Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

domingo, 24 de março de 2019

Casos de tuberculose cresce em Pernambuco

Imagem meramente ilustrativa.

O número de casos de tuberculose aumentou 9,28% entre 2015 e 2018, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). No ano passado, foram confirmados 5.026 casos da doença, 426 a mais que os 4.599 registrados no início da série histórica. Os dados foram divulgados essa semana, pelo governo do estado.

A doença é causada por uma bactéria altamente transmissível através das vias respiratórias. Os pulmões são os órgãos mais acometidos pela doença. O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose é celebrado neste domingo (24).

O número de mortes causadas pela doença foi de 423 em 2015, diminuiu para 398 em 2016, e em 2017, chegou a 435. O índice de óbitos em 2018 ainda é contabilizado pela SES.

Em crianças, a melhor forma de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG, oferecida nas unidades básicas de saúde e maternidades. Ela pode ser dada ao nascer ou, no máximo, até a criança ter 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Sintomas e tratamento

Entre os sintomas mais comuns da tuberculose está a tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre durante o dia, suor noturno, emagrecimento, cansaço e fadiga.

O diagnóstico pode ser feito na rede pública de saúde, principalmente por meio de um teste conhecido como “exame do escarro”.

O esquema básico de medicamentos para a tuberculose é distribuído nas próprias unidades de saúde e é composto por quatro remédios. O tratamento dura seis meses. Seguindo corretamente as orientações médicas, o paciente pode deixar de transmitir a doença em 15 dias.

Com informações do G1 PE

Secretaria de ação social promove ações na semana da mulher.


A Secretaria Municipal de Ação Social realizou na última sexta-feira 22/03 ações em alusão a Semana da Mulher.


A secretária Rosa Lagos informou que estas ações estão programadas para acontecer tanto na cidade quanto na Zona Rural.


Os serviços oferecidos são: Corte de Cabelo, Maquiagem e manicure.


Na próxima sexta-feira 29/03 a tenda da Secretaria de Ação Social que realiza esses trabalhos estará novamente na feira livre, localizada na Rua Expedicionário Inácio Aleixo de Araújo, oferecendo esses serviços para todas as Mulheres do Município.


Confira as imagens:






Blog do Diogenes Ramos


Clique para conferir as imagens abaixo.

Hoje tem Rapadura no Circo Disney.


O Circo Disney traz hoje pra você o humorista e palhaço Rapadura da Praça é Nossa, será uma noite de muita alegria e descontração.

Convide seu pai sua mãe para logo mais as oito da noite, estarem no Circo Disney, onde será uma noite de muitas gargalhadas com o humorista e palhaço Rapadura da Praça é Nossa.


Collar Blog Jataúba News.