Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 10 de agosto de 2013

No interior do Nordeste, pirâmide até para compra de fogão

Consórcio sem aprovação do Banco Central é acusado de ser crime contra a economia popular

O Norte e o Nordeste têm uma frente adicional na atual “guerra contra pirâmides” no País. No Brasil inteiro as principais acusadas, Telexfree, BBom e Priples, têm uma presença forte no universo online. Mas as duas regiões, que já sofrem com a polêmica nacional, outro problema se alastra principalmente no interior: as investigadas agem à moda antiga, com lojas físicas captando pessoalmente os desavisados para falsos consórcios para a compra de produtos que na verdade são pirâmides financeiras. Casos já foram registrados no Pará, Maranhão, Ceará e Pernambuco.

Da mesma forma que as pirâmides online, a compra premiada criou um “melindre” jurídico que atrapalha as investigações. Na internet, as empresas irregulares se misturam às de marketing multinível, um ramo legal. As de compra premiada dizem que são um novo ramo, uma variante de consórcios que não precisaria da autorização do Banco Central – algo contestado pelo Ministério Público.

As pirâmides online só divergem das compras premiadas por atrair pessoas por motivos diferentes, mas o resultado é igual: os primeiros têm muitos benefícios e quem paga a conta é quem fica por último. No universo da internet, o atrativo são as promessas de lucro. Nas “compras premiadas”, são pessoas com tão pouco dinheiro para compras que precisam de consórcios para comprar geladeira, fogão e até motocicletas.

“Na ‘compra premiada’, os sorteados vão sendo dispensados de pagar as prestações. Como são grupos fechados, a conta vai ficando mais alta para quem está no final da lista à medida que os primeiros vão saindo, até ficar impagável. E quem está inadimplente não tem direito a nada”, conta a promotora de Defesa do Consumidor do Maranhão, Lítia Cavalcanti.

O esquema explodiu no Maranhão e Pará há dois anos e deixou R$ 50 milhões em prejuízos. Agora voltou no interior do Ceará e começa a aparecer no interior de Pernambuco. Lítia conta que quando os casos de “compras premiadas” estouraram, em 2011, foi necessário montar uma força-tarefa contra as pirâmides, assim como acontece agora em todo o Brasil. “Foram 19 promotores trabalhando juntos, porque os problemas eram espalhados por vários municípios, em lojas de eletros”, conta a promotora.

No Pará, ano passado, foram 1.311 reclamações contra 22 empresas. Em Pernambuco, em dezembro de 2012, dois casos, em Salgueiro e Araripina, foram parar na polícia. E há menos de duas semanas o Ministério Público do Ceará suspendeu as atividades de duas redes com atuação no interior, que só voltaram a funcionar por decisão judicial.

“Infelizmente, os casos continuam acontecendo em outros Estados”, afirma Lítia.

Matemática prova inconsistência das pirâmides

Matemático explica as perdas entre o retorno de 60% prometido a investidores e o crescimento geométrico do esquema

 /
Na semana que passou, a imagem de uma jovem vestida de palhacinho segurando um cartaz durante o protesto de divulgadores da Priples contra a prisão dos donos da empresa chamou a atenção não apenas pelo erro de português, mas também pela mensagem. A peça escrita à mão dizia: “falar que é pirâmide é fácil, difício (sic) é provar”.

Pode ser difícil reconhecer o esquema imediatamente, pois ele se aproveita justamente de informações confusas. Mas não é difícil provar que há algo errado num sistema que promete retorno de 60% em um mês sobre o capital investido, desde que o interessado atraia outros. A matemática ajuda nessa conta e mostra que 70% das pessoas, pelo menos, que entram em pirâmides vai com certeza perder dinheiro (veja arte).

“Trata-se de uma progressão geométrica”, explica o professor de finanças da Faculdade Boa Viagem, Roberto Ferreira. Ele diz que esse sistema se alimenta da entrada de novas pessoas e, a cada novo grupo entrante, esse número se multiplica ainda mais.

“No passado, esse tipo de corrente orientava a pessoa a recrutar outras por cartas. Esse processo gera uma conta vasta e que vai incluir milhões de pessoas rapidamente. Hoje, com a internet, a velocidade de multiplicação é muito maior”, acrescenta.

