16 vereadores que discursaram na Casa Dr. José Vieira de Araújo apresentaram diversos assuntos. O vereador Zé Elias (PTB) foi o único que não discursou, pois estava em compromissos particulares agendados na cidade de São Paulo.
Um dos destaques foi a obra da Praça de Educação e Cultura, que teve a ordem de serviço assinada pelo prefeitro Edson Viera (PSDB) em solenidade realizada na última quinta-feira.
Os destaques foram as denúncias de nepotismo apontadas por Ernesto Maia, o ataque ferreno de Afrânio Marques a Socorro Maia e também as denúncias feitas por Carlinhos da Cohab, especialmente na saúde.
Confira o que de melhor aconteceu nesta noite de quinta-feira (21) e escolha seu favorito.
Zezim Buxim (PSDB) sinaliza que segunda policlínica da gestão Edson Vieira também será em prédio alugado
O vereador Zezim citou a economia realizada, segundo ele, pelo município, com a redução no valor do aluguel do prédio onde fica o Hospital Materno Infantil, de 30 para 18 mil reais.
“É o que se entende que é o valor correto que merece aquele prédio”, enfatizou.
O político destacou também a inauguração da primeira policlínica da atual gestão e sinalizando que a segunda também será em local alugado.
“Em breve teremos duas, que somando o aluguel das duas, a prefeitura vai pagar 18 mil reais”, destacou.
.
Ernesto Maia (PTB) denuncia presença de nepotismo na atual gestão
O vereador fez duras críticas ao atual governo, citando a substituição da equipe de saúde que ficava no PSF do Bairro Dona Lica e também a proposta feita pela prefeitura aos professores, que pretende renegociar os atrasados em 15 parcelas.
Ernesto também denunciou a presença de nepotismo na atual gestão.
“Os familiares do prefeito estão em todas as secretarias. Vou trazer uma relação na próxima semana de todos os familiares que estão no poder. É lógico que muita gente não teve a chance, mas a família do prefeito foi a primeira a ter a chance neste novo governo”.
.
.
Vânio Vieira (PSDB) fala sobre uma solução para o atraso da entrega de correspondências na Palestina
O vereador situacionista relatou na tribuna que uma pessoa, contratada pela atual gestão, já foi direcionada aos Correios para que pudesse receber treinamento para realizar o trabalho da entrega de correspondências no Bairro da Palestina.
Segundo ele, isso resolverá o problema existente na localidade nesse aspecto.
Vânio citou que as entregas são dificultadas por conta de problemas nos endereços do bairro e afirmou que a pessoa designada conhecerá bem o bairro, facilitando as entregas e o trabalho realizado pelos Correios.
.
Afrânio (PDT) rebate Ernesto e parte para o ataque contra Socorro Maia
O vereador de situação rebateu o discurso do líder de oposição, citando que Socorro Maia recebia um salário 50% maior do que os vereadores, em torno de R$ 9 mil.
“A mãe dele passou 11 anos em berço esplêndido”, afirmou, citando que ela ganhava dinheiro por aulas excedentes, sem estar em sala de aula.
Afrânio também citou que, a evasão escolar no município em 2012 era de 47%, valor que foi rebatido por Ernesto.
“O vereador Afrânio mente. A evasão escolar só existia no turno da noite. 90% das turmas estudavam na parte da manhã e na parte da tarde”.
Quanto aos familiares de Ernesto que trabalhavam na prefeitura até a gestão Toinho do Pará (PTB), o vereador de oposição citou que a única pessoa com cargo de confiança era Socorro Maia e que os demais parentes que trabalhavam na prefeitura eram concursados.
“Será que os (parentes) de Edson são concursados também?”, ironizou Ernesto Maia.
Deomedes (PT) cobra recolocação de carro que atende pessoas carentes no Santo Augustinho e Acauã
O vereador petista cobrou na tribuna à recolocação do carro que presta serviços a população carente dos bairros do Acauã e Santo Augustinho.
Segundo ele, há 10 dias que o serviço não é prestado à população.
