quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Criação de municípios

Francisco Escórcio (PMDB-MA) defende derrubada do veto.

Como um dos maiores entusiastas da Câmara dos Deputados na luta pela criação de novos municípios, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), em discurso na tribuna, disse que há uma grande incoerência no país ao comparar a quantidade de municípios nos estados das regiões Sul e Sudeste com relação ao Nordeste e Norte brasileiro.

“Minas Gerais, todo mundo sabe que é grande, tem 853 municípios. São Paulo tem 645 municípios. Rio Grande do Sul tem 496 municípios. O Paraná, que é quase a metade do meu estado, tem 399 municípios. Olha só a comparação e veja se nós não temos que acabar com essas desigualdades regionais. Veja que é muito acentuada a questão territorial. Nós temos um vácuo de poder. No Pará tem 143 municípios, que é grande. No meu querido Maranhão, que é grande, nós temos 217 municípios. No Amazonas, que é enorme, nós temos 62 municípios”, destacou o parlamentar.

Chiquinho Escórcio cobrou critérios para a criação de novos municípios e afirmou que os municípios emancipados não trouxeram prejuízos ao Brasil ou arrependimentos por parte da população.

“Nenhum dos senhores poderão dizer que a criação do Mato Grosso do Sul prejudicou o Brasil, que a criação do Tocantins prejudicou o Brasil. Na minha terra não tem um município que foi emancipado que tenha tido o arrependimento de ter essa emancipação”, disse.

Escórcio garantiu que, mesmo sendo da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff, não vai recuar.

“Que me perdoe a presidente Dilma, porque os seus interlocutores nesta Casa não pouparam a senhora. E eu vou declarar o meu voto, eu sou a favor da derrubada deste veto em prol dos municípios mais atrasados desse Brasil”, afirmou.

Por: Alberes Xavier

Capital do Jeans registra mais um homicídio.

TORITAMA: A Capital do Jeans registrou no inicio da noite de hoje (29) no loteamento Gold Square, quando o jovem Josivaldo Matias dos Santos, de 19 anos, conhecido por Marreta, foi alvejado quando transitava com sua moto YBR da Yamaha placa KHP-8338, de Toritama. Segundo informações os tiros foram desferidos por uma dupla que vinha em outra moto e ao encostarem já foram disparando contra a vítima que perdeu o controle da moto e já tombou sem vida no local e uma outra pessoa que estava com ele na moto saiu ferida após a queda. O crime aconteceu por volta das 17h50. A Polícia Militar esteve isolando a área até a chegada da Polícia Civil que fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML. (Dos Blogs Folha da Cidade e Toritama Informa)






Corpo de professor é encontrado em decomposição em matagal.



GARANHUNS: Foi localizado no final da tarde desta quarta-feira (29), no sítio Aguazinha, município de Garanhuns, o corpo do professor de Educação Física, Edelson Cruz de Lima, de 55 anos, que trabalhava no Sesc/Garanhuns como Coordenador de Esportes. Devido ao avançado estado de decomposição que o corpo apresenta a polícia civil ainda não confirmou se realmente é o professor Edelson, mas familiares e amigos que estiveram no local reconheceram o corpo. Um óculo semelhante ao que o professor usava foi encontrado próximo do corpo, um par de sandálias também estava ao lado.

O corpo do professor estava dentro de um matagal em local de difícil acesso, com as mãos amarradas em cima do abdômen, por uma corda, de camisa e cueca. Não foi possível identificar como ele foi morto, possivelmente pancadas, por apresentar hematomas pelo corpo, mas não se pode descartas a possibilidade de disparos de arma de fogo. O corpo foi encaminhado para o IML de Recife para ser esclarecida a causa da morte.



O cadáver foi localizado por moradores do local que procuravam seus animais que haviam desaparecido, quando sentiram um forte odor vindo de dentro do mato, os mesmo foram verificar e perceberam que era um corpo. A Delegada Drª Débora Bandeira, de plantão na 18ª DESEC, foi ao local juntamente com sua equipe e realizou o levantamento cadavérico. Policiais militares e efetivo do IML também estiveram no local. A Polícia Civil já havia confirmado na tarde de terça-feira (29), que o carro modelo Polo hatch preto encontrado queimado no sítio Varzinha, na zona rural de Angelim, era mesmo o carro do professor. (Por Blog Agreste Violento / o Povo com a Notícia))

Nildo da Empoeiras confirma afastamento do grupo de situação.