Um relatório produzido em 1998 pela Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos, organismo do governo norte-americano de proteção ao livre mercado, resume o esquema de pirâmide como um golpe. “Por natureza, o esquema de pirâmide nunca poderá cumprir com suas obrigações diante da maioria dos participantes. Para sobreviver, pirâmides precisam manter e atrair quantos membros for possível”, diz o relatório. Quando quebra, quem fica com a maior parte do dinheiro é o criador do esquema e uma menor parte fica para os divulgadores que entraram antes.

A proliferação recente de esquemas piramidais foi turbinada pela internet e pela facilidade de encontrar pessoas interessadas em ganhar dinheiro rapidamente. O esquema é antigo, há relatos do século 19, mas ficou conhecido internacionalmente como Pirâmide de Ponzi, um italiano que fez fama e fortuna nos anos 1920 nos Estados Unidos.

Assim como acontece hoje em Pernambuco e no Brasil, seu esquema de ganhos rápidos e vultosos causou histeria, com pessoas vendendo o que tinham para entrar na jogada. Mesmo depois de a empresa sofrer intervenção do governo, muitos investidores reclamaram e apoiavam Ponzi, defendendo-o ferozmente.

Datafolha: popularidade de Dilma sobe de 30% para 36%


Após perda de 35 pontos com protestos, aprovação ao governo volta a crescer.Prestígio é maior entre os mais pobres, mas foi entre os mais ricos que a avaliação positiva cresceu mais

Depois de uma queda de 35 pontos percentuais na aprovação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff teve uma ligeira recuperação, segundo pesquisa Datafolha concluída ontem. O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36% agora. A aprovação a Dilma é maior entre os mais pobres. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 41% aprovam o governo.

Entre os mais ricos, aqueles que ganham acima de dez salários mínimos, a aprovação tem o menor índice (29%), mas foi nessa faixa que Dilma teve o maior crescimento entre aqueles que consideram a sua gestão ótima/boa. O aumento foi de oito pontos percentuais. O ápice da aprovação de Dilma ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa.

Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o seu governo ruim/péssimo variou de 25% para 22% e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%.

Há menos otimismo agora dos benefícios que os protestos podem trazer tanto para o entrevistado como para os brasileiros. No fim de junho, 65% diziam que a onda traria mais benefícios pessoais do que prejuízos; agora são 49%. Em relação aos brasileiros, o índice caiu de 67% para 52%.

NA ÁREA ECONÔMICA

A avaliação do governo Dilma na área econômica também teve uma pequena recuperação. A aprovação subiu de 27% para 30%, um ponto acima da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais.

O Datafolha mostra que estancou o movimento dos que acreditam que a inflação vai aumentar. Entre o final de junho e agosto, esse índice oscilou de 54% para 53%. O pessimismo com a inflação estava em crescimento desde dezembro do ano passado.

Há mais otimismo com o emprego, ainda de acordo com a pesquisa. Caiu cinco pontos percentuais o índice de brasileiros que dizem acreditar que o desemprego vai aumentar, de 44% para 39%.

Também houve uma queda no contingente daqueles que acham que o poder de compra dos salários vai diminuir (de 38% para 32%).

Os brasileiros são mais otimistas com a sua situação econômica do que com as expectativas para o país.

Subiu de 44% para 48% os que acreditam que sua situação vai melhorar. Já a opinião sobre a situação do país segue igual a junho (oscilou de 31% para 30%).

A pesquisa foi feita entre quarta-feira e ontem em 160 municípios do país, com 2.615 entrevistados. (Folha de S.Paulo - Mário César de Carvalho)

PSB vai decidir se toma mandato de Romário


 

A saída de Romário do PSB não chega a ser uma novidade, mas nem por isso será engolida tranquilamente pelos correligionários de Eduardo Campos, avalia Lauro Jardim, na sua coluna da revista VEJA. ''Líder da legenda na Câmara, Beto Albuquerque diz que sequer foi comunicado, mas, uma vez oficializado o tchau de Romário, o partido vai pedir imediatamente que ele deixe a presidência da Comissão de Turismo e Desporto. Beto justifica e, claro, critica Romário:

- A cadeira da comissão é do PSB. O ideal seria o próprio Romário se antecipar e deixar o posto o quanto antes. Agora, é uma pena, o cara começou bem na política, mas já cometeu o primeiro pecado: infidelidade partidária. O PSB vai analisar se vai requerer o mandato dele de volta.''

97% do PSB de SP é favorável à candidatura de Eduardo Campos

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Da Agência Estado

A ampla maioria (97%) do diretório estadual do PSB em São Paulo é a favor da candidatura do presidente nacional na legenda, governador Eduardo Campos (PE), à Presidência da República.

