Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Número de roubos cai 21,94% em Pernambuco no primeiro semestre de 2018, diz SDS


Aumento do efetivo policial foi a razão apontada pelo governo para a diminuição nos índices (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O primeiro semestre de 2018 terminou com uma queda de 21,94% no número de roubos em Pernambuco, segundo a Secretaria de Defesa Social. Os dados divulgados nesta quinta (12) mostram que o estado registrou 49.824 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o que corresponde a uma redução de 14.003 casos em comparação ao mesmo período em 2017.

A diminuição foi identificada em todas as regiões do estado: 21,55% na Zona da Mata, 19,44% no Agreste e 13,22% no Sertão. Na Região Metropolitana do Recife, a redução registrada foi de 23,84%, já que foram contabilizados 19.211 roubos no primeiro semestre de 2017 contra 14.631 na metade inicial de 2018.

Em relação a junho deste ano, foi identificada uma redução de 20,39% no número de roubos no comparativo com o mesmo mês no ano passado, que caiu de 10.256 para 8.165 casos. Também na comparação entre os meses de junho em 2017 e 2018, houve queda de 30,66% no Sertão; 22,53% no Grande Recife; 21,54% no Agreste; e 15,16% na Zona da Mata.

A secretaria atribui o resultado positivo ao aumento do efetivo policial iniciado em setembro de 2017. Desde então, o estado colocou mais 2,8 mil policiais nas ruas, 1,3 mil novos profissionais nas polícias Civil e Científica e 278 novos bombeiros militares.

Outros dados do levantamento

O número de pessoas autuadas em flagrante subiu 41% no primeiro semestre deste ano, com 15.706 prisões contra 11.115 no mesmo período de 2017.

O número de assaltos a ônibus caiu 48%: de janeiro a junho do ano passado, foram registradas 844 ocorrências contra 439 no primeiro semestre de 2018.

O programa Alerta Celular, lançado no ano passado, recuperou 2.406 aparelhos de celulares roubados no primeiro semestre deste ano em Pernambuco, número 610% superior ao registrado no mesmo período de 2017.

O estado também apontou uma queda de 27% no número de roubos de celulares neste ano em comparação com a metade inicial de 2017.

No comparativo entre os meses de janeiro e junho de 2017 e 2018, foi registrada uma diminuição de 19,6% em roubos de carros em Pernambuco.

O número de roubos de cargas teve uma queda de 16% entre janeiro e junho deste ano no estado.

Houve a diminuição de 33% de crimes contra instituições financeiras (bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos) em Pernambuco: foram 52 ocorrências no primeiro semestre de 2017 contra 35 na metade inicial deste ano.

G1/Caruaru e região

Possível ida de Bruno Araújo para o senado mudará cenário político em cidades como Jataúba e Santa Cruz

Foto: Divulgação

Apesar do senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) ter afirmado que cabe a ele definir os nomes da chapa majoritária que disputar as eleições de outubro pela oposição no estado, informações dão conta de que a cúpula do PSDB Nacional já bateu o martelo e definiu que o deputado federal Bruno Araújo disputará uma das vagas ao senado junto com Mendonça Filho do (DEM) que já oficializou a sua pré-candidatura, isso no intuito de dar sustentabilidade à pré-candidatura de Geraldo Alkimin à presidência da República, a noticia mexeu com as estruturas do grupo que recentemente recebeu a adesão da família Ferreira (PSC) e há quem diga que os Ferreiras desejam indicar um nome ao senado.

Logo após o anuncio Armando logo enviou nota dizendo que essa é uma decisão que cabe a ele(Armando) tomar, fato que na prática todos sabem que não existe já que se trata de uma conjuntura de grupo e perder o PSDB seria um desastre para as pretensões do senador que perderia principalmente tempo de TV e Rádio no guia eleitoral.

Caso se confirme a informação o cenário político em algumas cidades do Polo de Confecções seria modificado uma vez que Bruno tem o apoio irrestrito de alguns prefeitos como Edson Vieira em Santa Cruz do Capibaribe e Antônio de Roque na cidade de Jataúba. Segundo informações caso Bruno dispute o senado o prefeito de Jataúba poderá apoiar para federal Ricardo Teobaldo (PODE) que é irmão do deputado Zé Humberto (PTB) que tem uma parceria há anos com o gestor, outro nome ventilado tem sido do jovem João Campos (PSB) filho do saudoso governador Eduardo Campos, já em Santa Cruz até o momento não foi ventilado nenhum nome, no entanto a decisão do prefeito poderá passar por uma indicação de Bruno, fala-se, no entanto no nome de João Lira Neto ex-governador do estado e pai da prefeita Raquel Lira de Caruaru ambos do PSDB que teria o seu nome lançado para disputar uma vaga na câmara federal.

A partir do próximo dia 20 de julho até 5 de agosto data prevista para as convenções poderemos obter essas definições, o certo é que muitas peças ainda poderão mudar de lugar nesse tabuleiro político.


Jota Silva / Agreste No Ar

Domingo no sítio com o líder político Fábio Mamão.


Neste último final de semana, o líder político Fábio Mamão participou de mais uma quadrilha junina em nosso município. 


Desta feita a festa foi realizada no Sítio Manuel Antônio, e teve a organização de Vando, Preto, Neves e Márcio, a quadrilha foi marcada pela professora Fátima Guimarães, após a quadrilha Zezo fez a festa para o público presente.


O líder político Fábio Mamão não ficou para trás, caiu no passo do forró, e foi um dos dançarinos da quadrilha.



Collar Blog Jataúba News