Apoio do Blog

Apoio do Blog

sábado, 17 de maio de 2025

Vítimas de fraude no INSS já podem pedir devolução de dinheiro

                                  
Os 9,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos na folha de pagamento nos últimos anos podem informar à autarquia a partir desta quarta-feira (14) se autorizaram ou não os abatimentos nos benefícios. Quem não reconhecer os valores descontados poderá solicitar a devolução do dinheiro. As informações são do R7.

O beneficiário precisar informar ao INSS se reconhece ou não os descontos realizados pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Os dois canais de atendimento também podem ser usados para o aposentado ou pensionista pedir o dinheiro de volta.

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios receberão a devolução dos valores com atualização monetária.

A restituição seguirá o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que corrige os valores pela inflação acumulada no período.

Veja o passo a passo para pedir o dinheiro de volta:

Acesse o aplicativo Meu INSS; Dentro do app, após fazer login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela; Se você não tiver nenhum desconto, verá uma mensagem como esta: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”Caso você tenha algum desconto associativo, você verá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados.

Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim:

Na página inicial do app, clique em “Extrato de benefício”;
Escolha o número do seu benefício; Verifique se há descontos de mensalidade associativa que você não reconhece.

Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia:

Pelo aplicativo Meu INSS (botão ficará visível na notificação recebida). Pelo telefone 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).

Outro ponto importante é que os aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade não autorizado em abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento, em maio. Além disso, as demais mensalidades serão canceladas.

Cuidado com golpes - O INSS destaca que a comunicação em todo esse processo vai ocorrer apenas pelo Meu INSS e pelo telefone 135. O presidente do órgão, Gilberto Waller, explica que “o aposentado não precisa fazer nada”. “Não precisa juntar documento ou preencher qualquer coisa. Ele simplesmente vai falar se reconhece ou não esse desconto.”

A partir do aviso do beneficiário, o próprio INSS vai acionar as associações envolvidas. “Passada essa situação o sistema vai gerar uma cobrança para aquela associação, o INSS vai fazer a defesa do cidadão, informando que o nosso segurado não reconhece esse pagamento. A partir daí, a associação tem 15 dias úteis para comprovar o vínculo [do aposentado], juntando no sistema a comprovação de que o aposentado autorizou o desconto e o documento que comprove a identidade do nosso segurado”, explicou o presidente do instituto.

Se a associação não tiver esses documentos, ela terá que ressarcir o valor cobrado. “Ela vai fazer um depósito por uma GRU [Guia de Recolhimento da União] específica ao INSS, e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do benefício. A relação do nosso segurado, a partir do momento que ele nega a autorização do desconto feita pela associação, é feita apenas com o INSS”, reforçou Waller.

Mulher denuncia agressão em São Domingos após pai de amiga não aceitar amizade


Uma mulher foi agredida fisicamente na Rua Nova, no distrito de São Domingos, após um desentendimento com o pai de sua amiga. A vítima procurou uma equipe da Polícia Militar durante rondas na região e denunciou o caso.

Segundo o relato da vítima, o agressor não aceita a amizade entre ela e sua filha, o que teria motivado a agressão. A mulher afirmou que foi puxada pelos cabelos e jogada ao chão, sofrendo lesões corporais confirmadas posteriormente por exame traumatológico.

Após informar o paradeiro do agressor, os policiais localizaram o suspeito e realizaram a abordagem. Ele foi detido e conduzido juntamente com a vítima até a Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.

Blog Santa Cruz Online

Violência marca fim de semana em Pernambuco com 9 homicídios em um dia


O fim de semana começou marcado pela violência em Pernambuco, com o registro de 9 homicídios nesta sexta-feira (16). Com esses casos, o número de assassinatos chega a 130 neste mês de maio. No ano, de janeiro até agora, foram 1.234 mortes no Estado.

Em Caruaru, ocorreu um triplo homicídio na noite de sexta-feira, no Loteamento Copacabana, no bairro Cidade Jardim. Três homens foram assassinados a tiros na frente de uma residência. Foram mortos os irmãos Eduardo Manoel da Silva, de 19 anos, e David Manoel da Silva, de 23, além do primo deles, Fernando José da Silva, de 29 anos. O crime foi praticado por dois homens em uma moto.

São 10 homicídios neste mês de maio em Caruaru. No ano, de janeiro até agora, 41 pessoas foram assassinadas no município.


Postagem em destaque

Carla Paiva destaca importância de projetos educacionais e elogia evento em homenagem ao agricultor

Durante a sessão da última quinta-feira (31/07), a vereadora Crala Paiva fez uso da tribuna para parabenizar o projeto apresentado pelos rep...