Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Diante os teste feitos no município, mais dois casos da Covid-19 são confirmados pela secretaria municipal de saúde




A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta sexta-feira (15/05), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 02 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 01 homem (44 anos de idade) e 01 mulher (28 anos de idade), vale ressaltar que esta mulher encontra-se em Caruaru cumprindo quarenta domiciliar pois o teste da mesma foi realizado naquele município.

Com a atualização, o município totaliza 26 casos da doença, sendo 24 pacientes em monitoramento, cumprindo quarentena domiciliar, 01 paciente internado em hospital de referência e 01 óbito pela Covid-19. Também foram descartados 03 casos suspeitos e 05 casos estão em investigação.

Ainda no município em relação as Síndromes Gripais, 17 pessoas encontram-se em monitoramento, já outras 39 pessoas concluíram o monitoramento e estão recuperadas.

Informamos que o boletim epidemiológico é atualizado diariamente as 18h e após esse horário, divulgado nas redes oficiais do município e encaminhado a imprensa para conhecimento de toda população. E mais uma vez orientamos as pessoas que fiquem em casa, infectados e não-infectados, só saia de casa se for de extrema necessidade e não esqueça do uso da máscara e higienização das mãos, a luta é de todos, juntos venceremos o vírus.


Secretaria Municipal de Saúde

Em breve o quartel do exército será formado no governo Bolsonaro: General Pazuello deve assumir secretaria-executiva da Saúde


Pazuello deve assumir posto de João GabbardoValter Campanato/Agência Brasil

O general Eduardo Pazuello está em tratativas com o presidente Jair Bolsonaro e deve ser anunciado para assumir a secretaria-executiva do ministério da Saúde no lugar de João Gabbardo.

Pazuello foi o coordenador da Operação Acolhida, em Boa Vista. Na ação, ele foi responsável pelo acolhimento e interiorização dos Venezuelanos que vinham para o Brasil.

PUBLICIDADE


Gabbardo chegou a ser cotado como um dos nomes para substituir Luiz Henrique Mandetta à frente da pasta, mas disse que deixaria a secretaria-executiva caso Mandetta fosse demitido. "Eu tenho um compromisso com o ministro Mandetta. Ele me convidou. O dia que ele sair, saio junto com ele", afirmou Gabbardo em coletiva no último dia 15.


Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus, Pazuello é natural do Rio de Janeiro e formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Em julho de 2014, ascendeu ao posto de General-de-Brigada e depois, em 2018, ao posto de General de Divisão.


No cargo de general, foi Assessor de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do Comando Logístico, Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército e Coordenador Logístico das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro.


Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo


O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:

· - o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.

· - o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica

· - detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.


Informações do G1

Jataúba não receberá viatura para a Guarda Municipal


Jataúba está fora da lista dos municípios que serão contemplados com viaturas para as Guardas Municipais. As viaturas são oriundas de emenda de Bancada dos deputados Federais de Pernambuco. Ao todo serão distribuídos 280 veículos para 54 municípios do estado.

Recentemente, noticiamos que a Guarda Civil Municipal de Jataúba receberia uma dessas viaturas por indicação do deputado federal Silvio Costa Filho (REPUBLICANOS), porém, na tarde desta quinta-feira (14), recebemos a notícia de que o município estava fora da lista dos municípios contemplados, por não atender alguns requisitos básicos, como por exemplo, possuir guardas efetivados.

Além da indicação de Silvio Costa Filho, obtivemos a informação de que o município poderia receber mais duas viaturas que seriam indicadas pelo ex-deputado Bruno Araújo (PSDB) e pelo deputado Ricardo Teobaldo (PODEMOS) mas, no apagar das luzes, o município não receberá nenhuma.

É público e notório que a Guarda Municipal de Jataúba desempenha um trabalho eficaz, e muita das vezes fazem mais do que as possibilidades lhes permitem. Falta uma estrutura adequada, falta equipamentos, falta quase tudo. Os veículos que a Guarda hoje dispõe são três motocicletas, que foram adquiridas recentemente pela prefeitura, porém é muito pouco. Outros veículos que foram doados por empresários passam mais tempo nas oficinas do que servindo a Guarda. Falta uma viatura para que os mesmos possam realizar as diligências na cidade e zona rural, não há possibilidade de conduzir um suspeito para averiguações sem um transporte adequado.

Há quase um ano, o presidente da câmara municipal, Paulo Floriano (MDB), disse que doaria um dos veículos da câmara para a Guarda Municipal, porém esse veículo ainda não foi doado e segue sem serventia para câmara e para a guarda, mas, serve para terceiros.

No dia 19 de junho de 2018 foi sancionada a Lei Municipal nº 652/2018 que dispõe sobre a criação da Guarda Civil Municipal. Alguns artigos desta lei dizem que: integram a estrutura da Guarda Municipal de Jataúba: Viaturas de administração e viaturas de segurança; veículo tipo moto; armamentos não letais; fardamentos entre outros. Além disso, a presente lei estabelece o número de 29 cargos para o quadro efetivo da Guarda.

