Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Deputado Ricardo Teobaldo (PTN) reafirma apoio a pré-candidatura de Chico de Irineu


Na tarde desta quinta-feira 9 quem participou por telefone do programa Debate Livre que vai ao ar pela Rádio Jataúba FM foi o Deputado Federal Ricardo Teobaldo (PTN), na ocasião o deputado falou sobre emendas parlamentares colocadas pelo mesmo para a cidade de Jataúba, frisou a importância do ex-deputado José Augusto Maia para a região e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho Zé em busca de melhorias para o Polo de Confecções.

Teobaldo disse que destinou emendas no valor de R$ 400 mil reais para reforma e compra de equipamentos para postos de saúde no município, falou das emendas destinadas pelo ex-deputado Zé Augusto, e sobre a importância da instalação das câmeras de monitoramento no município e na região, ele ainda ressaltou que a segurança pública é um dever do Estado, porém disse que fará tudo o que tiver sobre o seu alcance para que a população não viva refém do medo.

O Deputado criticou a forma como o governo do estado vem conduzindo a questão segurança pública em Pernambuco, mas ressaltou que tá pronto pra contribuir porque não faz política pequena e sim para o povo, e criticou o programa Pacto pela Vida, “O pacto pela vida deveria se chamar, pacto pela morte”, frisou o deputado.

Com relação às eleições municipais de 2016, Teobaldo falou da importância do PTN na cidade através da pessoa do Vereador e pré-candidato a prefeito Chico de Irineu, e disse que já conversou com Zé Augusto e no período do recesso parlamentar em junho ou julho estará na cidade para discutir as necessidades do município, bem como a conjuntura política para as eleições de outubro e que dará todas as condições necessárias para a candidatura de Chico de Irineu e Furibinha.

Questionado sobre se o seu alinhamento com o Senador Armando Monteiro (PTB) poderia interferir no processo de definição dos candidatos, ele foi enfático e disse que uma coisa não tem nada a ver com a outra, Teobaldo disse que nas cidades onde puder alinhar PTN e PTB isso será feito, porém, nas cidades onde isso não for possível cada um segue o seu projeto, e que isso não interfere em nada no alinhamento dos partidos a nível estadual.

J. Silva / Agreste No Ar


Feira livre de Jataúba


Uma das imagens mais marcantes de nossa terra é a nossa tradicional “feira livre” que se realiza semanalmente todas as sextas-feiras pelas ruas de nossa amada Jataúba. Antes mesmo da conquista de nossa emancipação política, a feira jataubense já era bastante comentada pelas redondezas. Segundo a história, Jataúba só se originou, por causa da pequena feira realizada as sombras do pé de Jatobá, que existia as margens de um rio nesta região. 


Com o aumento do fluxo de pessoas atraídas por esta pequena feira, foi que começaram a chegar os primeiros moradores da terra, os quais usufruíam das mercadorias trazidas por estes feirantes que vinham do Jacu, na época, também pertencente ao Município do Brejo. Antigamente, os produtos mais comercializados eram: o capim, a rapadura, as cordas, as redes, entre outros. Desta forma, os primeiros moradores e também compradores, foram as famílias: “Nário”, “Farias”; “Andrezas”; “Jenus”; “Andrades” e “Victorio”.


A feira, que deu início ao vilarejo há mais de 100 anos atrás, com o passar do tempo também foi crescendo no tamanho e na variedade, mais que proporcionalmente em relação à quantidade de habitantes do lugar. Atualmente, a feira de Jataúba é considerada a terceira maior feira livre do País, perdendo somente para feira de Currais Novos, no Rio Grande do Norte e a feira da cidade de Feira de Santana, na Bahia (Levando em consideração, é claro, a quantidade de habitantes de cada lugar). Também devido a proximidade com as áreas de criação de gado dos sertões da Paraíba, Jataúba sempre foi chamada de “Boca do Sertão”, realizando-se semanalmente a feira de gado e bode, segundo a história, maior razão do crescimento do lugar, a qual se realiza de manhãzinha no bairro Boa vista, perto do Matadouro. Só de imaginar que tudo começou com a comercialização de Capim Seco, destinada aos almocreves, é surpreendente ter chegado aonde chegou. 


