Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 4 de agosto de 2013

Forte terremoto atinge o Japão nesta madrugada



 

Um terremoto de magnitude 6 atingiu neste domingo (4) a costa nordeste do Japão. Nenhum alerta de tsunami foi ativado e nem foi informado por enquanto danos graves, informou a agência meteorológica japonesa. AInda não há também informações sobre vítimas.

O terremoto aconteceu às 12h29 locais (0h29 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade sob o mar, muito perto da cidade de Ishinomaki, em Miyagi, uma das mais afetadas pelo forte terremoto e o tsunami que devastou a região nordeste do país em 11 de março de 2011. A Tohoku Electric Power informou que não aconteceram danos em sua usina nuclear de Onagawa, a mais próxima ao epicentro do terremoto.

As autoridades do aeroporto de Sendai não informaram de danos graves. O tremor foi notado em 19 das 47 regiões administrativas do país, incluindo Tóquio.

Desigualdade de renda cai em 80% dos municípios


 

De 2000 a 2010 aconteceu algo inédito no Brasil: em 80% dos municípios, a desigualdade de renda entre seus habitantes diminuiu. O fato é ainda mais relevante porque reverteu uma tendência histórica. Na década anterior, a desigualdade medida pelo índice de Gini aumentara em 58% das cidades brasileiras. A maior queda da desigualdade aconteceu numa cidadezinha do interior de São Paulo. No extremo oeste, perto de Presidente Prudente, Emilianópolis viu seu índice de Gini cair pela metade, de 0,76 para 0,38 em 2010.

A escala varia de zero a 1. Se os 3 mil emilianopolenses ganhassem igual, o índice seria 0. Se um deles concentrasse toda a renda da cidade, o Gini seria 1.(Informações de O Estado de S.Paulo - José Roberto de Toledo e Amanda Rossi)
Clique aí e leia mais em Desigualdade de renda cai em 80% dos municípios do Brasil em uma década

O que é Política


Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.