quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Motoqueiro bate em animal na PE-145 próximo a Jataúba. A vítima foi socorrida e não corre risco de morte


O brejense José Antônio Silva Santana, conhecido por Tony de 28 anos, foi socorrido pelo SAMU após bater em um boi na PE-145, próximo a Jataúba.

Tony estava sentido Brejo/Jataúba quando o acidente aconteceu, ele foi socorrido para o hospital José Carlos de Santana em Brejo da Madre de Deus, com fratura no antebraço direito e algumas escoriações pelo corpo. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi transferida depois para um hospital particular em Caruaru.

De acordo com informações do hospital, a vítima não corre risco de morte.

Animais soltos na pista têm causado graves acidentes na PE-145 sentido Brejo/Jataúba, e principalmente na PE-160 sentido Jataúba/Santa Cruz do Capibaribe, muitas vezes, acidentes com vítimas fatais. Recentemente o brejense Tecão bateu em um cavalo solto na pista e faleceu no local.

O radialista Sivaldo Chaves comentou o perigo na PE-145 e afirmou que já bateu em uma vaca solta na pista.

“Na ponte do Rio Capibaribe no sítio Apolinário bati em uma vaca que estava solta na pista, nesse dia tive sorte e graças a Deus foi apenas danos materiais. Mas o susto foi grande, além do perigo das curvas, os motoristas e principalmente motoqueiros, tem que ter atenção redobrada com esses animais que podem causar acidentes fatais”, disse Chaves.


Do Estação Notícias

Genoino passa mal na prisão e é levado para hospital



O deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino (PT-SP) passou mal nesta quinta-feira (21) no presídio da Papuda, onde cumpre pena por condenação no julgamento do mensalão, e foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, dentro do complexo do Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Segundo o G1 apurou, Genoino está na Unidade de Dor Toráxica do hospital.
Um dos advogados de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, disse que havia suspeita de infarto, informação não confirmada pelo hospital. Outro advogado de Genoino, Cláudio Alencar, confirmou que o deputado foi levado ao hospital, mas não confirmou a suspeita de infarto.
A assessoria de Genoino informou que ele estava passando mal desde a noite de quarta. Nesta quinta, de acordo com a assessoria, a administração do presídio entendeu que ele não tinha mais condições de permancer no local e precisava de atendimento médico especializado.
Um profissional da equipe de saúde do Complexo da Papuda informou ao G1 que Genoino foi submetido a um eletrocardiogarma na manhã desta quinta. O exame teria apontado "alterações" nos batimentos cardíacos que exigiram cuidados especializados. Por precaução, disse esse profissional, o médico que atendeu o deputado recomendou que ele fosse levado para um hospital. No início da tarde, a mulher e a filha de Genoino foram ao Insittuto de Cardiologia para visitá-lo.
Condenado no julgamento do mensalão a 6 anos e 11 meses, Genoino foi preso na sexta-feira (15) após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, determinar a prisão de 12 réus condenados no processo. Desde sábado o ex-presidente do PT está na penitenciária da Papuda, em Brasília, junto com os colegas de partido José Dirceu e Delúbio Soares.
Em julho, Genoino passou por uma cirurgia para solucionar uma dissecção da aorta (a artéria estava se abrindo em camadas, o que provoca hemorragias).
A defesa do deputado fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele possa cumprir a pena em prisão domiciliar (em casa). Antes de decidir sobre o pedido, Barbosa avaliará um laudo médico solicitado ao Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal. O laudo informa que o deputado é "paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos".
Nesta quinta, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu adiar a decisão sobre a abertura de processo de cassação de José Genoino.



Prefeito Antônio de Roque concede entrevista ao Jataúba News.


Qual o balanço que o Sr. Faz desse seu primeiro ano de governo?
R: Politicamente está sendo um pouco difícil, mais administrativamente esta normal, ate porque depois da volta a prefeitura, estamos tendo um recurso bem maior. Onde quem esta sendo beneficiado é o povo, devido a estas condições que estou tendo, basta olha nas obras que estão sendo feitas, dando mais qualidade de vida à população, Nesses primeiros dez meses de administração, eu creio que nunca um governo desta cidade poderia igualar esta minha administração. E que todos os programas sociais estão em dia, este é o balanço que eu poço fazer deste primeiro ano de governo.

