Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Você sabia? Só 5 presidentes eleitos completaram o mandato nos últimos 90 anos

Inara Negrão


O estado democrático brasileiro é mais frágil do que parece

Em 126 anos de República, o Brasil teve 36 governantes e apenas um terço deles (12) foi eleito diretamente e terminou o mandato. De 1926 pra cá, a proporção é ainda mais absurda: dentre 25 presidentes, apenas 5 foram eleitos pelo voto popular e permaneceram no posto até o fim: Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Lula, FHC e Dilma.

A presidente também pode se juntar a outro clube restrito com outros 6 colegas: o dos presidentes depostos via impeachment ou golpe. São eles: Washington Luís, Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Carlos Luz, João Goulart e Fernando Collor. Tudo depende do resultado da votação do pedido de impeachment marcado para domingo (17).

O gráfico acima é uma pequena amostra de uma ampla visualização de dados contando a história de todas as sucessões republicanas no Brasil. O resultado completo desta pesquisa histórica está na SUPER de maio, nas bancas a partir de dia 22/4.


POR André Deak, Tiago Jokura




Política da região: Rindo à toa – No grupo Taboquinha, Aguinaldo Xavier se sente em casa



Desde a sua volta aos Taboquinhas, o ex-vereador Aguinaldo Xavier tem se dedicado a reconquistar seu espaço dentre os eleitores do grupo que hoje faz oposição ao prefeito Edson Vieira, que é seu cunhado.

Conhecido por fazer política de forma contundente, ele tem buscado ocupar espaços importantes e se tornou um dos principais cabos eleitorais do pré-candidato a prefeito Fernando Aragão.

No último sábado ele participou da confraternização das Mães da tradicional ‘Mala da Padaria’ da Avenida 29 de dezembro e se deixou fotografar pelo amigo Jairo Gomes, lambuzado de empolgação Taboquinha. Resta saber se tamanho entusiasmo se transformará em votos, já que desde 2004 ele não consegue ser eleito vereador, mesmo tendo obtido boas votações.

Blog do César Mello




Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda

Foto: Divulgação.

Começam nesta segunda-feira (9) às 10h, no horário de Brasília, e terminam às 23h59 do dia 20 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68. As informações estão no edital do exame. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem.

O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email. Só é possível fazer a inscrição por email, assim, cada estudante deverá ter e-mail próprio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informado para se comunicar com o participante.

É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista (aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração). Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.
Confirmação

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.



Do JC Online.




Morre comerciante que foi baleado em tentativa de assalto em Santa Cruz do Capibaribe


Foto: Arquivo pessoal

Faleceu na manhã desta segunda-feira (09), em Recife, o comerciante Aldo Ribeiro de Santana, mais conhecido por “Menininho” (55 anos). O comerciante foi ferido no último domingo (08) com um disparo de arma de fogo na altura do abdômen, após reagir a uma tentativa de assalto.

O crime aconteceu na Avenida Biu de Deda (nas proximidades da Escola Especial) quando dois criminosos, ainda não identificados, chegaram e entraram no estabelecimento comercial de vendas de galeto, que é de propriedade do filho da vítima.

Ao chegarem, os criminosos se passaram por clientes, pediram um galeto e neste momento, a vítima chamou o filho para atender. Em seguida, a dupla anunciou o assalto, foi quando a vítima reagiu e se agarrou com um dos assaltantes, sendo ferido em seguida (clique AQUI e relembre o caso).

Ele chegou a ser socorrido, encaminhado ao Hospital Municipal e depois transferido para outra unidade, na cidade de Caruaru. O corpo deve ser levado ao IML e depois será liberado para velório e sepultamento.

O crime chocou toda a região.

Blog do Ney Lima

Mulher é atropelada por motociclista na PE-160

Fotos: Thonny Hill.

No final da tarde deste domingo (08) uma mulher sofreu um grave acidente na PE-160, nas proximidades da Central de Feiras e Mercados em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações de testemunhas, a vítima identificada como sendo Maria José da Conceição (42 anos) teria sido atropelada por um motociclista que guiava uma moto, após o fato, o mesmo fugiu do local.


Maria José sofreu alguns cortes no rosto e ferimentos leves no braço. Ela socorrida pelo Samu e conduzida para o Hospital Municipal de Santa Cruz, onde foi atendida e ficou em observação.