Nesta terça-feira estive conversando com Nildo da Empoeiras. Nildo que foi candidato na ultima eleição pelo grupo de situação sendo filiado ao (PMDB). Foi perguntado a Nildo como ele estava vendo politicamente este novo pleito que está por vim, o mesmo nos passou que está sem vinculo nenhum, nem esta com lado A e nem com o lado B, apenas está seguindo seu rumo político.



Segundo Nildo, já esteve em conversa com o pré-candidato a deputado federal Eduardo da Fonte (PP), e o pré-candidato a deputado estadual, Toinho do Pará (PHS), mais ainda não tem nada de concreto sobre este fechamento, o que tudo indica é que será os mesmos candidatos de Michael Performance e Junior de Marilene, que também foram candidatos a vereador só que do lado da oposição.

Como o vice-prefeito Luzimário falou em uma entrevista nesta ultima sexta-feira na radio Jataúba FM que ele teria sido praticamente expulso do grupo do atual prefeito Antônio de Roque, com Nildo não foi diferente, ele nos passou que: não teve chance alguma, viu que estava sendo escanteado, como se não tivesse força politica nenhuma, ai resolveu se afastar do grupo.



Uma das coisas que Nildo contou com ironia, foi que na época da eleição como todo candidato manda fazer suas musicas para serem tocas, e cair na boca do eleitorado assim ele fez, mandou fazer a sua musica e mandou uma determinada pessoa sair pela rua tocando ou seja fazendo sua propaganda, até ai tudo bem, o estranho foi o candidato a prefeito o Sr. Antônio de Roque parar o carro e pedir que desligasse a musica, mais eu estava vendo que a do filho dele podia tocar.



Segundo Nildo uma letra debochada “Mais trabalhado do que eu só papai”, ai vi que era uma coisa que não tinha logica. Ser candidato, ajudar eleger um prefeito e não ter nada em troca.

Para finalizar as ultimas palavras de Nildo para o blog foram essas, “cansei de estar andando atrás de quem não agradece, já dei o que tinha que dar, sei que tenho meus votos, não são muitos mais são dignos de minha pessoa, assim vou seguindo em frente com meu trabalho. O que for de melhor pra nosso povo e minha Jataúba estarei pronto para ajudar de todo coração”.

Escrito Por Collar Blog Jataúba News

Vem ai amigos mais um aumento em nossas contas que não são poucas!!! desta vez vai ser na conta D´água. `


O aumento da conta de água será definido na próxima semana pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Ela vai realizar uma audiência pública na próxima sexta-feira, às 9 horas, no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, para apresentar ao público a metodologia usada no cálculo do reajuste a ser cobrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O último aumento da conta de água entrou em vigor no dia 18 de fevereiro do ano passado. Em 2013, a Arpe definiu um reajuste médio de 7,98% para a conta de água. No entanto, esse percentual foi alterado, porque a Compesa passou a pagar menos na conta de energia devido a uma decisão do governo federal que entrou em vigor em janeiro de 2013. Essa diminuição do custo foi repassada ao consumidor, que ficou com um aumento (também médio) de 5,19%.

Os consumidores que quiserem saber mais informações sobre o aumento poderão encontrá-las no site da Arpe (www.arpe.pe.gov.br). Até 48 horas antes da audiência, a agência vai colocar no site a metodologia usada no cálculo do reajuste assim como o percentual defendido pela Arpe.  (Continua...)