“Infelizmente, do jeito que está indo, poderá voltar o pessoal a fazer como antigamente: fazer o socorro em carroças de burro”.
Deomedes também criticou o polêmico caso da futura retirada de barracas das calçadas pela atual gestão.
“Vai se tirar as barracas, mas que se dê uma alternativa; se vê um local”, citando que cidades como Campina Grande teriam feito essa solução.
Carlinhos da Cohab (PTB) denuncia que Casa de Apoio ainda está fechada e que PSF do Bairro Dona Lica está sem medicamentos
O vereador de oposição afirmou que a casa de apoio no Recife ainda continua fechada. Ele citou que uma senhora teria dito que Lucinha da Saúde estaria custeando uma casa de apoio, com dinheiro do próprio bolso.
Sobre a reabertura da Casa, afirmada na reunião anterior pela primeira dama Alessandra Vieira, Carlinhos respondeu: “Tudo mentira, o povo de Santa Cruz está lá no Recife, ficando nos corredores”, citando que a saúde do município estaria em situação de descaso.
O vereador também rebateu Luciano, citando que o PSF do bairro da COHAB não tinha sequer esparadrapo e denunciou que no PSF do Bairro Dona Lica não haveria remédios e que nenhum exame foi realizado desde o começo do ano.
.
Zé Minhoca (PSDB) fala sobre participação de Edson no encontro de prefeitos
Zé Minhoca citou a participação do prefeito Edson Vieira, no encontro de prefeitos que está sendo realizado na cidade de Gravatá, promovido pelo governador Eduardo Campos (PSB).
“O governador está reunido com os prefeitos pernambucanos e, com certeza Edson Vieira vai trazer boas notícias, tenham certeza disso”, afirmou.
.
.
Narah (PSB) pede aos vereadores de oposição uma chance para as novas equipes dos PSF´s e de controle de endemias
Ao usar a tribuna, a vereadora de situação pediu para que os seus colegas de oposição sejam pacientes com as novas equipes de saúde nos PSF´s e também no controle de endemias, para que eles possam mostrar suas competências.
A vereadora também rebateu as palavras de Carlinhos da Cohab, que afirmou que o PSF do Bairro Dona Lica estaria sem remédios. Narah afirmou que eles foram retirados por estavam vencidos e que outros medicamentos já foram comprados.
Ao final, a vereadora citou a reabertura do Conselho da Paz no município, citando que os trabalhos serão realizados visando à redução nos crimes de proximidade em relação a 2012, especialmente entre jovens.
.
Ronaldo Pacas (PSDB) afirma que é muito cedo para a oposição fazer críticas ao novo governo
Em suas palavras, o vereador de situação falou que as mudanças de pessoal presentes nos governos seria algo comum e pediu aos colegas de oposição que tivessem mais paciência com as críticas ao atual governo.
Ronaldo também rebateu o discurso de Carlinhos da Cohab sobre o descaso da saúde, onde exaltou que os trabalhos realizados na Policlínica Dr. Walter Aragão de Souza estão em dia e também falou sobre os três médicos que foram designados para o Hospital Municipal.
“Não existe lado cero ou lado errado, mas o que existe é acreditar”, finalizou.
.
.
.
Klemerson Pipoca (PMN) fala sobre projeto de lei para destinar repasse para estudantes universitários
O vereador Pipoca falou sobre um projeto de lei de sua autoria e de Afrânio Marques, que visa o repasse de verbas para os estudantes universitários que viajam para outras cidades.
Segundo Klemerson, uma reunião será marcada com o prefeito Edson Vieira sobre o assunto, mas sem anunciar uma data.
.
Helinho Aragão (PTB) cobra mais ações do Governo do Estado para diminuir os efeitos da seca no município
Na tribuna, o vereador de oposição mostrou sua preocupação com a seca, que atinge tanto a área urbana como também a zona rural.
Helinho citou também que as medidas prometidas pelo Secretário de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, no último dia 11 de janeiro.