De certa forma, todos se admiram quando vêem um lugar consideravelmente pequeno, possuir uma feira tão vasta e variada. O atrativo que ela provoca nos compradores e comerciantes, não só do próprio lugar, mas, de cidades circunvizinhas e também distantes, é de deixar qualquer um boquiaberto. Um dos motivos que ajudaram consideravelmente na Emancipação Política de Jataúba foi a feira em foco. Hoje, além da necessidade consumista dos jataubenses, a feira é também um ponto de encontro e reencontro semanal, seja ela entre amigos, de cunho familiar ou profissional. Praticamente um patrimônio nosso, muitas famílias jataubenses sobrevivem somente daquilo que vendem nos dias de sexta, o que representa uma economia parcialmente sustentável para o município. Veja a humilde fala de um ancião Jataubense a respeito da nossa atual feira livre: “O povo da minha família que mora longe gosta demais desse lugar... Quando falo da feira, eles enchem a boca d’água e lembram do nosso famoso caldo de cana, pastel de feira e também da cocada de buga... Toda semana a feira se mostra cada vez mais forte... É um bonito retrato da nossa terra”.





Fonte Turismo e Cultura de Jataúba


Mala da Solar para comemorar aniversário de Joselito Pedro supera expectativas e aumenta seu cacife político


No que depender do sucesso da festa de aniversário promovida pelo ex-secretário de Educação e atual gestor de Articulação Governamental Joselito Pedro ontem à noite, a montagem da chapa majoritária de Situação em Santa Cruz do Capibaribe está definida.

O evento aconteceu na chamada “Mala da Solar”, que está para o grupo Boca-Preta como a “Mala da 29” está para o grupo Taboquinha, ou seja: um local onde militantes políticos se encontram para bater papo ou realizar pequenos eventos.

Às 21h30min o público estimado da festa de Joselito era de cerca de duas mil pessoas, um número expressivo, mesmo considerando que parte das pessoas possam ter sido atraídas pelo show gratuito do cantor Jean Araújo e Mandacaru Capibaribe.

A cor azul, predominante entre os que foram à “Mala da Solar”, indica que a motivação principal do comparecimento do público foi política.


Sem nenhuma experiência eleitoral, embora sendo um histórico e ativo apoiador das campanhas do grupo governista, o ex-secretário vem buscando ostensivamente os flashes e holofotes, desde que o seu nome foi colocado pela imprensa local como um dos favoritos a ser o companheiro de chapa do prefeito Edson Vieira.

Com o aniversário comemorado publicamente, estrategicamente próximo do evento “Forró do Menino”, este promovido há vários anos por Edson Vieira, Joselito Pedro pode ter conseguido o impulso que faltava para sua estreia na política eleitoral.

Com informações da Central de Jornalismo Comunidade FM



Número de homicídios cresceram quase 2% em Pernambuco no mês de Maio


Pernambuco registrou novo aumento da violência. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas no último mês de maio. 

Um aumento de 1,91% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 313 mortes. Em apenas cinco meses, o Estado já registrou 1.731 homicídios, sendo 111 a mais que no ano passado.
Apesar dos esforços, o programa de segurança Pacto pela Vida não consegue reagir. 

E não só os números de assassinatos cresceram nos últimos meses. A criminalidade, em geral, vem avançando. Os assaltos a ônibus e aos estabelecimentos comerciais são a maior prova disso.

A desmotivação dos profissionais de segurança é outro fator que tem efeito direto no Pacto pela Vida, como este blog já denunciou. 

A constante troca de delegacias, anunciada sem negociação, segundo eles, é arbitrária e vem trazendo prejuízos para as investigações em andamento. Há profissionais que em um período de aproximadamente um ano já trocaram de endereço pelo menos três vezes.