A data da audiência pública foi publicada no Diário Oficial do último sábado. A finalidade do evento é colher informações que podem contribuir para definir o aumento da conta de água. É por isso que o reajuste é definido depois de uma análise feito pelos técnicos da Arpe.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o diretor de Regulação Econômica-financeira da Arpe, Hélio Lopes, não quiseram explicar à reportagem do Jornal do Commercio detalhes sobre o aumento, apesar de ser um serviço prestado por uma estatal e definido pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), ligada ao governo do Estado.
As principais despesas da Compesa são a folha de pagamento dos funcionários, os serviços de terceiros e a energia elétrica. A folha saiu de R$ 258 milhões em 2013 e deve chegar a um valor estimado de R$ 306 milhões em 2014, de acordo com informações da estatal.

Ainda em relação aos números previstos para 2014, a estatal estima ter uma redução nos gastos com energia e serviços de terceiros, quando comparados com 2013. A redução na conta de luz vai ocorrer em função de um programa de eficiência energética adotado pela estatal.
Fonte: Jornal do Commercio

Candidatura de Aécio será lançada em março



O senador Aécio Neves (PSDB-MG) planeja lançar sua candidatura à Presidência da República no final de março, em São Paulo.

O evento sucederia uma série de eventos pelo interior só Estado, nas quais o senador pretende “se apresentar” ao eleitorado. Ele já tem participação confirmada em encontros do PSDB em Araçatuba, São Carlos e Santos.

Para definir a data, Aécio deve consultar o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo é um dos principais desafios políticos de Aécio, não só pelo número de eleitores, mas por ser o berço de alguns de seus rivais internos, como o ex-governador José Serra.

As constantes visitas ao Estado ainda visam assegurar o empenho do grupo de Alckmin em sua campanha. O governador, que disputará a reeleição, tem relação amistosa com a presidente Dilma Rousseff (PT) e corteja o PSB de Eduardo Campos, os principais adversários do mineiro na corrida presidencial.

“A ideia é que até o fim de março nós façamos, ainda que oficiosamente, o lançamento da candidatura do PSDB, em São Paulo”, disse ontem o senador, após evento em memória do Holocausto, no Palácio dos Bandeirantes. “Nós temos que alugar um apartamento para o Aécio, que está vindo muito para cá”, brincou Alckmin.

No evento de ontem, Aécio e Serra se encontraram publicamente pela primeira vez desde que o ex-governador anunciou abrir mão de ser candidato a presidente. “Confesso que eu estava com saudades”, disse Aécio aos risos.

Polícia prende acusado de 3 homicídios



CARUARU: O cabo Albuquerque e os soldados Luciano e Mikaele da equipe Malhas da Lei de Caruaru com o apoio do NIA, prenderam na manhã desta terça-feira (28), o ex-presidiário Emerson Florêncio da Silva, vulgoNeném, de 26 anos, que mora na Rua Santa Rosa. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38 sem munições, 70 gramas de maconha prensada e a importância de 20 reais.

Há uns 15 dias a PM estava com as atenções voltadas para o bairro Santa Rosa, pois no final do ano passado dois assassinatos ocorreram na área, um na Pedra do Pitoco, vitimando um jovem identificado por Cabeça(RELEMBRE O CRIME AQUI) e numa rua próxima, tendo como vítima um garçom e de acordo com moradores da área, os dois assassinatos foram praticados pelo acusado que é traficante e abastece a localidade com drogas. Segundo os moradores neném matou cabeça por uma disputa de ponto de vendas de drogas e o garçom foi assassinado porque o mesmo presenciou um assassinato praticado pelo acusado dentro de uma churrascaria na Avenida Brasil, no bairro São João da Escócia em 2011.

De acordo com informações do cabo Albuquerque, o efetivo obteve informações de onde o acusado morava e manhã de ontem (28) foi feeito um cerco a casa dele que, ao perceber a presença da PM escondeu o revolver e a droga e tentou fugir pelos fundos para ter acesso a casa da mãe que mora vizinho, mais foi impedido pelo policiamento que o detiveram no local.

Apresentado no plantão da Delegacia Regional, o acusado foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e recolhido ao presídio de Caruaru. (Por Blog do Adielson Galvão).