 Essas ações tomadas pelo Sr. trarão desenvolvimento a Jataúba?
R: Acredito que sim, estamos tendo uma preocupação maior com nosso povo, onde vejo que a cidade esta cada dia mais desenvolvida, apesar de algumas dificuldades enfrentadas, como qualquer outra prefeitura tem em sua administração. 




Que o Sr. pretende fazer para trazer novos empregos a cidade, até mesmo para dar mais opções a população?
R: Tudo isso depende de um conjunto de fatores, sabemos que pra uma cidade do porte de Jataúba, sem agua fica quase impossível fazer algo desse tipo, como é que podemos trazer uma empresa, se o principal para que a mesma sobreviva é agua, por isso ficamos de mão atadas sem saber o que fazer nesse caso. Num adianta eu como prefeito, falar que vou fazer isso ou aquilo, se as condições não da pra serem executadas, e ai eu na condição de prefeito vou esta mentindo para nosso povo. Embora saibam que Jataúba, é um local muito bom para um desenvolvimento deste porte, e o que realmente falta para termos um empreendimento maior é a coisa mais preciosa que temos para sobreviver a água, ate porque pra irmos atrás destas empresas, temos que esta com uma infraestrutura pronta e oferecer condições pra estas empresas, e consecutivamente elas oferecer mais condições aos futuros empregados.

Jataúba é conhecida como a terra da calcinha e cueca, O Sr. Não acha que a prefeitura deveria incentivar mais esta atividade, vendo que muitos donos de fábricos hoje estão muito endividados?
R: A questão não é o que o município pode oferecer, antes de tudo deveria os donos de fábricos nos procurar e conversar para que possamos chegar a um denominador comum, mais como tem uma distancia muito grande entre os donos de fábricos e sua gestão politica, isso fica quase impossível chegar a um denominador comum, se houver uma união entre administração e fabricantes na mesma linha, podíamos  ter mais êxito, tanto no governo estadual como federal, mais enquanto houver este impasse vai continuar assim um problema de um lado e eu do outro sem poder resolver.
 No seu guia eleitoral esta que o Sr pretende abrir concurso público, qual a previsão desse concurso? E quais os cargos que este concurso atenderá, já que tem pessoas que ocupam cargos de confiança a quase uma década?
R: Existem pessoas que estão mais de uma década trabalhando em cargo de confiança sim, e sobre o concurso publico, a questão é que temos que ver de onde vais sair este dinheiro para pagar esses novos concursados, por que na hora que eu colocar no edital que tem cem vagas vai ter de cumprir com estas vagas. Ate o fim do mandato irei fazer, mais antes tenho que ver do onde vai sair estes recursos, para que possa realizar este tão esperado concurso, tenho que analisar muito, e ver a maneira melhor e mais viável para que não possa erra nesse quesito, pelo contrario não posso realizar. os principais problemas enfrentados na nossa cidade, é a falta de médicos e professores concursados, onde sairia bem mais barato para nosso município.

Em relação aos professores, essa guerra prejudica e muito a educação no município, o Sr,.acha que esta no caminho certo, já que eles alegam que a verba que entra para a educação cobre com folga os seus rendimentos?
R: A questão é que esta tendo um grande impasse, os professores alega uma coisa que na realidade é outra, o professor tem direito a 60% do dinheiro do FUNDEB, os outros 40% é para administração que é para pagar merendeira, carros para levar os estudantes recuperação das escolas tudo isso é feito com os 40% ate por que se fosse repassa os 100% para os professores teria dinheiro sobrando, mais tudo isso está próximo de um acerto, entre a nossa administração e o sindicato dos professores, havendo essas conversas, aonde ambas as partes vai ter que perde alguma coisa, tudo se encaminhara bem e dará tudo certo. (segundo o prefeito já tem uma proposta em mãos resta saber qual será a proposta dos professores, ate porque quem está saindo prejudicado não é ele nem os professores e sim os alunos que nos últimos anos tiveram um decréscimo muito grande em sua notas).

Em relação aos vereadores ligados ao Sr. O senhor aprova a atitude deles em plenário sem abrir a boca para nada, virando até piada na cidade?
R: Na realidade não tenho acompanhado nem uma reunião, mais tenho ouvido muitos comentário sobre este caso, eu vejo dessa maneira, que pra falar tem que ter dialogo, ter um conteúdo, invés de usarem a tribuna sem ter algo a dizer.

