Nesta sexta-feira, 04 de abril, a Câmara de Vereadores de Jataúba realizou mais uma sessão ordinária, onde o tema central foi a causa animal, especialmente após um incidente preocupante em que uma criança foi atacada por um cachorro de rua na noite anterior. Além disso, os vereadores também discutiram a necessidade de salários justos para professores e agentes de saúde.

O vereador Diego do Riacho do Meio abriu a sessão comentando sobre o ataque à criança. "Eu vim em uma matéria um caso que me chamou atenção, onde um cachorro atacou uma criança aqui na cidade. E essa foi uma questão que nos batemos na tecla na última reunião, e infelizmente aconteceu que essa criança acabou sendo ferida por um destes animais", disse Diego. Ele também cobrou a conclusão de obras de calçamento na Vila do Jundiá, que estão paradas, prejudicando os moradores. "Eu estive na Vila do Jundiá e comprovei a situação da rua, e vi que o calçamento parou mesmo no meio da rua. Eu cobro da prefeita e da empresa que termine esses trabalhos", frisou.

O vereador Civam da Serra também se manifestou sobre o ataque e a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). "Eu vi a situação que a criança foi atacada por um cachorro, e isso é lamentável. A criança vai passar por um processo e tomar vacina contra a raiva", lamentou. Civam destacou a importância de valorizar os ACS, que, segundo ele, realizam o mesmo trabalho que os efetivos, mas recebem salários inferiores. "Por que um ganha mais que o outro?", questionou.
A vereadora Josilene apoiou as palavras de Civam e também abordou a situação dos professores contratados, que recebem salários baixos. "Civam, você foi muito feliz em suas palavras. Isso abre uma brecha muito grande na educação, porque sabemos que muitos professores executam o mesmo serviço e estão precisando de reconhecimento", afirmou. Ela ainda cobrou a presença da prefeita na prefeitura, ressaltando que a população está em busca de atendimento.
O vereador Paulo Floriano falou sobre a necessidade de um local apropriado para abrigar os cães de rua. "Sobre a questão dos animais, eu acredito que só vai ter jeito quando arrumar um local para colocá-los. Aqui na rua velha é difícil de passar, pois eles ficam querendo atacar as pessoas", disse Paulo.
O vereador Junior do Riacho do Meio apresentou um projeto verbal para sinalizar as entradas vicinais do município, destacando a importância de conscientizar a população sobre a adoção responsável de animais. "É lamentável o que aconteceu com a criança. Nós, vereadores e a prefeita, temos que tomar uma atitude", afirmou Junior. Seu projeto foi aprovado por unanimidade.
A vereadora Carlinha enfatizou a necessidade de ações concretas para resolver a questão dos ataques de cães, para a vereadora esse assunto tem sido muito comentado e nada tem sido solucionado. "Estamos toda semana discutindo o mesmo assunto e não estamos resolvendo. Temos que sair daqui com um plano já em mãos para ser executado", Disse
Por fim, o vereador Chico de Irineu expressou solidariedade à família da criança atacada e reforçou a importância de encontrar uma solução para o grande número de cães soltos na cidade. "Temos que nos reunir com a prefeita para que ela possa encontrar um espaço para colocar estes animais e fazer o processo de castração", concluiu.
A sessão foi marcada por um forte apelo à ação conjunta dos vereadores e da prefeitura para resolver as questões levantadas, tanto em relação à causa animal quanto à valorização dos profissionais da saúde e da educação.
Blog Jataúba News