Em tempos de redes sociais o imperativo da visibilidade reina. É preciso ser visto para existir. E tem maneira melhor do que fazer uma selfie?! Para quem não conhece essa expressão, ‘selfie’ é um autorretrato (sozinho ou em grupo) normalmente feito com uma câmera digital ou um smartphone com o braço esticado ou na frente do espelho. A particularidade da selfie é que ela é tirada com o objetivo de compartilhar nas redes sociais.
‘Selfie’ foi a palavra da moda de 2013 pelo dicionário Oxford, mas neste ano voltou com tudo, após as 3 milhões de retweetadas da selfie de astros de Hollywood na cerimônia do Oscar e publicada no perfil do Twitter (sim, o Twitter ainda está vivo) da apresentadora Ellen DeGeneres.
E essa febre se deve à influência das redes sociais nas nossas vidas. A lógica da instantaneidade e do imediatismo estimulou a selfie: eu tiro a fotografia e no mesmo instante eu publico para que meus amigos e seguidores possam curtir e comentar.
Considerada também uma expressão de uma identidade online ativa, uma selfie faz com que nos sintamos parte de um mundo, que é cada vez mais digital e online.
E quem não gosta de publicar uma selfie e receber curtidas e comentários?! Então curta o momento e relaxe, nós precisamos nos adaptar, pois selfie é legal.
E no jornalismo, o que isso implica?! Saímos do ‘jornalismo meme’ para o ‘jornalismo selfie’? O que vocês acham?!
Antes, as famosas imagens com frases engraçadas tinham vez na internet com muita veemência, mas hoje, elas deram lugar à selfie, inclusive rendendo pauta principalmente para portais jornalísticos. Quem não lembra, no final de 2013, no funeral de Nelson Mandela, quando um fotógrafo registrou a selfie do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com os primeiros-ministros David Cameron (Reino Unidos) e Helle Thorning-Schmidt (Dinamarca). Foi um dos assuntos mais comentados naquele período.
Até o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se rendeu a selfie como estratégia de Marketing desde dezembro do ano passado publicando em vídeos e fotos as inaugurações de obras no Estado. E com isso também foi pauta nos portais jornalísticos do país.
É só colocar a palavrinha ‘selfie’ no google e vê a quantidades de matérias jornalísticas feitas pelos sites do mundo afora. A multi-selfie (selfie em grupo) do Oscar rendeu pauta a semana inteira nos telejornais, revistas e jornais impressos, e principalmente na internet.
Então a dica é aproveitar o momento e seguir a tendência, já que tudo na internet é passageiro.
Seguindo nessa moda, já ouviram falar em Photobomb (atrapalhar a foto alheia)?! Vamos deixar para outra conversa.
E aí, vocês estão curtindo essa moda?!