No mês passado, o delegado federal Alexandre Lucena assumiu como secretário executivo de Defesa Social. O reforço aconteceu após a saída de Rodrigo Bastos, também delegado federal, que pediu exoneração do cargo alegando motivos pessoais. Em seu discurso de posse, Lucena afirmou que vai contribuir com a redução da violência e com uma sociedade mais pacífica. 

Lucena está trabalhando junto ao titular da pasta, Alessandro Carvalho.


Informações Agreste Violento


Ônibus capota e 19 pessoas morrem


Mais duas pessoas morreram em consequência do acidente com o ônibus que capotou na Rodovia Mogi-Bertioga, no fim da noite dessa quarta-feira (8), elevando para 18 o total de mortos. Elas tinham recebido os primeiros socorros no Hospital de Bertioga e foram depois transferidas para o Hospital Santo Amaro, no Guarujá, onde, segundo a instituição, chegaram seis feridos, dos quais dois não resistiram aos ferimentos.

O Hospital de Bertioga informou que dos oito feridos atendidos na unidade, um chegou morto e cinco foram transferidos para o Hospital Santo Amaro e para a Santa Casa de Santos. Quinze morreram no local do acidente. O número oficial de feridos ainda está sendo apurado, mas as primeiras informações do Corpo de Bombeiros indicam um total de 18. O ônibus fretado transportava 46 estudantes secundaristas e universitários para a cidade de São Sebastião.
A prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, informou que será feito um velório coletivo no Ginásio Municipal de Boiçucanga. Também colocou à disposição um veículo, que sairá às 11h30 do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Boiçuicanga, para levar os parentes das vítimas que ainda não conseguiram ir ao Instituto Médico-Legal (IML) do Guarujá. O endereço do Cras é Rua Sargento Filisbino da Silva, número 200.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), a Superintendência da Polícia Técnico-Científica enviou uma força-tarefa ao IML do Guarujá, para onde foram levadas as vítimas do acidente . Seguiram para o local, três médicos legistas, dois fotógrafos e três assistentes de necropsia de São Paulo. Outros reforços estariam sendo enviados pelo núcleo de Santos. Médicos legistas do Guarujá que estavam de folga voltarão ao trabalho. A intenção é agilizar o trabalho de identificação das vítimas para amenizar o sofrimento dos parentes.

Informações Folha de PE


Faça valer sua opinião, vote nesta enquete indicando quem seria o melhor nome para vice de Antônio de Roque.

Após prisão, marchinha do Japonês da Federal ganha versão "atualizada"

ABRE-02

Hit do último Carnaval, a marchinha que homenageava o agente federal Newton Ishii, mais conhecido como Japonês da Federal, acaba de ganhar uma nova versão. A música – que virou camiseta e até máscara – agora tem versos que mencionam a prisão do agente por facilitação de contrabando nesta quarta (8).

Ao invés de “Aí meu Deus, me dei mal/Bateu à minha porta/O Japonês da Federal!”, o grupo canta:

Aí meu Deus

Se deu mal

Foi preso em Curitiba

O Japonês da Federal!

A nova música ainda lembra que em tempos de sucesso, o agente “acordava o povo no susto. Raiava o dia já era xadrez” em substituição às frases “Dormia o sono dos justos/Raiava o dia era quase seis/Mas agora o japonês foi enquadrado e agora ele está em cana lá no Paraná”.

Ouça:

A letra que ajudou a popularizar a figura do homem que cumpria os mandados de prisão da Lava Jato foi atualizada pelos mesmos compositores que assinaram a versão original. Batizado ‘Marcheiros’, o grupo formado pelos compositores Thiago de Souza, Dani Battistonni, Jabolinha, Gustavo Moscardini e Tigrão é especialista em satirizar a política brasileira nas músicas.

MSN



Trabalho com seriedade e garantia.