Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Cavalo solto na estrada pega ônibus para voltar para casa no Reino Unido

Foto:South Wales Police Roads Policing Unit/Reprodução

Um cavalo solto que foi encontrado correndo em uma estrada movimentada na cidade britânica de Cardiff foi colocado em um ônibus público para ser levado de volta para seu dono, explicou a polícia local. 

A polícia de Gales do Sul tuitou uma foto do animal dentro do veículo, praticamente vazio, afirmando que, depois de correr "solto na A48, ele acabou pegando um ônibus". 

O incidente ocorreu na noite de quinta-feira, quando vários motoristas pararam para tentar cercar o animal depois que ele foi visto na pista expressa de uma das principais vias de acesso à cidade. 

"A polícia chegou e ficamos um pouco confusos sobre o que fazer porque não conseguimos um contêiner para transportar cavalos naquele momento", disse à BBC um dos participantes do resgate, Harley Stephens. 

Assim, os presentes acalmaram o animal e conseguiram entrar em um ônibus usando a rampa para deficientes, acrescentou. 

Stephens acompanhou o cavalo até uma parada onde seu dono foi buscá-lo. 

"O cavalo estava bastante calmo. Ele fez um agradável passeio de cinco minutos no ônibus. Eu tenho que tirar fotos se ninguém vai acreditar em mim", comentou um policial", brincou o policial.

A empresa de transporte Cardiff Bus confirmou a missão de resgate incomum.

Diário de Pernambuco

Jataúba registrou menor taxa de roubos da década.


O município de Jataúba, Agreste Central de Pernambuco, apensar de ter aumentado consideravelmente o número de homicídios no ano de 2019, registrou a menor taxa de CVP – Crimes Violentos contra o Patrimônio – da década, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado.

Na ‘Terra da Beterraba’ houve uma redução de 31,70% o número de roubos, isso comparado ao ano de 2018, quando o município registrou 41 assaltos e em 2018 apenas 28. Essa é a menor taxa desde 2011, quando a cidade foi palco para 40, subindo para 52 no ano seguinte. Em 2013 o número reduziu para 46, mas saltou para 54 em 2015.

Como na maioria dos municípios, em 2016 e 2017 cresceu assustadoramente, chegando a 88 e 91 ocorrências, respectivamente. Em 2018 oscilou para 41 e agora, no ano passado, para 28 roubos.
O mês de Junho foi o que registrou o maior número de ocorrências do tipo, foram quatro. Enquanto os meses de Agosto e Outubro foram os meses mais calmo, cada um, com apenas um roubo.

Os números são possíveis, graças ao trabalho conjunto desempenhado pelas polícias Militar, Civil e a GCM – Guarda Civil Municipal – de Jataúba.

Do: Blog Agreste Notícia

Entrega dos smartphones, para os agentes de endemias da cidade de Jataúba


Mais novidades e inovação chegam ao município de JATAÚBA , no dia 16 de janeiro de 2020 secretária municipal de saúde de Jataúba, coordenadora de vigilância em saúde e 02 agentes de endemias participaram de reunião de entrega oficial  de smartphones para agentes de controle de endemias- ACE’s, na ASCES, Caruaru-PE, na ocasião estiveram presentes representantes do governo Estadual, secretários de saúde dos municípios da IV REGIONAL DE SAÚDE- IV GERES, coordenadores de vigilância em saúde e ACES de alguns municípios desta região de saúde.


Nesta sexta-feira o prefeito Antônio Cordeiro e a secretária de Saúde  Anne Gabrielle fizeram a entrega de novos equipamentos para melhoria dos serviços dos agentes de endemias.


Através do uso dos smartphones em ambiente on-line, os agentes têm as informações de toda a sua área de atuação e poderão informar as casas visitadas e quais recusaram ou estavam fechadas; os focos positivos para o Aedes, quantos foram tratados e se houve a necessidade de usar larvicida; se há pessoas com suspeita de alguma das arboviroses no domicílio, entre outros dados. 


“O sistema e-visit@PE substituirá todas as planilhas diárias semanais geradas pelos agentes e os seus supervisores nos municípios para controle das visitas domiciliares e identificação de focos do Aedes. Agora, tudo será na plataforma digital, possibilitando um diagnóstico mais rápido da situação ambiental e das condições que podem favorecer a proliferação do mosquito em determinadas áreas. Dessa forma, todas as ações de controle poderão ser elaboradas em tempo oportuno.