Para ele, medidas como a implantação de 10 poços artesianos e a colocação de bagaço de cana de açúcar para alimentar animais ainda seriam poucas para o porte da cidade.
“Temos que reconhecer que o Governador deve olhar de outra forma para o município de Santa Cruz do Capibaribe”, destacou Helinho, citando que o problema de abastecimento de água só será resolvido com a construção da Adutora do Agreste.
Luciano Bezerra (PR) rebate Ernesto Maia e defende medidas impopulares tomadas na Gestão Vieira
Ao usar a tribuna, o vereador de situação rebateu as críticas feitas por Ernesto Maia, que destacou que uma enquete apresentada no blog Diário da Sulanca, com dados negativos sobre o início da atual gestão.
A enquete apontava um índice de reprovação de quase 67%.
“O conjunto da obra mostra que a situação não está tão boa como vossa excelência quer mostrar”, afirmando também que uma injustiça estaria sendo feita por Edson Vieira e defendeu que a construção da Praça do PEC foi uma luta política de José Augusto Maia.
Luciano rebateu Ernesto, defendendo as medidas impopulares tomadas no atual governo e afirmou que, em pesquisa, José Augusto Maia teria levado “a maior lapada da história”.
Fernando Aragão (PTB) não descarta possibilidade de sair do partido
Em suas palavras, o vereador de situação mostrou o seu apoio à ex-ministra do meio ambiente e também ex-candidata a presidência Marina Silva.
Fernando está trabalhando para colher assinaturas para formação do novo partido chamado “Rede Sustentabilidade”, mostrado em seu Facebook.
O vereador não descartou a possibilidade de sair de sua atual legenda, citando que só faria algo assim quando o novo partido estivesse estruturado.
“Por enquanto vou continuar no meu partido, Só que vamos fazer porque a democracia se faz com opções”.
.
Junior Gomes (PSB) anuncia implantação do Portal da Transparência na Câmara
Na sua vez de discursar, o vereador socialista falou sobre a futura implantação do Portal da Transparência no município, que mostrará onde estão sendo aplicados os recursos públicos.
Segundo o vereador, no mês de março será anunciada uma data para que esse portal seja implantado.
“Em 24 horas, tudo o que for emitido, todo mundo sabe. O pagamento que for feito, todo mundo vai saber”, destacou.
Junior Gomes também rebateu as palavras do vereador Ernesto Maia sobre a demissão da equipe do PSF do Dona Lica e também dos Agentes de Endemias.
“Será que o vereador está fazendo isso porque são partidários dele? Muitas vezes, que é bom para o senhor, não é bom para Santa Cruz”, atacou Junior, afirmando que as novas equipes terão a chance de mostrar sua competência.
Dida de Nan (PSDB) reafirma que oposição não pode criticar início da gestão Vieira
Em suas palavras, o vereador tucano enfatizou os trabalhos feitos na atual gestão, em pouco mais de 50 dias de governo.
Para isso, o vereador colocou como exemplo a reforma feita no Estádio Municipal (mais conhecido como “Campo do Arizão”) e fez críticas quanto à postura adotada pelos colegas de oposição quanto à obra da Praça do PEC.
“Quando pintaram a parede do cemitério, foi a maior festa do mundo. Agora, quando é uma obra importante dessa a gente não pode anunciar?! Agora eu sei por que vocês não vão, porque pesa”, afirmou, citando que a oposição está com falta de discurso.
.
Galego de Mourinha (PTB) denuncia que coveiros da prefeitura estão cobrando para realizar serviços
Fazendo o uso da tribuna, o vereador oposicionista trouxe uma denúncia de que dois coveiros, presentes na Vila do Pará e que são funcionários da prefeitura, estariam cobrando dinheiro para realizar sepultamentos.
Galego afirmou que recebeu de um senhor um relato de que foi cobrado a quantia de 100 reais para que a cova, usada para enterrar o pai do denunciante, fosse cavada.
“Esses coveiros que estão no Pará estão recebendo da prefeitura, são funcionários públicos? A denúncia é que eles estão recebendo dinheiro das pessoas”, desabafou o vereador.