O diretório estadual realizou nesta sexta-feira a apuração dos votos dos 500 diretórios municipais para apurar a questão. Além disso, os membros estaduais do partido também opinaram sobre à saída da base do governo da presidente Dilma Rousseff. "Os mesmos 97% defendem a saída do governo Dilma em setembro", disse o presidente estadual, Márcio França.

Segundo França, a recomendação é que os outros Estados façam consultas semelhantes. "Nós convidamos o Eduardo para um evento no final deste mês para entregarmos esse documento que mostra o amplo apoio à sua candidatura", disse, ressaltando que o partido de SP representa 31% dos delegados na Convenção Nacional. "É um peso importante."

Como presidente estadual, França afirmou que sua posição também é favorável às duas questões abordadas. "Eu tenho a impressão de que o partido evoluiu, hoje temos seis governadores", frisou, destacando que apesar de a presidente Dilma Rousseff ser "decente e digna", "ela já mostrou que não tem paciência para governar no primeiro mandato". "Imagina no segundo (mandato)", disse.

França afirmou que o País precisa voltar os seus olhos para uma novidade. "É isso que estamos captando nas ruas", disse. "Hoje eles veem a Marina (Silva) ainda como novidade, mas vão acabar percebendo que o Eduardo é a novidade, que tem uma gestão bem avaliada e vai ter paciência para governar o País."

Segundo o presidente estadual, o partido evoluiu e pode ter um candidato próprio à Presidência. "O tempo vai dizer se estamos certos ou não", comentou.

Movimento recolhe 1,2 mil assinaturas em seis dias

Enquanto o futuro da Feira da Sulanca, no município de Caruaru, no Agreste, segue de forma indefinida, o Movimento a Feira Fica já contabiliza 1,2 mil assinaturas de apoio à Lei de Iniciativa Popular, idealizada pelo grupo, que será enviada à Câmara de Vereadores da cidade. O objetivo é o de proibir a privatização e separação de qualquer uma das feiras que compõem o Parque 18 de Maio, onde funciona a grande Feira de Caruaru.

O Movimento pede a permanência das atividades de um dos principais símbolos da Capital do Agreste no seu atual local. A prefeitura de Caruaru está discutindo a possibilidade de mudar, com a proposta de garantir a melhoria em sua estrutura, a feira para uma outra área.
As assinaturas começaram a ser recolhidas há apenas seis dias o que demonstra, segundo a organização, que até o final deste mês o Feira Fica poderá atingir a meta de 10 mil assinaturas necessárias para que a Lei entre em tramitação na Casa Legislativa.

Passando pra desejar a todos leitores deste blog um belo final de semana.


Rafael Morais também leitor do blog ta de idade nova e o blog parabeniza por essa data.







Aniversário é época de refletir
quanto ao que passou, e o que
desejamos para o futuro...

É um bom momento para recomeçar...
Que nesta data seja um ponto
de partida de grandes descobertas
e fantásticas realizações!

"Que seus sonhos te abracem
numa real felicidade traduzindo
a tua contade de que vale a 
pena viver."

Que Deus te ilumine e 
prospere sua vida em todos
os sentidos.

Feliz Aniversário!

Desejos do Jataúba News 

Hoje o dia de festa é dele do amigo e leitor do blog Samuel Silvestre.




Data especial, o dia em que Deus escolheu para você conhecer este mundo.
Dia especial por que o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma pessoa tão brilhante.
Momento maravilhoso, pois quem teve o privilégio de conhecer ou estar perto nunca mais te esquece.
Hoje não é especial apenas porque é seu aniversário, mas é especial porque a cada ano podemos agradecer a Deus pela oportunidade que ele nos deu de conhecer e conviver com você.
E mesmo à distância é possível lembrar a pessoa espetacular que você é.
Que Deus abençoe este dia e possa te presentear com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos.

FELICIDADES!!!!

Desejos do Jataúba News

TSE afasta Eduardo Coutinho em Água Preta



A Justiça Eleitoral decidiu afastar do cargo o prefeito de Água Preta,Eduardo Coutinho (PSB). O município passará a ser administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Elias de Alegrete (PTN), até a realização de nova eleição. Há expectativa de que a data do pleito suplementar seja marcada ainda neste mês pelo Tribunal regional Eleitoral (TRE).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio, decidiu por unanimidade pela realização de nova eleição em Água Preta terá novas eleições para prefeito. Na disputa municipal de 2012, o candidato vitorioso, Armando Souto (PDT), foi considerável inelegível por problemas na convenção do partido para a escolha do candidato e Eduardo Coutinho, segundo colocado no pleito, assumiu a prefeitura.

