Foto: Compesa.
O município de Toritama que estava em colapso desde outubro do ano passado, após sete anos consecutivos de estiagem que fizeram a Barragem de Jucazinho secar, passou a receber água emergencialmente do Sistema Sirijí, da Mata Norte, no final de agosto deste ano. De acordo com a própria Compesa, isso proporcionou que apenas 40% da cidade voltasse a ser abastecida, em rodízio.
Em conversa nesta quinta-feira (18) por telefone à Rádio Cultura AM do Nordeste de Caruaru, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, afirmou que os testes no lote 4 da Adutora do Agreste, que corresponde ao trecho entre Caruaru e Toritama serão iniciados nos próximos dias.
“Nós estaremos fazendo os testes nos próximos dias e isso deve durar de 10 a 15 dias. Temos que observar para fazer os ajustes necessários e alguns reparos em vazamentos. Estamos trabalhando para que essa água chegue o mais breve possível em Toritama” – disse.
Abastecimento pelo sistema Sirijí deve ser mantido
Marconi de Azevedo ainda comentou o futuro do abastecimento pelo sistema Sirijí que hoje cobre 40% da cidade.
“Mesmo com a água do sistema Prata/Pirangi, nosso objetivo é interligar o abastecimento, isso será mantido para que tenhamos um reforço. Essa água também será aproveitada” – concluiu.
Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama para o Blog do Ney Lima