O Sr. recentemente mandou cortar algumas Algarobas e não plantou nada em seu lugar, acha que tomou a decisão certa em uma cidade tão carente de arvores?
R: A população tem razão der reclamado sobre este caso, mais vou fazer as replantações, só que isso tem que ser feito em uma hora oportuna, é que estou dando uma cara nova à cidade mais com certeza irei plantar arvores em nossa cidade, e revitalizar as nossas praças.

Ainda se tratando de Meio Ambiente, Jataúba é uma cidade que não possui tratamento de esgoto, não possui aterro sanitário e tem o matadouro dentro da cidade, o Sr. determinou que seu secretário desta pasta elaborasse projetos no sentido de sanar estes problemas ou fizesse um estudo sobre?
R: Sabemos que temos um grande problema que é esse matadouro dentro da cidade, mais essa é uma obra que não pode ser feita pelo governo municipal, pode ter dinheiro sobrando, mais só quem pode fazer isso é o estado. Vou sim lutar por algo mais fácil, e que Jataúba esta muito carente que é reservatório d´água, esta obra pode ser prometida, ate porque temos maquinário para ser realizado a médio prazo. 


Em relação a Festa do Bode o que ela agregou ao desenvolvimento da cidade, já que apesar dela ter sido um sucesso comerciantes que trabalharam nela só reclamam? Foi justo o investimento, trouxe retorno?
R: É ninguém se livra das reclamações, nem tudo que fazemos é aceito pelo povo, até  porque a festa foi um sucesso e grandiosa, não sei o porque das reclamações, esta discordância pra mim é um elogio, e pra o município em minha opinião foi de grande proveito.

Com relação a merenda da escola do Jose Higino onde é muitos reclamada pelo os alunos o que você tem a dizer sobre isso?
R; A questão da merenda é outro problema a ser resolvido ate 2014, antes só tínhamos um tipo de merenda, agora com a chegada da nutricionista tivemos que mudar o cardápio, ai muitos estranharão a este novo tipo de merenda, mais com certeza estes impasse entre professores e alunos e nossa gestão, tudo vai ser resolvido.


Para finalizar como o Sr. pretende recuperar os eleitores perdidos na zona urbana da cidade, já que as urnas mostraram o quanto eles não aprovam seu trabalho?

R: O que eu tenho para recupera estes eleitores são meus trabalhos, ate porque venho fazendo isso agora, basta o eleitor ver o que esta sendo feito na cidade, e analisar seu voto se sou merecedor dele ou não. A perda por mais de 900 votos na eleição passada aqui dentro da cidade, é porque quem estava no poder não foi de agrado do povo, por isso essa revolta e agora resta trabalha e recupera um prestigio que eu sempre tive nas urnas da cidade. 

Equipe envolvida Nesta entrevista 
Collar Ruy Siqueira e Marcelo de Oliveira Neto.

Ônibus escolar vira e deixa adolescentes feridos em Sirinhaém,na Mata Sul


Apesar do susto, todos passageiros tiveram ferimentos leves (Foto: Gabriela Lisboa/ TV Globo)
Um acidente envolvendo um ônibus escolar deixou ao menos 5 adolescentes e um bebê feridos, na tarde desta quarta-feira (20), em Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco. Eles eram passageiros do coletivo, que virou ao passar por uma ponte situada em uma estrada da Usina Trapiche. Apesar do susto, todos foram levados ao Hospital Olímpio Machado Gouveia Lins com ferimentos leves e estão em observação.

Outra vítima, uma mulher de idade não divulgada, foi levada para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. Ainda não há informação sobre o estado de saúde dela. O prefeito da cidade, Franz Hacker, informou que o veículo envolvido no acidente é novo e foi comprado pela prefeitura em março deste ano.

Polícia Federal abre concurso público para 566 vagas




A Polícia Federal abriu concurso público para 566 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18.

No site do Cespe/UnB, é possível ver o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para administrador (curso superior de bacharelado em administração), arquivista (curso superior de bacharelado em arquivologia), assistente social (curso superior de bacharelado em serviço social), contador (curso superior de bacharelado em ciências contábeis e ou ciências atuariais), psicólogo (curso superior de bacharel em psicologia). Esses cargos têm salário de R$ 4.039,32.

