Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Policial Militar lotado em Santa Cruz do é assassinado durante confusão dentro de ônibus coletivo, em Igarassu



O Policial Militar lotado na 3ª CIPM, em Santa Cruz do Capibaribe, Elias Gonçalves Miranda, de 46 anos, foi assassinado com a própria arma durante uma confusão dentro de um ônibus coletivo.O fato aconteceu na BR-101 Norte, em Cruz de Rebouças, distrito de Igarassu (PE). Um passageiro que não tinha nada haver com a briga também foi morto.

O suspeito de ter cometido o duplo homicídio já foi identificado pelas câmeras de segurança do circuito interno do coletivo, mas fugiu depois do crime levando a arma da vítima. A Polícia Militar adiantou que abrirá sindicância para investigar o caso.

  
Entenda o caso

Na parte dianteira do coletivo estava o policial militar Elias Gonçalves Miranda, que se encontrava fardado, e teria iniciado uma conversa e troca de olhares com a mulher, gerando ciúmes no homem que a acompanhava. Uma grande discussão foi iniciada, deixando o clima bastante tenso.

A troca de ofensas foi intensificada e, aproveitando um discuido do soldado, o homem conseguiu tomar o revolver do policial, disparando vários tiros contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Um outro passageiro, identificado como Celio Bueno de Melo, de 35 anos, também foi atingido e morreu dentro do ônibus.

A confusão foi instaurada no corredor do veículo e os passageiros ficaram em completo estado de pânico, em meio a muita gritaria, tentando abandonar o ônibus em movimento. O casal, até então não identificado, conseguiu fugir levando a arma utilizada no crime.

De acordo com amigos de Elias Gonçalves, o soldado não costumava andar fardado fora do serviço, sendo uma situação atípica. Ainda segundo relatos, ele era lotado no município de Santa Cruz do Capibaribe e estava fazendo um curso de formação de Cabos, em Paulista. Técnicos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local, onde realizaram o trabalho pericial, identificando que o PM foi atingido na cabeça e no tórax e a outra vítima levou um tiro na cabeça.


O militar – lotado em Santa Cruz do Capibaribe – teria pego o ônibus ao sair do Curso de Formação de Cabos, no Paulista. Segundo informações repassadas por amigos da vítima, normalmente ele voltava para casa de carona e sem o fardamento, mas nesta noite estava apressado e resolveu não esperar. Seguiu de ônibus e com a farda.


A empresa Itamaracá, responsável pelos ônibus que fazem a linha Igarassu/Cidade Tabajara, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para contribuir com as investigações. As gravações não foram divulgadas para a imprensa por decisão da Polícia Militar.

Ney Lima

Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF




 
A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.

Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.

G1

Mãe matou recém-nascido e cortou ao meio com faca de cozinha






A morte de um bebê recém-nascido chocou os moradores do 
município de Esperantina, localizado no norte do Piauí, na ultima sexta-feira (23). Uma jovem, de 18 anos, confessou ter matado o próprio filho. Em depoimento, Ana Paula Marques revelou, friamente, que teria cortado o bebê ao meio com uma faca de cozinha e arremessado o corpo pelo muro da própria residência. 

O corpo da criança foi localizado no bairro Morro da Onça, próximo da Capela de São Benedito. A polícia foi acionada após receber a denúncia de populares, que relataram a presença de muitos urubus na área. Em diligência, as equipes identificaram que se tratava de um recém-nascido e que parte dos seus membros já havia, supostamente, sido devorada pelos animais.

“Quando chegamos ao local nos deparamos com o corpo do bebê cortado, na altura da cintura. A cena era muito forte e tentamos afastar os populares que se aglomeravam na área. Os membros inferiores não conseguiram ser localizados” contou ao FolhaPE o delegado regional Lucas Craveiro.

Ainda de acordo com a polícia, a mãe alegou que cortou a criança após o parto porque não a queria, Movida por desespero, ela teria decidido se livrar do corpo. Em outra versão, a mulher se contradisse, declarando que a criança nasceu morta.

O caso ganhou grande repercussão e gerou revolta na população, que ameaçou invadir a casa e fazer o linchamento da suspeita. A mãe, que está presa no 13º Distrito Policial da cidade, deve ser transferida para Teresina para a realização de exames médicos.

