Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Governo zera imposto de medicamento para atrofia muscular espinhal

Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (11), por meio de redes sociais, que medicamento para atrofia muscular espinhal terá a alíquota do Imposto de Importação zerada. No entanto, o nome da medicação não foi detalhado.

PUBLICIDADE

“O governo zera Imposto de Importação de medicamento para Atrofia Muscular Espinhal, que paralisa até o corpo todo. A medida beneficia crianças de até 2 anos portadoras da doença. A desoneração do medicamento, um dos mais caros do mundo, trará nova esperança às crianças portadoras”, diz a mensagem postada pelo presidente no Twitter.

Seundo o Ministério da Saúde, a atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas. 

Até o momento, não há cura para a doença.

Garoto encontra dedo humano em esfiha de restaurante em SP

Funcionário sofreu acidente dentro do restaurante dias antes do ocorridoReprodução/Record TV

Um pedaço de dedo humano foi encontrado dentro de uma esfiha por uma família, que pediu comida por delivery de um restaurante da zona norte de São Paulo, neste sábado (11).

Um menino, de 14 anos, mordeu um pedaço da esfiha e tirou o pedaço do dedo de dentro da boca. Seus pais chamaram a polícia e foram junto com os agentes até o estabelecimento onde haviam feito o pedido.

Ao chegarem no local, o dono do estabelecimento esclareceu o ocorrido. De acordo com ele, um dos funcionários havia sofrido um acidente e cortou a ponta de um dos dedos dentro na esfiharia, na quinta-feira (9).

Contatada, a delegacia responsável não deu mais detalhes sobre o caso.

Do R7

Pernambuco tem 51.095 pessoas recuperadas do novo coronavírus

Santa Catarina confirma 43.031 casos e 497 mortes por Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (13), 431 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 315 (73%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 116 (27%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Pernambuco totaliza 72.901 casos já confirmados, sendo 21.203 graves e 51.698 leves.

Além disso, o boletim de hoje registra um total de 51.095 pessoas recuperadas da doença. Desse total, 10.661 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 40.434 casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 181 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países.

Foram confirmados, no boletim desta segunda, 57 óbitos, sendo 40 do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Com isso, o estado totaliza 5.652 mortes pela doença. As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 7 de abril e 12 de julho. Do total de mortes do informe de hoje, 39 (68%) ocorreram de 7 de abril a 9 de julho. As outras 18 (32%) ocorreram nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 19 e 91 anos. As faixas etárias eram: 10 a 19 (1), 30 a 39 (1), 40 a 49 (2), 50 a 59 (10), 60 a 69 (13), 70 a 79 (16), 80 anos ou mais (14).

Os óbitos confirmados neste boletim são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (1), Agrestina (3), Água Preta (1), Araripina (1), Barreiros (1), Bezerros (1), Bonito (1), Cabo de Santo Agostinho (3), Camaragibe (4), Caruaru (1), Gravatá (1), Igarassu (2), Ipubi (1), Jaboatão dos Guararapes (9), Macaparana (1), Olinda (6), Paudalho (2), Paulista (5), Recife (6), Santa Cruz do Capibaribe (3), São Lourenço da Mata (2), Surubim (1) e Toritama (1).

Dos 57 pacientes que morreram pela Covid-19, 43 apresentavam comorbidades confirmadas, como hipertensão (30), diabetes (21), doença cardiovascular (21), doença renal (6), obesidade (4), câncer (3), doença respiratória (2), epilepsia (1), doença neurológica (1), doença pulmonar (1), anorexia (1), tabagismo (1), doença de Parkinson (1) e imunossupressão (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Quatro não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

Entre os profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 17.207 casos foram confirmados e 22.593 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública - estadual e municipal - ou privada. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.


Em Jataúba casos da Covid-19 teve 01 cura e foram detectados mais 08 novos casos nas últimas 24 horas


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta segunda-feira (13-07), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 08 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 06 mulheres (19, 20, 44, 59, 69 e 79 anos de idade) e 02 homens (67 e 98 anos de idade), 01 paciente teve a cura confirmada e 11 casos suspeitos foram descartados. Dos casos confirmados no dia de hoje, foram 03 da área urbana e 05 da área rural.


O município tem atualmente 57 pacientes com a covid-19; Destes, 50 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e 05 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 02 pacientes internados no anexo covid (leitos de retaguarda no município).