Passados quase dois de sua criação e um concurso público em andamento, o fato é que muito ainda tem que ser feito para que a Guarda Municipal de Jataúba tenha estrutura suficiente para atender as demandas do município. Se os prazos do concurso público não tivessem sofrido alterações, o concurso já poderia ter sido homologado há um bom tempo e a prefeitura poderia ter efetivado pelo menos alguns aprovados para a função de Guarda. Dessa forma, o município de Jataúba não teria perdido essa, ou essas viaturas.

O que mais intriga é que os poderes constituídos, parecem não estar muito preocupado com esta situação e Jataúba tem sofrido percas importantes que poderiam beneficiar a população.

Esperamos que ao final desta pandemia, salários não sejam a prioridade.

Confira aqui os municípios contemplados e os deputados que indicaram as viaturas:

   
Quantidade de viaturas paras os municípios contemplados:




 Blog do DidiRamos

Brasil ultrapassa Alemanha e se torna sétimo país mais afetado pela Covid-19

Foto: Arquivo/AFP

Com mais 9.258 infecções pelo novo coronavírus identificadas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil deixou para trás a Alemanha no ranking dos países com mais casos da Covid-19. Agora, o país é a sétima nação mais afetada pela pandemia.

No total, 177.589 pessoas já testaram positivo para o vírus no Brasil, número que é de 170.508 na Alemanha, de acordo com o Instituto Robert Koch. Entre ontem e hoje, a Alemanha registrou mais 933 infecções, quase dez vezes menos do que o Brasil.

Testagem

O Brasil é um dos países que menos realiza testes para Covid-19, segundo comparação internacional feita pela BBC News Brasil a partir de dados oficiais mapeados pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Atualmente, a proporção de testes por cada 1 mil habitantes no país, considerando uma população de 210 milhões de pessoas, é de 0,63 (ou 63 por cada 100 mil habitantes). A taxa é inferior à de muitos países do mundo, inclusive latino-americanos, como Argentina (0,76), Paraguai (0,83), Equador (1,15), Cuba (2,65), Peru (4,44) e Chile (6,43). Também, é muito mais baixa do que a de nações desenvolvidas, como Alemanha (25,11) e Itália (23,64), e dos Estados Unidos (12,08), o novo epicentro da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram realizados 132.467 testes específicos para Covid-19 até o dia 20 de abril. Os números não incluem testes realizados em hospitais e clínicas particulares, apenas na rede pública de saúde.

Por não realizar uma atualização regular sobre os testes, o Brasil ainda não está listado no ranking de testagem (até o dia 20 de abril). Porém, se incluído fosse, o país estaria na 60ª posição, em uma amostragem de 75 países. 

Diário de Pernambuco

Hidroxicloroquina não elimina novo coronavírus em pacientes leves a moderados, mostra estudo

Foto: Marcelo Casal/Agencia Brasil

Dois novos estudos, publicados na respeitada revista científica britânica The BMJ, novamente não encontraram evidências de que o uso de hidroxicloroquina traga benefícios para pacientes com a Covid-19, inclusive para aqueles com casos leves e moderados.

Além disso, também mais uma vez, os pesquisadores encontraram efeitos adversos no uso da droga.

Uma das pesquisas publicadas nesta quinta (14) foi feita na China com 150 pacientes com a Covid-19 (dos quais somente dois eram casos graves), entre 11 e 29 de fevereiro, em 16 unidades de saúde do país espalhadas pelas províncias de Hubei (ponto inicial da pandemia), Henan e Anhui. Os autores afirmam que se trata do primeiro estudo randomizado e com grupo controle a analisar o uso de hidroxicloroquina contra a Covid-19.

A pesquisa, porém, é aberta - não há grupos "cegos" que não sabem se estão tomando o remédio de fato ou um placebo, para evitar possíveis vieses.

Entre os pacientes, 75 receberam hidroxicloroquina (1.200 mg por três dias e 800 mg diárias por até três semanas, dependendo do caso) mais o tratamento padrão, sintomático. Os outros 75 foram submetidos somente ao tratamento padrão.

Os pesquisadores avaliaram se o Sars-CoV-2 persistia nos pacientes. Para isso, faziam uso de exames PCR na avaliação dos pacientes e depois nos dias 4, 7, 10, 14, 21 e 28. Quando dois exames seguidos, com 24h de diferença, davam negativo e nenhum seguinte vinha positivo, considerava-se que o vírus não estava mais presente. Além disso, também eram coletados dados vitais dos pacientes.

Foi observado que 109 pacientes tiveram resultado negativo para Sars-CoV-2 bem antes dos 28 dias determinados no estudo. Destes, 56 faziam parte do grupo controle (o que recebeu tratamento padrão) e 53 haviam recebido hidroxicloroquina além dos cuidados normais.

Com isso, segundo os cientistas, a probabilidade de em até 28 dias a pessoas ter resultado negativo para o vírus era 85% no grupo que recebeu hidroxicloroquina e 81% no grupo de tratamento padrão, ou seja, um resultado similar.

Segundo os pesquisadores chineses, os resultados não apontaram que a hidroxicloroquina, aliada ao tratamento padrão, traga benefícios na eliminação do vírus do corpo da pessoa.

Eles perceberam também mais eventos adversos gastrointestinais nos pacientes que receberam a droga.


Diário de Pernambuco