Segundo o delegado, o trabalho de investigação aguardará a conclusão dos laudos. “Ela está sendo acompanhada por um psiquiatra. Vamos verificar a possibilidade de um quadro de depressão pós-parto, levando ao crime de infanticídio. Caso não seja confirmado, a acusada responderá efetivamente por homicídio”, concluiu Craveiro.

Após 19 anos, senhor descobre que esposa era homem


Um senhor belga de 64 anos pediu a anulação do seu casamento depois de descobrir que a sua mulher na verdade era um homem. A indonésia de 48 anos, com quem ele estava casado há 19 anos, tinha passado por cirurgia de mudança de sexo no passado.

Jan e Monica se casaram no ano de 1993 segundo o jornal "Het Nieuwsblad". "Achei que ela fosse uma mulher. Ela não tinha traços masculinos", revelou Jan. Mesmo durante as relações sexuais ele nunca percebeu nada, e só descobriu recentemente que ela era transexual.

Na época em que a mulher mudou para a Bélgica, a Justiça belga chegou a levantar dúvidas sobre a autenticidade de seus documentos, mas, mesmo assim, Jan não desconfiou de nada e decidiu se casar.

Jan contou que ele e sua mulher tinham decidido não ter filhos, porque ele tinha dois de um casamento anterior.

Ele começou a desconfiar da esposa depois que ela começou a usar roupas muito chamativas, minissaias e tops minúsculos.

Jan iniciou um processo judicial para ter o casamento anulado.

Zé Augusto fala na Filadelfia FM

O deputado federal José Augusto Maia participou na manhã desta quarta-feira (28) do programa “Ponto de Vista”, na Filadelfia FM (www.radiofiladelfia.fm5.com.br). Na oportunidade ele falou sobre a sua peregrinação por cidades da Paraíba e Pernambuco, como membro da “Frente Parlamentar de apoio aos atingidos pela seca do Nordeste”.


Segundo ele, a Frente exigirá ações urgentes por parte do Governo Federal para que a situação de milhares de nordestinos seja amenizada, diante os efeitos da estiagem prolongada vivenciado pelos nordestinos.


Dessalinizadores parados – José Augusto disse que dentro de ações que podem ser tomadas de imediato está a recuperação de mais de 700 dessalinizadores, que estão parados, por estarem quebrados. “É indispensável que algumas providências sejam tomadas, dentre elas, a recuperação, em caráter de urgência, desses equipamentos”, disse ele.


Emancipações – de acordo com o deputado pernambucano, reuniões com líderes partidários acontecerão nos próximos dias para que dúvidas sejam dissipadas, e assim todos possam apoiar o projeto que devolve a autonomia aos Estados para a criação de novos municípios.



César Mello

Postado por Blog do Marcondes Moreno

Assaltante troca tiro com a polícia militar em caruaru e acaba presos













Hudemberg, Wilson Souza, Sargento Edilson Marques e C. Costa.


Um assaltante foi preso na noite desta terça-feira (27), após assaltar uma mulher no bairro José Liberato. A Polícia Militar foi acionada através do 190 e a Central de Rádio do 4 BPM acionou os policiais Wilson Souza e Hudemberg e com o apoio da viatura da área do Sargento Edilson Marques e do componente C. Costa, fizeram o cerco ao assaltante que atirou contra os PM´s, que mesmo assim prenderam o ladrão, Marcone Antonio de Miranda, vulgo “Cone” de 20 anos, que mora no bairro Morada Nova. Felizmente ninguém ficou ferido.
O assaltante estava com uma moto cinquentinha que pertence ao seu pai, ele disse que foi a primeira vez que assaltou e que fez isso por estar embriagado e drogado. Apresentado no plantão da Delegacia Regional, foi autuado em flagrante por roubo e tentativa de homicídio, em seguida foi encaminhado ao presídio de Caruaru.

Assaltantes roubam Hilux de empresario em caruaru na fuga trocam tiros com a polícia e um morre







O menor aparentava estar bem quando chegou no HRA, e após a cirurgia acabou morrendo.







"Jura" é acusado de matar a esposa há duas semanas em Agrestina.





A picape ficou muito avariada.







As roupas dos assaltantes foram deixadas dentro do carro.



Com os marginais foi encontrados um revólver calibre 32 com 9 munições, sendo 5 intactas e 4 deflagradas.


Observe que foram deflagradas 4 munições dos assaltantes.