Da Assessoria

Cobranças, indiretas e trocas de farpas marcam mais uma reunião na câmara de vereadores de Jataúba

Foto: Jataúba News 

A noite desta quinta-feira (17) foi marcada por mais uma reunião ordinária na câmara de vereadores da cidade de Jataúba e na tribuna o debate foi intenso entre os vereadores que fizeram uso da palavra, mais uma vez os temas abordados foram construção de barragens, praça dos estudantes, débito da prefeitura com os professores e algumas indiretas lançadas provavelmente a membros as imprensa local. 

O vereador Zuza destacou o papel de fiscalizar dos vereadores de oposição e destacou o atraso nas obras de pavimentação asfáltica do município que segundo ele, pelo contrato já era pra ter sido entregue a população e destacou a divergência de informações entre o que foi passado pelo vereador Jackson e posteriormente pelo prefeito do município. Zuza destacou que o gestor fala em todos os lugares que o dinheiro tá sobrando no município e disse que se tem dinheiro sobrando, que o município estão pague os mais de 2 milhões que deve aos professores e os retroativos que deve aos agentes de saúde, afirmando que isso não é fazer uma gestão competente. 

O vereador Maviael mais um vez falou sobre o fato da prefeitura de Jataúba em 20 anos de gestão do prefeito atual não ter conseguido construir uma barragem de grande porte e disse que é muito fácil colocar a culpa no governo estadual e federal quando alguém se beneficia com situação hídrica vivida pelo município. Maviael ainda falou sobre a construção da praça dos estudantes e disse não ser contra a obra, porém, destacou que foi gerado uma expectativa muito grande em torno da mesma, e no final foi feito algo muito simples, segundo ele, o valor gasto de mais de 300 mil reais é muito alto pra o que foi feito. “Não foi feito nada demais, só alinharam o meio fio, colocaram umas pedras coloridas e colocaram uns banquinhos, além de fazer umas coisas lá que parece mais um tanque de criar peba que acredito ser para plantar alguma coisa depois”, disse o vereador. 

O vereador Jackson disse está muito satisfeito com a construção da praça e destacou que ao contrário de outras cidades da região como Brejo e Santa Cruz, por exemplo, Jataúba é um canteiro de obras e disse a gestão é exemplo para outros municípios, o vereador disse que nem o prefeito atual, nem qualquer outro que vier terá condições de construir uma barragem de grande blog porte com recursos próprios e convidou os vereadores de oposição para se unirem e irem a Brasília juntar Sílvio Costa Filho e Ricardo Teobaldo e cobrar ações para construção dessa barragem. Sobre o débito com os professores o vereador disse que o prefeito está cumprindo com o papel dele e com tudo o que a justiça tem determinado, e disse que o piso tá sendo pago, mas, que o PCC prefeito nenhum é obrigado a dá aumento. 

Visivelmente nervoso o vereador Veinho disse que tem trabalho prestado a população e que só deve satisfação a Deus e ao povo, claramente jogando uma indireta a parte da imprensa local, porém, sem citar nomes, ele disse que tem muita gente que se acha inteligente, adivinhão, mas, que não tem coragem de aceitar o desafio de se candidatar e ganhar dele nas urnas. Segundo o vereador, ninguém pode dizer que A ou B irá ou não renovar o mandato nas próximas eleições, pois, quem vai julgar o trabalho de cada um é o povo e disse: “Não venha pra cima de mim, porque se vier vai ter resposta, comigo é no pancadão”, destacou. Veinho mais uma vez cobrou ações dos deputados apoiados pelo grupo de oposição e disse que já se passou um ano de mandato e até agora os mesmos não fizeram nada por Jataúba. 

O vereador Firoca assumiu o papel de bombeiro mais uma vez e destacou que os vereadores têm coisas mais importantes para discutir na câmara e que devem deixar de lado as picuinhas e questões pessoais. Ele ainda destacou que a partir desse ano os recursos advindos dos deputados apoiados pela oposição vão começar a chegar e que não se arrepende em nenhum momento de ter pedido votos para Alessandra Vieira e Sílvio Costa Filho. 

O presidente Paulo Floriano destacou a construção da praça dos estudantes e disse que está ficando muito bonita rebatendo a fala do vereador Maviael, Paulo reforçou a fala de Jackson e disse que ficar discutindo os problemas não vai resolver nada e que os vereadores precisam se unir e buscar as soluções sugerindo que as duas bancadas se unam e vá até Brasília ou mesmo Recife e se reúna com os deputados apoiados pelos dois grupos no município em busca de resolver os problemas da cidade, principalmente na questão hídrica. 

Os demais vereadores não se pronunciaram e a próxima reunião ficou marcada para o próximo dia 23 de janeiro às 20 horas. 

Jota Silva / Folha de Jataúba