O Município confirmou até hoje, 165 casos da doença, com 103 recuperados e 05 óbitos;

Em relação às Síndromes Gripais, 03 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 62 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.


Secretaria Municipal de Saúde

Jataúba - Após muitas polêmicas e confusão, a mesa diretora da Câmara de Vereadores, doa dois veículos para o poder executivo municipal.

Foto: Blog do França

Após muitas polêmicas e confusão, a mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Jataúba, resolveu doar dois veículos para o poder executivo municipal. Esses veículos tem sido pivô de discussões e debates onde o presidente Paulo Floriano, prometeu fazer a doação de um desses carros para a Guarda Municipal, depois da aquisição de um terceiro veículo para a câmara.

Recentemente a Guarda Municipal deixou de receber viaturas do governo federal, por não atender alguns requisitos básicos. Então, diante deste fato, a imprensa local e regional passou a cobrar incansavelmente que o carro que foi prometido pelo presidente da câmara, fosse repassado o mais rápido possível, pois a Guarda Municipal precisa com urgência de um veículo para realizar diligências.

Passados 60 dias de férias dos vereadores, as sessões ordinárias voltaram no último dia 01/07, na ocasião, a prefeitura enviou para a Câmara o Projeto de Lei 07/2020 que cria o cargo de Advogado Social. Na sessão do dia 09/07 foi apresentado o Projeto de Lei 05/2020, tal projeto autoriza a mesa diretora a doar os dois veículos automotores para o poder executivo municipal, ainda de acordo com o projeto, a mesa diretora sugere que um desses veículos seja doado a Guarda Municipal.

POLÍTICAxPANDEMIA – Mesmo em meio a pandemia, os grupos políticos de Jataúba não param. Pré-candidatos, correligionários e simpatizantes estão com todo o gás realizando visitas na zona rural. Segundo informações de um ‘carcará’, essas visitas “solitárias” têm gerado mal-estar e ciúmes em outros pré-candidatos dentro dos grupos pois, estariam adentrando redutos alheios.

FORA DO PÁREO – Desde muito tempo que em nossos comentários e colunas, alertávamos que candidatos poderiam levar o que chamamos de ‘banho de cuia’, fato que se concretizou. A jogada em tela é uma faca de dois gumes, pois o (a) pré-candidato/candidata está achando que está dentro do jogo, mas, na hora da preleção descobrirá que nem relacionado está.

POR UM TRIZ – É sabido por todos que o pedido de registro de candidaturas além de outras exigências, precisam ser assinados pelo respectivo dirigente partidário com jurisdição no município. Alguns partidos deram uma cochilada e por pouco não deixam o adversário com a faca e o queijo na mão. Ainda bem que acordaram a tempo se não, muita gente iria ficar de fora da disputa.

VAI CAIR FORA? – Os ânimos e as incertezas nos bastidores estão tão aflorados que tem pré-candidato querendo cair fora. Pesquisas internas têm afetado diretamente a tomada de decisões e os resultados não tem sido aquele esperado, pois, tem até vereador de mandato que nem se quer pontuou nestas pesquisas. Outro fator que tem contribuído para essa desistência é a falta de autonomia dentro do grupo. ‘Carta branca’ foi a condição imposta para não pular do barco.

Os meses de outubro e novembro tornaram-se meses de referência para campanhas da saúde da mulher e do homem, mundialmente conhecido com ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’. A coincidência das movimentações das eleições ocorrerem nesses meses, dará cara as chapas majoritárias dos dois principais grupos políticos de Jataúba?



Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Em Jataúba Templos e Igrejas já estão liberados para voltarem a cultuar a Deus



Está permitido a reabertura de igrejas e templos religiosos na cidade de Jataúba que fica no Agreste do Estado Pernambucano, desta forma, a cidade voltará reabrir após vários meses fechadas, devido a pandemia da Covid-19. 

Para reabrirem os espaços precisam seguir um protocolo com medidas preventivas, como o limite de 30% da capacidade de público e a adoção de um intervalo de no mínimo três horas entre as celebrações, tanto para evitar aglomerações quanto para garantir a higienização do ambiente. 

Nossa equipe entrou em contato com a equipe que estão a frente do combate ao Covid-19 e os mesmos nos passaram que já estão cadastrando todas as igrejas do município, para que possam passar todas as informações aos lideres. Vale ressaltar que este cadastramento é necessário para a prevenção de todos. 

Collar Blog Jataúba News