Blog do Ney Lima

MP apresenta alegações finais no “escândalo da merenda” e pede condenação criminal de cinco envolvidos


Ex-prefeito José Augusto Maia, ex-vice-prefeito Zé Elias e outros três envolvidos podem ser condenados a até dez anos de detenção, defende Ministério Público

A sentença do julgamento de um dos maiores escândalos de corrupção de Santa Cruz do Capibaribe pode ocorrer já nos próximos dias. Nesta sexta-feira (06), o Ministério Público de Pernambuco apresentou as alegações finais na ação penal que apurou a existência de um suposto esquema de fraudes em licitações ocorridas na época em que José Augusto Maia era prefeito da cidade. O caso ficou conhecido como “escândalo da merenda”. As investigações e a tramitação judicial já duram mais de oito anos.

O Blog do Ney Lima teve acesso com absoluta exclusividade as alegações finais apresentadas pelo Ministério Público.

No entendimento dos promotores, o ex-prefeito José Augusto Maia, e os na época, servidores Gislaine Ramos de Araújo e Severino Manoel de França devem ser condenamos duplamente pelo crime de fraude em procedimento licitatório. As penas podem chegar a oito anos de detenção e multa.

Já o ex vice-prefeito Zé Elias e seu filho José Alexsandro, teriam se beneficiado de dispensas de licitações. O Ministério Público entende que devem sofrer condenação dupla, podendo a pena chegar a 10 anos de detenção e multa.


Crime de formação de quadrilha é afastado pelo Ministério Público

Nas alegações finais apresentadas nesta sexta-feira (06), o Ministério Público entendeu que não cabia a condenação pelo crime de associação criminosa, antiga formação de quadrilha.

A percepção é que não houveram indícios de que os envolvidos se associaram com o fim específico de cometerem crimes, já que apenas alguns processos licitatórios foram fraudados, e não todos ou a grande maioria.

Ministério Público pede absolvição de três acusados

Os acusados Roberto José Lima Aragão, Helder Viegas Monteiro de Carvalho e Josemar Clemente de Silva, que na época trabalhavam no setor de licitação da prefeitura, podem ser absolvidos na ação penal do escândalo da merenda.

Nas alegações finais o Ministério Público entendeu que não houveram subsídios necessários para a condenação dos ex-servidores.
Julgamento final poderá ocorrer nas próximas semanas

Com as alegações finais apresentadas pelo Ministério Público, o processo criminal do escândalo da merenda está pronto para ser sentenciado no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe. O juiz Danilo Félix está à frente dos trabalhos e pode acompanhar ou não o parecer apresentado pelo promotor Iron Miranda dos Anjos.

O processo trata do suposto favorecimento por parte da gestão de José Augusto Maia a uma empresa pertencente a José Alexsandro de Araújo, filho do vice-prefeito da época, para a compra de alimentos usados na merenda escolar. As denúncias apontam também para o uso de empresa fantasma.


Processo tem 27 volumes, com 200 páginas de documentos cada. Audiência com ouvida de testemunhas foi mostrada pelo Blog do Ney Lima em novembro de 2015.

Blog do Ney Lima

Equipe de segurança de Jataúba envia nota ao blog



Essa equipe é uma guarda que trabalha em prol da população sem vinculo político para agir em conjunto com a PM. 

Nós fazemos rondas das oito da manhã até a meia noite, após a meia noite fica funcionando só a base, se algum popular ligar no nosso telefone fixo após a meia noite quem ficar na base da guarda vai acionar a PM que de imediato irão até o problema solicitado. 

Também queremos informar a população que, quem fica no posto da guarda após a meia noite só larga no outro dia, segundo o prefeito vai patrocinar o fardamento além de ter cedido o prédio público para nossas instalações. Já o ex-vereador Furibinha falou que vai conseguir uns coletes e equipamentos para nossa equipe. 

Por enquanto nós estamos pagamos os guardas com o dinheiro arrecadado junto a populaçao e o comércio. Diariamente fazemos rondas de motos e a noite com um carro descaracterizado fornecido pela prefeitura, para dar cobertura a todos os bairos da cidade. 


Da Assessoria.