Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 13 de junho de 2021

Pernambuco reduz homicídios pelo quinto mês seguido

Reunião do Pacto pela Vida, que avaliou as estatísticas de maio de 2021, foi conduzida pelo governador Paulo Câmara.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI.

O governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (10.06), na sede da Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag), a primeira reunião do Pacto pela Vida do mês. As estatísticas analisadas apontam, preliminarmente, para uma redução de 16% dos homicídios em maio de 2021, no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Esse foi o maio com menos mortes dos últimos sete anos, acima apenas do mês correlato de 2013. Em 2021, já são cinco meses consecutivos de diminuição dos crimes contra a vida. O detalhamento e os recortes de dados criminais serão divulgados no próximo dia 15.

“Os números de maio foram importantes, com a redução de 16% nos homicídios e a reafirmação da necessidade de avançarmos mais no combate à criminalidade. A reunião contou com a participação do novo comandante da Polícia e do secretário Humberto Freire, todos imbuídos em fazer com que o Pacto pela Vida continue a ser uma política pública de combate à violência que melhore cada vez mais a garantia do ir e vir das pessoas e que tenhamos paz no nosso território”, observou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, ressaltou que mesmo em um ano no qual ainda tem sido preciso lidar com os desafios da pandemia e suas consequências na segurança pública, o Estado vem alcançando índices positivos similares aos de sete ou oito anos atrás, período de melhores resultados na linha do tempo do Pacto pela Vida. “Seguimos firmes nos propósitos e ações de prevenir e combater a violência, salvar vidas e proteger a população”, reforçou.

A reunião do Pacto pela Vida contou ainda com a presença da vice-governadora Luciana Santos; dos secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); do comandante da Polícia Militar, coronel José Roberto de Santana; do chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e da gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos.

Blog Merece Destaque 

Casos pediátricos de Covid-19 começam a gerar preocupação

Getty Imagens.

Fora do chamado grupo de risco no primeiro ano da pandemia, e, por consequência, também fora dos testes para a maioria das vacinas desenvolvidas até o momento, casos pediátricos e óbitos por coronavírus começam a chamar a atenção em todo o mundo.

Atualmente, o Brasil é o 2º país no ranking de óbitos de crianças por covid-19. Até o meio de maio, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) 948 crianças de 0 a 9 anos haviam morrido em decorrência do coronavírus – 32 a cada um milhão de crianças. Esse número nos coloca atrás somente do Peru, onde a relação está de 41 por milhão. Segundo a mesma entidade, em março e abril de 2021 (considerados os dois piores meses no país desde o início da pandemia), hospitais do Brasil todo registraram mais de 23 mil novas internações de pacientes pediátricos.

Em paralelo, a China acaba de anunciar a aprovação do uso emergencial da Coronavac em crianças e jovens entre 3 e 17 anos. Considerando ainda o fato de que, no Brasil, os grupos de risco de infecção e óbito pela doença vêm reunindo pessoas cada vez mais jovens – muito em razão da evolução do processo de vacinação dos idosos – o entendimento de que crianças e adolescentes teriam menores riscos de complicações cai por terra e começa a preocupar pais e especialistas.