Anúncio foi feito nesta terça (17) em Suape Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens
A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, nesta terça-feira (17), em Suape, o investimento de R$ 2,9 bilhões em mobilidade para Pernambuco com a parceria do governo estadual e municipal. Dessa quantia, R$ 1,7 bilhões serão em VLT’s, cinco corredores de ônibus e um corredor fluvial Sul. O Governo Federal também investirá na construção do Arco Metropolitano que liga o Complexo Portuário de Suape a Mata Norte do Estado.
Dos dois projetos de VLT’s, um partirá do Centro do Recife até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul e o outro será na Avenida Norte. Além disso, as avenidas Recife, Domingos Ferreira, Beberibe, Mascarenhas de Moraes e a Abdias de Carvalho serão contempladas com os corredores de ônibus. Os recursos, segundo a líder petista, serão do orçamento geral da União.“Vamos lançar esse edital para construção do Arco Metropolitano. Estamos cuidando de uma coisa importantíssima que é a mobilidade do Brasil. O Brasil tem algumas manias. Tem época que as pessoas acham que o Brasil é menor do que é. Trata o Brasil como sendo menos. Uma dessas épocas não fazia metrô no Brasil. Não se investia em mobilidade urbana, pensava que só ônibus resolvia o problema. Hoje, está mais comprovado que precisamos de metrô, precisamos de trilho”, declarou à majoritária.
Outra novidade anunciada pela petista foi o lançamento do edital do Arco Metropolitano. “Ao lançar este edital nós estamos cuidando da mobilidade urbana nos pais. Até agora no meu governo, já foram investidos 140 bilhões em mobilidade urbana pelo país afora”, pontuou.
Para o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), entre os anúncios de Dilma, o mais importante é o da Avenida Norte. “Foram anunciados alguns corredores de ônibus, mas o mais importante é o VLT da Avenida Norte. Agora é a elaboração de projetos para que a gente possa colocar esta licitação na rua”, frisou.
Geraldo Julio também comentou a participação do município no processo. “Metade dos recursos é do OGU (Orçamento Geral da União) e a outra metade é do financiamento que a prefeitura irá tomar com a Caixa Econômica Federal”, esclareceu, ressaltando a iniciativa em seguida. “É importante o VLT e começa a transformar a face do Recife. Somados aos corredores de BRTs que estão sendo feitos na Caxangá e na Agamenon Magalhães vão começando a mudar a mobilidade no Recife”, avaliou.
Leia Já