Equipe que deu apoio resgatando o carro roubado do sítio Barbatão até o pátio da Delegacia : Moura, PM Adriano Pintinho, Inspetora Elizabete e Sub-inspetor Edson.

Três elementos tomaram um picape Hilux, prata, placa PFQ-7742, de assalto no bairro Maurício de Nassau, na tarde desta terça-feira em Caruaru. A Polícia Militar foi acionada e a equipe ROCAM comandada pelo Sargento Barbosa, composta ainda por Veloso e Batista, empreendeu diligências pela PE 95, na saída para Riacho das Almas, quando no sítio Barbatão visualizou a picape houve perseguição e ao se aproximarem os PM´s foram recebidos á bala, houve o revide imediato e na fuga os assaltantes capotaram a picape, um dos assaltantes conseguiu fugir, um deles foi atingido com um tiro transfixante no abdome e o outro Juriatan Araújo da Silva, vulgo "Jura" de 40 anos, que mora na rua Camilo Castelo Branco, no bairro Petrópolis, guiava o veículo e se feriu fraturando a clavícula, ele e o menor baleado foram socorridos para o HRA, na viatura, uma caminhonete da PM, porém hoje pela manhã o menor atingido pelo tiro, identificado por Damião Basílio da Silva, fugitivo da Funase, onde cumpria medida sócio educativa por assalto, que completaria 18 anos em dezembro morreu no HRA e o corpo foi encaminhado para o IML.


Os assaltantes que estavam em numero de três portavam duas armas, no entanto apenas um revólver foi apreendido tendo a outra a arma sido levada pelo terceiro envolvido que seria um outro adolescente já identificado pela polícia, os assaltantes informaram aos policiais que o carro foi encomendado por uma pessoa de Campina Grande - PB, e que eles receberiam R$ 1.000 para ser rateado entre eles.


Juriatan, que estava foragido da justiça, foi autuado em flagrante por roubo, ele é acusado de matar a esposa, Silvana Maria da Silva, de 25 anos, assassinada e arrastada por 2 quilômetros na BR 104, no dia 15 deste mês em Agrestina.


Silvana Maria, foi arrastada por cerca de 2 KM pela BR 104.


Adielson Galvão 

Lóssio perde ação na Justiça e corre risco de ser cassado


A suspeição movida pelo prefeito reeleito em Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), juntamente com seu vice, Guilherme Coelho (PSDB), contra o juiz eleitoral Edilson Moura, foi julgada improcedente, na última terça-feira (27), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Os candidatos da situação entraram com a ação durante a campanha após o juiz ter acatado denúncia contra os requerentes – movida pelos candidatos Fernando Filho (PSB) e Gennedy Patriota (PTB) - por abuso de poder político e prática de condutas vedadas durante o período eleitoral.

Os candidatos da coligação Pra Frente Petrolina colocaram em cheque a credibilidade do magistrado alegando que ele teria acatado as denúncias por manter um vínculo de amizade com o socialista. Segundo o jornalista Chico Gomes, do blog de Alvinho Patriota, como a suspeição foi julgada improcedente, os desembargadores do TRE-PE poderão apreciar os recursos contra as decisões de cassação das candidaturas de Lóssio e Guilherme.

magno martins

Zona rural cada vez mais desertas.

Agricultores abandonam suas casas para escapar da seca em PE
 
















Casas fechadas, abandonadas, sítios e fazendas desertas. O cenário se repetiu ao longo dos 5,4 mil km que este blogueiro percorreu em 15 dias no Sertão pernambucano para retratar a maior seca dos últimos 50 anos no Nordeste. Nos últimos anos, o semiárido nordestino vive um fenômeno diferente: o êxodo rural do campo para as periferias das cidades sertanejas e não mais São Paulo, como nas décadas de 70 e 80.
A saída da população da zona rural para as cidades se dá em busca de água. Somente em Pernambuco, mais de 150 municípios estão em situação de emergência.  Em todo o Nordeste, mais de quatro milhões de pessoas estão em áreas diretamente afetadas pela estiagem.

















O Censo 2010 do IBGE mostrou que o número de pessoas que moram em áreas rurais continua diminuindo no País, porém num ritmo menor do que na década anterior. De acordo com a pesquisa, a população rural no País foi reduzida em dois milhões, entre 2000 e 2010, o que representa metade dos quatro milhões que foram para as cidades na década anterior.
Doutor em economia popular e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles disse que 80% da população nordestina já vive em áreas urbanas, com povoados e cidades cada vez mais habitados. Para ele, isso é reflexo da maior quantidade de serviços ofertados, o que fica ainda mais evidente durante as secas.

