Os outros cargos de nível superior são de engenheiro civil (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia civil), engenheiro eletricista (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia elétrica), engenheiro mecânico (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia mecânica). Os cargos de engenheiro têm salário de R$ 5.081,18.

O cargo de nível médio é de agente administrativo. O salário é de R$ 3.316,77.

As 32 vagas de nível superior são para o Distrito Federal. As 534 vagas de nível médio são para todas as unidades da Federação - 274 são para o Distrito Federal.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo de 1º a 23 de dezembro. As taxas são de R$ 60 para nível médio e de R$ 70 para nível superior.

A seleção será realizada em etapa única: provas objetivas para todos os cargos, prova discursiva para cargos de nível superior.

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, no turno da manhã. As provas objetivas para os cargos de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, no turno da tarde.

Na data provável de 7 de fevereiro de 2014, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

As provas e a perícia médica serão realizadas no estado da Federação no qual o candidato optou pelo cargo.

As provas objetivas e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível médio, serão realizadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal. As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível superior, serão realizadas somente em Brasília/DF.

As disciplinas de conhecimentos básicos para agente administrativo são língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito administrativo e noções de direito constitucional. As disciplinas de conhecimentos específicos são noções de administração pública, noções de administração financeira e orçamentária, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e legislação aplicada à Polícia Federal.


Do G1

Representante da Unicef afirma que Pernambuco avançou mais do que o país no combate à mortalidade infantil‏

Antonella Scolamiero
A representante do Unicef para o Brasil, Antonella Scolamiero, disse que o estado de Pernambuco teve uma taxa de redução de mortalidade infantil maior do que o do Brasil, nas duas últimas décadas.

“A redução da taxa de mortalidade na infância no Brasil foi de 77%, passando de 62 mortes a cada mil nascidos vivos para 14 óbitos por cada mil nascidos vivos; o Nordeste foi a região com o maior percentual de queda: 77,5%; e no estado de Pernambuco o índice caiu 81% - foi o quarto estado com redução mais significativa entre todos os estados brasileiros”.

Antonella Scolamiero citou esses números durante a solenidade de lançamento da quarta edição do Selo Unicef Município Aprovado, realizado na última quinta-feira (14/11), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A fonte, explicou, é o “Relatório de Progresso 2013 Sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: Uma Promessa Renovada”, estudo elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Banco Mundial, com a colaboração do governo brasileiro e divulgado no dia anterior.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios que melhor desenvolvem políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Em sua última edição dedicada ao semiárido brasileiro (onde vivem 13 milhões de crianças e adolescentes, destes 3 milhões são pernambucanos), Pernambuco teve 31 municípios premiados. E esses municípios premiados deram grande contribuição à queda da mortalidade infantil.

“A redução do indicador de mortalidade infantil entre os municípios reconhecidos foi de 22%, enquanto nas demais cidades do Brasil foi de apenas 12,5%”, explicou a representante da Unicef que, por três ocasiões, interrompeu o seu próprio discurso e pediu ao público aplausos para Pernambuco que, como disse, “vem fazendo um trabalho exemplar”. Antonella Scolamiero citou como “decisivo para que Pernambuco alcance seus objetivos” o Programa Mãe Coruja, uma política pública de Estado que visa assegurar o direito ao nascimento e desenvolvimento da criança.

Entre as conquistas importantes do estado de Pernambuco nos últimos anos, a representante do Unicef destacou também o programa “Toda Escola com Água de Qualidade, Cozinha e Banheiro”; a redução dos índices de crianças desnutridas, que entre os municípios que conquistaram o Selo foi de 55%; e a redução da taxa de abandono no ensino fundamental, de 53%.

Mais De Um Quinto Dos Habitantes Do Mundo Estão Nas Redes Sociais



Estima-se que 1,61 bilhão de pessoas, mais de um quinto dos habitantes do planeta, vão acessar sites de redes sociais pelo menos mensalmente este ano, informou nesta terça-feira a empresa de pesquisas eMarketer.
De acordo com o estudo, a cifra subiu 14,2% com relação ao ano anterior e o crescimento vai empurrar este número até 2,33 bilhões em 2017.

Segundo a eMarketer, a maior penetração de usuários de redes sociais ocorre na Holanda, com 63,5%. A Noruega aparece em segundo lugar, com 63,3%, seguido da Suécia (56,4%), Coreia do Sul (54,4%), Dinamarca (53,3%), Estados Unidos (51,7%) e Finlândia (51,3%).