Ao reconhecer a inelegibilidade de Armando Souto, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, o juiz eleitoral de primeira instância determinou a realização de uma nova eleição baseado no fato de que o candidato vitorioso obteve mais da metade dos votos válidos, cerca de 52%. Entretanto, o TRE-PE empossou Eduardo Coutinho através de liminar, contrariando o entendimento do juiz de primeira instância. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, retomou o entendimento original.

O TRE-PE considerou como válidos os votos brancos e originalmente nulos para aferição do total. Entretanto, para o ministro do TSE, Henrique Neves, a decisão regional ofendeu o artigo 77, parágrafo 2º, da Constituição Federal, onde considera que será considerado eleito presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. “A jurisprudência do TSE é pacífica no sentido de que os votos nulos não se somam aos votos dados aos candidatos com registro indeferido para a indicação dos votos válidos”, afirmou. Disse ainda que a validade da votação regida pelo Código Eleitoral é realizada tendo em conta o universo dos votos dados efetivamente a candidatos.

No caso, salientou o ministro, “o Tribunal regional, para afirmar que a votação obtida ao primeiro colocado não superava a metade dos votos discrepou da jurisprudência do TSE e calculou tal percentual considerando tanto os votos válidos pelo candidato quanto os brancos e nulos e ao fazê-lo afastou a aplicação do artigo 77 da Constituição Federal”.

Disse ainda que a interpretação dada pelo TRE-PE não pode prevalecer pois a regra do artigo 77 da Constituição Federal é aplicada às eleições municipais de todas as cidades brasileiras, inclusive aquelas com menos de 200 mil eleitores. Sustentou que também a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) dispõe, no artigo 3º, ao tratar das eleições municipais, reproduziu a exclusão dos votos brancos e nulos previstos no comando constitucional.

Diário de Pernambuco

Pais de Banqueiros! vejam que interessante.


Se um correntista tivesse depositado R$ 100,00 (Cem Reais) na poupança em qualquer banco, dia 1º de julho de 1994 (data de lançamento do Real), teria hoje na conta R$ 374,00 (Trezentos e Setenta e Quatro Reais). Se esse mesmo correntista tivesse sacado R$ 100,00 (Cem Reais) no Cheque Especial, na mesma data, teria hoje uma dívida de R$139.259,00 (Cento e Trinta e Nove Mil e Duzentos Cinquenta e Nove Reais) no mesmo banco.

Ou seja: se tivesse usado R$ 100,00 do Cheque Especial hoje estaria devendo o equivalente a nove carros populares. Já com o valor da poupança conseguiria comprar apenas dois pneus. Não é à toa que o Bradesco teve em torno de R$ 2.000.000.000,00 (Dois Bilhões de Reais) de lucro liquido somente no 1º semestre de 2013, seguido de perto pelo Itaú. Dá para comprar um outro banco por semestre!

Campanha pela Reforma Tributária e Financeira no Brasil, já!

Pai e Filho desaparecidos a 40 anos são achados em florestas.




Um homem e seu filho, que estavam desaparecidos há 40 anos, foram encontrados nesta quarta-feira (7/8), pelas autoridades vietnamitas, informou o site vietnamita 'Tuoitrenews'.
Ho Van Thanh, 82 anos, sumiu durante a Guerra do Vietnã com seu filho bebê, Ho Van Lang, hoje com 41 anos, e os dois viveram desde então em uma floresta na província de Quang Ngai.
Segundo o site, os homens sobreviveram comendo frutas, mandioca e milho, que eles plantavam.


Os dois usavam apenas tangas feitas a partir de cascas e tinham construído uma casa em uma árvore.
Após uma investigação, descobriu-se que Thanh vivia uma vida normal na comunidade Tra Kem Hamlet quando, há 40 anos, uma explosão matou sua mulher e dois outros filhos. Ele então teria fugido com a criança sobrevivente, se refugiado na mata e evitado contato com outras pessoas.

Devido ao isolamento, eles falavam apenas poucas palavras da etnia Kor, minoritária no Vietnã. Eles foram levados para um hospital local, onde receberam tratamento médico.