“No semiárido, esse índice [de urbanização] ainda não foi alcançado, mas caminha nessa direção. Nas zonas urbanas, as adutoras ou os carros-pipa levam a água, e os programas sociais são mais presentes. Portanto, as possibilidades econômicas são mais efetivas que na área rural. Daí o movimento campo-cidade ter um aumento de fluxo”, afirma.
A seca traz enormes danos sociais e econômicos à população e à economia do semiárido. O prejuízo é imediato pela impossibilidade do plantio decorrente da falta de água ou mesmo a perda total da colheita. Essas perdas familiares repercutem na vida comercial dessas cidades, reduzindo o vigor das feiras e das atividades na prestação de serviços.

















Como são localidades pobres, sem um tecido econômico dinâmico, as consequências imediatas desse fenômeno são vistas de maneira mais dramática, com relatos de perda de patrimônio e endividamento das famílias de agricultores e moradores da área rural e urbana.
 A diferença do atual êxodo rural em relação ao ocorrido com mais intensidade nas décadas de 70 e 80, é que em vez de Rio de Janeiro e São Paulo, o destino dos nordestinos está mais próximo: muitas vezes é o próprio Nordeste e a região Norte.

















Em Serra Talhada, é muito fácil encontrar moradores que estão desistindo da vida no campo e abandonando as casas em busca de uma “vida com água”. Na comunidade do sitio Pereiro, o último a fugir da seca e abandonar a sua casa foi José Francisco Silva, 44 anos, um dos moradores mais antigos da comunidade e que deixou o casebre onde vivia para ir morar na própria periferia da cidade.
 “Só passar sede e fome sem assistência de ninguém? Aqui, não temos nem energia, nem água. É um sofrimento muito grande”, contou um vizinho dele, que ainda resiste por lá, mas que também faz planos de tentar uma vida mais digna na parte urbana da cidade ou até mesmo em outro Estado.
magno martins

Recife lidera geração de empregos no Brasil, em outubro


A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Dieese e Fundação Seade em 7 regiões metropolitanas revela o Recife com os melhores números do levantamento. Além da capital Pernambucana, a PED é realizada nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

De acordo com a Seade e o Dieese, o nível de ocupação subiu 2,2% no Grande Recife. Em Fortaleza a alta foi de 0,8%. Salvador vem em seguida com 0,7% de crescimento. No Distrito Federal o nível de ocupação subiu 0,5%. Em Belo Horizonte, 0,3%. E em São Paulo a elevação foi de 0,2%. Na direção contrária, só Porto Alegre, que registrou recuo de 1,1%.

A taxa de desemprego no conjunto das sete regiões metropolitanas caiu no mês de outubro em relação a setembro, passando de 10,9% para 10,5% no período. O nível de ocupação nas regiões apresentou ligeira alta de 0,4% com a criação de 72 mil postos de trabalho.

O rendimento médio real dos ocupados nas sete regiões subiu 1,4% em setembro ante agosto, para R$ 1.546. A renda média real dos assalariados também subiu 1,4% na mesma base de comparação, para R$ 1.578.

Entre os setores avaliados, o nível ocupacional subiu 2,5% na Indústria de Transformação, com 74 mil pessoas, e no de Comércio e Reparação de Veículos (1,1%, ou 43 mil pessoas); mas apresentou recuo nos setores de Serviços (de 0,2%, ou 25 mil pessoas) e Construção (de 0,1%, ou 2 mil pessoas).

Barbosa estreia no CNJ pedindo investigações


Na primeira sessão no comando do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Joaquim Barbosa indicou ser favorável às investigações patrimoniais abertas contra magistrados suspeitos de irregularidades e afirmou que a Justiça Militar dos Estados poderia ser extinta. São duas manifestações que o aproximam das bandeiras defendidas pela ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon, com quem ele se reuniu ontem à tarde para discutir a situação do CNJ.
As investigações patrimoniais abertas por Eliana geraram uma crise entre ela e o então presidente do CNJ, Cezar Peluso. As apurações estavam paradas em razão de pedidos de vista do conselheiro Tourinho Neto. Ontem, quando o caso voltou a ser discutido, o conselheiro Silvio Rocha defendeu a anulação de todas as investigações, pois o sigilo dos magistrados teria sido quebrado pela corregedoria sem autorização judicial.

programação do centenário de Luiz Gonzaga



O Blog jataúba news teve acesso com exclusividade a programação do Centenário do Gonzagão 2012. A festa começará na terça-feira (11) e segue até o domingo (16), ao todo serão montados três palcos para a realização do evento tão esperado.