De acordo com o informe, baseado em dados de institutos de pesquisa, agências do governo, empresas de mídia e relatórios de empresas, o Canadá e a Grã-Bretanha eram os países com uma maioria de residentes presentes nas redes sociais, com 51,2% e 50,2%, respectivamente. Ainda de acordo com a pesquisa, a cifra de 1,61 bilhão representa 22% da população mundial estimada.

Estudo revela, ainda, que a Índia é o país onde se observa o maior crescimento este ano, com 37,4%, embora apenas 7,7% da população usem redes sociais. Os números da Indonésia vão aumentar 28,7% e no México, 21,1%, acrescentou a eMarketer. Os três países também são áreas de alto crescimento para o Facebook, a maior rede social do mundo, com mais de um bilhão de usuários.

Os Estados Unidos se mantêm como o país com o maior número de usuários do Facebook, com 146,8 milhões, mas com a grande população da Índia e a expectativa de crescimento, este país terá a maior população do Facebook entre todos os países em 2016, segundo o informe.
Fonte: AFP

Investimentos para Taquaritinga


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu na tarde desta terça-feira (20), em seu gabinete na Assembleia Legislativa a visita do vereador norte-taquaritinguense Gilson Carlos, líder do governo Evilásio na Câmara de Vereadores, do articulador político Fábio de Jairo, que representou a secretária de Turismo Magda Lucélia no encontro e o líder comunitário Gilson Cadú.

Segundo Diogo, na oportunidade foram debatidas formas de se buscar investimentos para a festa de Santo Amaro, que ocorrerá em janeiro e a situação da telefonia em Gravata do Ibiapina. “A festa de Santo Amaro é tradicionalíssima, por isso merece toda a nossa atenção. Para isso não medirei esforços na busca por investimentos para a próxima festa seja de muito brilho e alegria”, disse o deputado.

Com informações da assessoria 

Hoje o dia de festa é deles !!!



Edjane Silva 


Diego Guimarães 


Rubelino Manuel 

“Parabéns pelo seu aniversário. Desejo-lhe agradáveis surpresas e felizes acontecimentos, e que este dia possa lhe trazer muitas aventuras e alegrias!”

Este é o desejo do Blog Jataúba News.

Ex-presidiária é assassinada a tiros em telhado





GARANHUNS: Uma mulher foi assassinada no início da tarde desta quarta-feira (20), o crime aconteceu na Rua Afonso Pequeno, bairro São José em Garanhuns. A vítima foi morta a tiros disparados por um elemento de identidade ainda desconhecida. A jovem, Darianne Letícia Silva França, de 19 anos, estava no segundo andar de um apartamento quando o assassino chegou, a mesma correu e pulou no telhado de uma residência vizinha, mas foi alvejada por disparos de arma de fogo e faleceu no local.

De acordo com as informações da polícia, um homem desconhecido, chegou a pé e rendeu com um revólver, uma pessoa da família, moradora do apartamento que estava na porta de acesso à rua: com a arma apontada para a cabeça a moradora levou o assassino ao apartamento. Uma testemunha que estava dentro do apartamento, viu a ação do assassino e a visou a Darianne para ela correr. A vítima correu e pulou no telhado da residência vizinha, mas o assassino ouviu o barulho e localizou a vítima caída no telhado e disparou contra ela, atingindo o tórax e as costas. A polícia Civil localizou na residência vizinha, um projétil de revólver calibre 38.


Darianne tinha saído do presídio de Buíque a cerca de trinta dias, onde cumpriu pena por ser acusada de mandar matar o marido juntamente com seu ex-namorado na cidade de Cupira-PE, de onde ela era natural. O ex-namorado de Darianne continua preso. Ao obter sua liberdade, a jovem veio residir em Garanhuns e após 30 dias ela foi localizada e assassinada.


A equipe do Corpo de Bombeiros realizou a remoção do corpo. A GT/PM 18.112 comandada pelo Cabo E. Almeida esteve no local e preservou a cena do crime até a chegada da Polícia Civil que deu início as primeiras investigações. O crime vai ser investigado pela 22ª DPH de Garanhuns que tem como titular o delegado Dr. João Lins. A polícia acredita que o crime possa ter ligação com o envolvimento dela na morte do ex-marido. (Por Agreste Violento)