial, Viana e Moura e apreendeu um caminhão F4000 conduzido por um cidadão embriagado. Na segunda-feira, dia (08), a guarnição conseguiu recuperar uma motocicleta roubada e evitar um homicídio, o acusado que estava com uma arma branca, confessou que pretendia tirar a vida de outra pessoa. Na terça-feira (09), a operação conseguiu recuperar uma moto roubada. Na quarta-feira (10), houve a finalização da Operação Carnaval na Moda.
Direto ao Ponto

Adolescente de 13 anos é suspeito de tentar estuprar irmã de 05 em Santa Cruz do Capibaribe
Foto: Thonny Hill (arquivo).
Um caso chamou a atenção da imprensa e da polícia local no fim de semana, onde há uma suspeita de tentativa de estupro a uma criança de 05 anos em Santa Cruz do Capibaribe.
O que chama a atenção é o suspeito da tentativa de estupro é o próprio irmão da menor, um adolescente de 13 anos.
De acordo com o Tenente Olivaldo, da Polícia Militar, a denúncia chegou ao seu conhecimento e o adolescente chegou a ser apreendido e conduzido à delegacia.
A criança citou para o policial que o irmão tentou tocar suas partes íntimas e também tirar a sua roupa. Em conversa com o com o policial, o adolescente negou a autoria do fato.
“Na primeira conversa, ele citou que estaria deitado no colchão da criança, o que nos causou estranheza. Como é que um rapaz desses diz que deita em uma cama e não sabe que é a cama da própria irmã?!” – disse.
O policial completou que, de acordo com falas da mãe do adolescente, a situação de tentativa de estupro não teria sido um fato isolado.
“A própria mãe disse que ele já tentou outras vezes com uma sobrinha e com uma prima dele. É um caso que ela já sabia dessa situação, até porque não foi a primeira vez que isso tinha acontecido. A própria mãe disse que, dias anteriores, ele tinha tentado tirar a calcinha da criança e tentado alguma coisa. Tanto é que, segundo a mãe, ela ficou indignada com a situação porque, naquele exato momento, ela percebeu que algo estava acontecendo. Não aconteceu, mas ela já vinha percebido isso há tempo” – disse.
O caso foi conduzido a delegacia para que seja investigado.
Blog Ney Lima

Enquanto motorista vítima de acidente sofre a espera de atendimento, populares saqueiam mercadorias na BR-408
Em destaque, motorista a espera de socorro sendo amparado por algumas pessoas..
Na tarde desta segunda-feira (15) a redação do Blog do Ney Lima teve acesso ao vídeo, na íntegra, de um fato lamentável que aconteceu, por volta das 10h desta segunda-feira (15), no quilômetro 73 da BR-408, dentro do perímetro urbano da cidade pernambucana de Paudalho.
O vídeo mostra o desenrolar de um acidente que aconteceu na via com um caminhão de uma empresa de bebidas, que tombou quando seguia para o município de Carpina.
Enquanto o motorista do caminhão estava ferido no chão após conseguir ser retirado da boleia e espera de uma equipe do Samu , diversas pessoas param e saqueiam boa parte da mercadoria. A ação causa indignação a um motorista que passa pelo local e registra parte do episódio em vídeo (apesar de que o autor acreditava que o mesmo ainda estivesse preso as ferragens).
Apenas um pequeno grupo de pessoas se dispôs a ajudar o motorista, chegando a deitá-lo em um pedaço de papelão e ficando próximo a ele até a chegada do socorro.
Nossa equipe conversou com o policial civil Marcelo Alves, que já atuou na Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe e atualmente trabalha na cidade de Limoeiro. Ele, além de nos dar maiores informações do acidente, também manifestou sua indignação quanto ao fato.
“Isso é algo absurdo. Ao invés das pessoas pararem para socorrer o motorista, simplesmente foram saquear a mercadoria. Estamos tentando contato com o delegado da cidade de Paudalho para que essas pessoas sejam autuadas criminalmente. Temos que acabar com isso!” – disse.
O motorista do caminhão, cuja identidade ainda é desconhecida, foi socorrido por uma equipe do Samu e conduzido para uma UPA na cidade de São Lourenço da Mata.
Tentamos contato com a delegacia de Paudalho, mas as ligações não conseguiam ser completadas. Confira o vídeo:
.
Blog Ney Lima

Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Homem é detido por correr atrás da esposa com faca em Taquaritinga do Norte
Na tarde do último domingo (6), um homem foi detido por policiais militares do 24º Batalhão da Polícia Militar, após ser acusado de correr a...