Palco Gonzagão - Módulo Esportivo – a partir das 21h
Quarta-feira – 12/12 (abertura às 19h30)
- Orquestra Sinfônica de Teresina com João Cláudio
- Danilo Pernambucano
- Zé Nilton
- Chambinho do Acordeon
- Santanna

Quinta-feira – 13/12 
- Daniel Gonzaga
- Dominguinhos
- Gilberto Gil
- Joquinha Gonzaga

Sexta-feira – 14/12
- Joãozinho de Exu
- Amazan
- Elba Ramalho
- Waldonys

Sábado – 15/12 
- Sanfona de Januário
Genaro, Beto Hortis, Agostinho do Acordeon, Camarão, Cezzinha e Dudu do Acordeon
- Xote das Meninas (Cristina Amaral, Edilza Aires, Irah Caldeira, Liv Moraes, Nádia Maia, Patrícia Cruz, Terezinha do Acordeon e Walkiria Mendes)
- Novinho da Paraíba
- Jorge de Altinho


Palco Aza Branca - Parque Aza Branca – a partir das 20h
Quinta-feira – 13/12
- Taís Nogueira e João Silva (com participação especial de Dominguinhos)
- Josildo Sá
- Alcymar Monteiro
- Adelmário Coelho

Sexta-feira – 14/12
- Luizinho Calixto, Zé Calixto e Truvinca
- Trio Nordestino
- Quinteto Violado
- Flávio Leandro

Sábado – 15/12
- Bia Marinho / Em Canto e Poesia
- Maria Lafaete (Com participação de Sérgio Gonzaga)
- Projeto Meu Araripe (Os Gonzaguinhas, Fua Carvalho, Zezinho de Exu, Forrozeiros do Gonzagão, Ana Paula, Maurício Jorge, Leonardo Luna, Edgar do Cedro, Baião Mais Eu, Sarah Leandro, Sotaque Nordestino)
- Maciel Melo


Palco Juazeiro - Parque Aza Branca
Domingo – 16/12 – a partir das 15h
- João do Pife e Banda Dois Irmãos
- Ivan Ferraz
- Bel Lima
- Jaiminho de Exu
- Claudiana
- Toinho do Baião
- Dijesus


Palco Araripe - Fazenda Araripe
Quinta-feira – 13/12 – a partir das 9h
- Seguidores do Rei
- Os Cabas de Gonzaga
- Chá Cutuba
- Vital Barbosa
- Epitácio Pessoa
- Donizete Batista
- Leninho de Bodocó
- Tárcio Carvalho
- Coral de Aboios de Serrita
- Flávio Baião
- Antônio da Mutuca
- Os Três do Cariri


Audiovisual  
II Cine Exu – Mostra Sertões do Estado de Pernambuco
Dias 12 e 13/12

Fazenda Velho Lua e Praça de Eventos de Exu

Mostra Itinerante Cinema na Estrada
De 12 a 15/12 – Exu e Bodocó 

- “Boi Ventania” (Ficção, 14 minutos, PE, 2010), de Marcos Carvalho, Ednéia Campos e Herbert Santos
- “Até o Sol Raiá” (Animação, 12 minutos, 2008), de Fernando Jorge e Leandro Amorim
- “Zé Monteiro – O Homem que venceu as 5 mortes” (Documentário, 20 minutos, 2012, PE), de Wilson Freire
- “Dia Estrelado” (Animação, 17 minutos, 2011), de Nara Normande
- “Exu de Gonzaga” (Documentário, 20 minutos, 2012, PE), de Guida Gomes


Dança
Quarta-feira – 12/12 

Xaxado, Meu Bem Xaxado – O Centenário de Luiz Gonzaga
Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada-PE)
Com exibição do documentário “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões”


Cultura livre nas feiras
Terça-feira – 11/12 
8h – Apresentações na Feira Livre de Timorante
Ivonete Ferreira, Forrozeiro Léo Barros, Hellen e Mistura Nordestina

