Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 17 de março de 2023

Pernambuco recebe 687 doses de vacinas contra varíola: veja quem pode ser imunizado




Pernambuco recebeu 687 doses de vacinas contra a varíola, ocasionada pelo vírus monkeypox (Mpox). O primeiro lote chegou nesta última terça-feira (14), mas o governo ainda não sabe quando começarão a ser aplicadas. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, estão destinadas apenas para grupos prioritários, sendo aplicadas em pré-exposição e pós-exposição.

VACINAÇÃO PRÉ-EXPOSIÇÃO

Os grupos prioritários são as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos, e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

PÓS-EXPOSIÇÃO

Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doses das vacinas são indicadas para uso em profilaxia pré e pós-exposição ao vírus, em duas doses com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre uma e outra. Pessoas com diagnóstico para a doença e/ou com lesões suspeitas não poderão receber a dose do imunizante.

www.diariodepernambuco.com.br

Filho é suspeito de matar a própria mãe a pedradas no Sertão de Pernambuco



Morreu na quarta-feira (15), a mulher de 57 anos que foi agredida com pedradas na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Civil, o próprio filho de 24 anos de idade é suspeito de assassinar a mãe, Maria Aparecida Alves de Siqueira.

Ainda segundo a Polícia, o suspeito a agrediu com socos, pontapés e por fim com pedras. Maria Aparecida foi socorrida, levada para o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, teve alta da unidade de saúde, porém precisou ser internada novamente e faleceu na manhã de ontem.

O acusado de praticar o crime fugiu e até o momento não foi localizado. A Polícia Civil disse que ele vai responder pelo crime de feminicídio.

Blog do Ney Lima