Decretada a prisão de 5 dos 10 vereadores citados na Operação Ponto Final em Caruaru


O juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Caruaru, Pierre Souto Maior, voltou a decretar nesta quarta-feira (29) a prisão preventiva de cinco dos dez vereadores citados na Operação Ponto Final, da Polícia Civil, que investiga indícios de cobrança de propina pelos parlamentares à gestão comandada pelo prefeito do município, José Queiroz (PDT). Val das Rendeiras (PROS) e Evandro Silva (PMDB, inclusive, já detidos. Na sequência, o magistrado também solicitou a detenção dos parlamentares Neto (PMN), Val (DEM) e pastor Jadiel Nascimento (PROS). Eles estão sendo procurados pela polícia neste momento.

As prisões preventivas teriam sido expedidas após a suposta apresentação de novos elementos pela Polícia Civil, que teria aberto uma segunda etapa da Operação ponto Final, baseada na CPI do CGU. A busca pelos vereadores está sendo realizada pela Gerência de Polícia do Agreste I. As informações foram repassadas pelo delegado Erick Lessa, que está à frente das investigações.

TRAGÉDIA: Duas crianças morrem afogadas em barragem


BOM JARDIM: A equipe de Corpo de Bombeiros de Pernambuco, encontrou os corpos das crianças que haviam morrido afogadas ontem (28) quando tomavam banho na barragem de Pedra Fina, área rural de Bom Jardim (ASSISTA VÍDEO DO RESGATE AQUI) . Os corpos dos menores Guilherme Tinin da Silva (12 anos) e Thiago Tinin da Silva (13 anos), vítimas de afogamento ocorrido na tarde de ontem.

Segundo informou o pai dos garotos, Eronildo Farias da Silva, eles saíram de casa por volta das 7 horas e disseram à mãe, Irene das Graças, que iriam à casa dos avós maternos, que residem às margens da citada barragem. Segundo relatou um agricultor que estava no local, a tragédia aconteceu por volta das 3 da tarde, quando um dos garotos tentou salvar o outro que gritava por socorro, quando também acabou se afogando.

O caso está sendo acompanhando pelas polícias Civil e Militar, com representações em Bom Jardim. Após os procedimentos de resgate, os corpos foram encaminhados ao IML , em Recife e depois de liberados haverá o sepultamento no cemitério do Bom Jardim. (FONTE: Blog do Dimas Santos / Blog Bom Jardim Notícias).






Piso salarial dos professores tem reajuste de 8,32%




O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira (29), oficialmente, o reajuste do piso salarial do magistério. O valor, que é reajustado anualmente, como determina a Lei do Piso (Lei 11.738/2008), aumentará 8,32%, chegando a R$ 1.697.

Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do ano passado, em relação a piso de 2012. O valor é a remuneração mínima do professor de nível médio com jornada de 40 horas semanais.
O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro de 2013, passou para R$ 1.567. O maior reajuste foi o de 2012: 22,22%.

Além do valor do salário, a lei trata das condições de trabalho, estipulando, por exemplo, jornada de no máximo dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os alunos.

Fonte: Agência Brasil

Vacinação contra vírus HPV começa em 10 de março no SUS


O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir de 10 de março de 2014 para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.

A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o ministério. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa faixa etária foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

"Além disso, na grande média da população brasileira, meninas nessa idade ainda não tiveram início da atividade sexual, que é quando essas futuras mulheres estarão sob risco do vírus HPV. Então, estamos garantindo proteção para quando essas meninas tiverem vida sexual ativa", explicou Padilha.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados Da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, a vacina que será usada pelo SUS tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. A imunização, porém, é preventiva e não dispensa o uso de camisinha durante a relação sexual.

"A vacinação contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero. Não é terapêutica, portanto, deve ser recomendada como uma medida preventiva, e não curativa. A vacina não substitui a realização do exame preventivo [papanicolau] nem o uso de preservativos", disse Carla.

Vacinação nas escolas
Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. O Ministério da Saúde vai orientar as secretarias estaduais e municipais para que tracem suas estratégias de imunização no ambiente escolar.

"O Ministério da Saúde estimula as secretarias a fazer uma grande campanha de vacinação durante o período de aplicação da primeira dose dentro das escolas públicas e privadas", afirmou Padilha. "Caso o município ache interessante, a segunda dose também poderá ser aplicada na escola", completou o ministro.


Fonte: G1