Quarta-feira – 12/12
8h – Apresentações na Feira Livre de Granito
Poetisa Socorro Oliveira, Grupo Pisando no Terreiro (dança), Encontro de Aboiadores (Pedro Brígido e Antônio), Forró Raízes do Brígida

Sábado – 15/12 
Apresentações na Feira Livre de Exu
7h – Roda de Contos e Prosa com Amigos do Araripe
8h – Saída em Caravana no Pau de Arara com os sanfoneiros de Exu (William Sanfoneiro, Jonnes, Serginho Gomes, Boiadeiro Franco, Ed Carlos do Exu, Clebson, Mauro Sanfoneiro, Dijesus, Epitácio Pessoa, Vital Barbosa, Elmo Oliveira e Januário)
9h – Causos contados por amigos exuenses de Luiz Gonzaga
10h – Cortejo com a Banda Cabaçal Exuense, Grupo de Flautista Sabiás e a chegada no Pau de Arara com os Sanfoneiros de Exu
11h – Forró de encerramento com Joãozinho de Exu e convidados


Feiras culturais
Sábado e domingo – 15 e 16/12

Culminância do projeto Feiras Culturais nas Escolas Públicas, com participação de grupos artísticos estudantis de Araripina, Exu, Granito, Ouricuri e Trindade.

Três cidades no Pajeú entram em colapso no abastecimento

Sem perspectivas concretas de melhorias e regularização da oferta do líquido, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), milhares de habitantes que residem nas cidades de São José do Egito, Santa Terezinha e Triunfo estão recorrendo aos reservatórios abastecidos pelo Governo do Estado através de carros-pipa. A estiagem que se prolonga há vários meses é a pior da história na região. Esperançosos, os sertanejos aguardam a amenização do problema com conclusão da Adutora do Pajeú. Alô Eduardo Campos!!! (Itamar França)

Mulher rouba bebê direto do ventre da mãe em Manaus


A Justiça de Manaus (AM) determinou nesta terça-feira (27) que Daiana dos Santos, de 21 anos, passe por um exame de sanidade mental antes de ser julgada. Ela é suspeita de ter cortado a barriga de Odete Barreto, de 22 anos, e roubado o bebê que a vítima esperava, em setembro deste ano.
A acusada, a vítima e outras duas pessoas foram ouvidas em uma audiência no fórum da capital. O juiz informou que há indícios de problemas mentais pelos depoimentos prestados pela suspeita. Ela disse que foi influenciada pelo diabo a cometer o crime e contou que não se lembra de nada.
Daiana relatou que conheceu a vítima três dias antes e que depois a encontrou em um posto de saúde, onde convidou a jovem para doar roupas de bebê. Já na casa da acusada, a vítima foi atingida por uma tábua na cabeça e desmaiou. Com uma lâmina de barbear, Daiana abriu a barriga da gestante e retirou o bebê. Ela saiu da residência com a criança e uma vizinha encontrou a jovem desmaiada com a barriga aberta quase uma hora depois. O filho de Odete, de dois anos, viu toda a cena e chorou bastante, o que despertou os vizinhos.
Ela decidiu roubar a criança logo após descobrir que não estava grávida, como imaginava. Durante depoimento, ela disse que é uma pessoa bastante triste e depressiva, além de consumir remédios fortes. O laudo sobre o estado de saúde dela deve ficar pronto em 15 dias. Depois do resultado, a Justiça decidirá se ela deve ir a júri popular.
Odete confirmou que conheceu a acusada antes do crime e foi atraída pelas doações de roupa para a bebê. Ela contou que só se lembra do primeiro golpe e que depois acordou no hospital e recebeu a notícia que a criança teria sido roubada. A menina foi encontrada e mãe e filha passaram mais de 15 dias internadas. A jovem chegou a passar por uma cirurgia.
A enfermeira que realizou o atendimento e a dona da casa em que a suspeita morava também foram ouvidas. De acordo com o médico Décius Gama, ela chegou com um quadro hemorrágico e com dificuldade respiratória. A criança teve um corte no braço e nas costas.
Daiane foi denunciada por tentativa de homicídio e está em uma cela especial, isolada das outras presas, na Cadeia Feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. Ela já tentou suicídio algumas vezes e também sofre constantes ameaças das outras detentas. (R7)

Charge do Dia