Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 26 de outubro de 2024

Febre Oropouche: Pernambuco soma 166 casos em 2024; saiba como se prevenir


O Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 42, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), revelou que o estado somou 166 casos de Febre Oropouche em 2024. Os dados, que abrangem o período de 31 de dezembro de 2023 a 19 de outubro de 2024, mostram casos distribuídos por 30 municípios, incluindo Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Santa Cruz do Capibaribe.

O vírus Oropouche, transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis (maruim), provoca sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de tontura, náuseas e fotofobia. A SES-PE reforça a importância de evitar a exposição ao mosquito transmissor, utilizando roupas compridas, repelentes e protegendo janelas e portas com telas.

Além dos casos de Oropouche, o boletim destacou um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue, que atingiram 29.842 em 2024, representando um aumento de 338,5% em comparação ao ano anterior. Até agora, Pernambuco confirmou 11.401 casos de dengue e 15 óbitos relacionados a arboviroses, como dengue e chikungunya.

Foram também registrados 4.762 casos prováveis de chikungunya e 255 de Zika, sem confirmação de casos para este último até o momento.

A SES-PE reforça que a prevenção contra as arboviroses depende do controle dos criadouros de mosquitos e da proteção individual contra picadas, com medidas como a limpeza de ambientes e a eliminação de focos de matéria orgânica em decomposição, onde o Culicoides se reproduz.

Aeroporto de Caruaru na lista dos que podem ser leiloados pelo Governo


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na quarta-feira (23) uma proposta do governo que visa incrementar os investimentos em aeroportos regionais por meio do leilão para concessionárias que já atuam no país. Empresas responsáveis, por exemplo, pelos aeroportos de Guarulhos (SP) e Brasília ficariam responsáveis pelos investimentos, em troca de ampliação de contratos atuais.

A concessionária do aeroporto internacional de Guarulhos foi a primeira a ter o contrato prolongado.

A alternativa aprovada cria o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (Pipar), que pretende abrir uma competição simplificada entre as concessionárias interessadas que possuem contratos vigentes, oferecendo condições de negociação facilitadas.

“Apesar de fundamentais para a integração da malha aérea brasileira e desenvolvimento das regiões mais isoladas, a manutenção da infraestrutura de aviação representa uma despesa extra para os cofres públicos”, comentou o TCU no acórdão que aprovou a proposta do governo.

Os blocos priorizados para a primeira rodada somam cerca de R$ 2,1 bilhões em investimentos. No total, o TCU espera que cerca de 100 aeroportos sejam inseridos no Pipar ao longo das rodadas.

Segundo o jornal O Globo, no entanto, a equipe técnica do TCU avalia que cerca de metade dos aeroportos deverá atrair o interesse das concessionárias.

Veja a lista de alguns que podem ser leiloados:

Amazonas (AM)
Eirunepé
São Gabriel da Cachoeira

Amapá (AP)
Oiapoque

Bahia (BA)
Guanambi
Lençóis
Paulo Afonso

Maranhão (MA)
Bacabal

Pará (PA)
Novo Progresso
Tucuruí

Pernambuco (PE)
Caruaru
Serra Talhada

Piauí (PI)
São Raimundo Nonato

Paraná (PR)
Cascavel
Guarapuava
Pato Branco
Ponta Grossa

São Paulo (SP)
Americana
Guarujá
Mogi Mirim
Piracicaba

Informações: InfoMoney

Deputado Edson Vieira solicita a inclusão de trechos de estradas do Agreste no PE na Estrada


O deputado Edson Vieira (União), ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, cidade estratégica no Polo de Confecções, anunciou, na tribuna da Alepe, sua intenção de pleitear a inclusão de alguns trechos de estradas no pacote anunciado pelo Governo Estadual, por meio do programa PE na Estrada.

Entre as prioridades listadas pelo deputado, destacam-se a PE-130, que liga Taquaritinga a Vertentes; a PE-145, que conecta Brejo da Madre de Deus a Jataúba; e a PE-160, que liga Santa Cruz a Jataúba. Além disso, ele ressaltou a importância do trecho que liga Santa Cruz do Capibaribe ao município de Barra de São Miguel, na região do Sertão do Cariri paraibano, devido ao seu papel crucial no fluxo de produtos do polo de confecções.

“Creio que, nesse pacote de investimentos e novos empréstimos que estamos aprovando, esta Casa deve promover uma ampla discussão em relação à situação das estradas de Santa Cruz, Taquaritinga, Brejo e Jataúba. É fundamental que a governadora, que é de nossa região, tenha a sensibilidade de incluir essas PEs nesse pacote e que sejam totalmente recapeadas”, afirmou Edson Vieira.


Blog do Ney Lima