Apoio do Blog

Apoio do Blog

terça-feira, 27 de maio de 2025

PRF e PM RN recuperam quase 1 milhão furtado da agência do Banco do Brasil da cidade de Cabrobó


Rio Grande do Norte, 26/05/2025 - Em uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), foi recuperada, na tarde desta segunda-feira (26), uma quantia de R$ 947.345,00 em dinheiro, furtada mediante arrombamento da agência do Banco do Brasil da cidade de Cabrobó, no sertão de Pernambuco, no último fim de semana.

A abordagem aconteceu no km 112 da BR-226, em Santa Cruz/RN, quando os policiais fiscalizaram um automóvel TOYOTA/COROLLA de cor bege, ocupado por um casal. Durante a vistoria, os agentes localizaram baldes plásticos contendo o dinheiro escondido no interior do veículo.

A recuperação foi possível graças à troca de informações entre as forças de segurança dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Segundo a PM/PE, o furto foi praticado mediante arrombamento, logo após a realização de uma obra no interior da agência, o que pode ter facilitado a ação criminosa.

Os dois ocupantes do veículo, bem como o montante em dinheiro, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz/RN, onde serão adotados os procedimentos legais.

A atuação conjunta reforça a importância da integração entre as forças de segurança na repressão qualificada à criminalidade interestadual e na proteção do patrimônio público e privado.

Audiência Pública Destaca a Importância da Biometria para a População de Jataúba


Na última terça-feira, dia 27/05, a Câmara de Vereadores de Jataúba recebeu uma audiência pública muito importante, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O objetivo foi debater a importância do cadastramento biométrico para toda a população do município. Desde o começo de maio, o TRE-PE montou um posto de atendimento na Escola Municipal José Higino de Sousa, onde os eleitores podem fazer o seu cadastro biométrico.


Jataúba tem mais de 11 mil eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico, por isso a mobilização está sendo intensificada para que todos possam regularizar sua situação o mais rápido possível. Vale lembrar que a biometria já é exigida por instituições públicas como o INSS, para concessão de benefícios e aposentadorias, tornando esse procedimento ainda mais importante.


Na audiência, estiveram presentes figuras importantes como o diretor geral do TRE-PE, Dr. Orson Lemos, o desembargador ouvidor do TRE-PE, Humberto Vasconcelos, e a prefeita do município, Drª Cátia. A prefeita destacou que disponibilizou carros para ajudar a levar a população da zona rural até o local de cadastro, facilitando o acesso de quem mora mais distante. 


Além disso, vereadores de oposição e de situação também participaram, demonstrando o compromisso de ajudar a população, especialmente os moradores da zona rural, a realizarem seus cadastros biométricos.


Estiveram presentes ainda secretários, professores, lideres da Zona Rural, representantes do sindicato, alunos e muitos moradores, todos engajados nessa importante iniciativa. Essa mobilização mostra o esforço de toda a comunidade e das autoridades locais para garantir que todos estejam regularizados e possam exercer seus direitos eleitorais com facilidade.


Blog Jataúba News

Utilidade pública: São João da Vila do Jundiá


 

Chuvas melhoram situação de barragens na RMR, mas Agreste segue em alerta


As chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias provocaram mudanças significativas nos níveis de algumas barragens, duas delas com risco de colapso, como é o caso de Bita e Utinga, nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, respectivamente. As duas estavam em situação crítica desde janeiro deste.

O volume de chuva acumulado desde o último dia 12 permitiu que as barragens de Bita (Ipojuca), Pirapama e Sucupema (Cabo de Santo Agostinho) e Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes) atingissem a cota máxima de acumulação, ou seja, estão vertendo.
Outra barragem que também verteu foi Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que integra o Sistema Tapacurá.

A água armazenada neste início de inverno indica uma perspectiva positiva para manutenção do abastecimento até o próximo inverno dentro dos regimes atuais. Além delas, outros três mananciais na RMR também apresentaram aumento no volume: Tapacurá, Várzea do Una (São Lourenço da Mata) e Botafogo (Igarassu).

Para manter o abastecimento, a Compesa precisou ampliar o rodízio de abastecimento em algumas áreas para administrar a água disponível. Atualmente, o cenário é favorável: a barragem de Bita, que chegou a 26,97% da capacidade há 15 dias, está vertendo. Pirapama, que em 12 de maio tinha 73,61%, também atingiu a capacidade máxima. Já Utinga subiu de 8,60% para 34,45%.

Outros mananciais também apresentaram melhoras importantes no mesmo período. Sicupema passou de 86,77% para 100%; Tapacurá, de 64,78% para 74,59%; Botafogo, de 31,86% para 50,01%. Várzea do Una, de 31,89% para 54,15% e Duas Unas que estava com 57,78% está agora com 100% de armazenamento.

As chuvas registradas nos últimos dias em Pernambuco ainda não trouxeram alívio para algumas barragens localizadas no Agreste, que não conseguiram acumular água, como é o caso da barragem Jucazinho, em Surubim, o maior reservatório para abastecimento de água da região.

A barragem de Jucazinho está operando com apenas 2,98% da sua capacidade total, sem ocorrência de chuvas suficientes para alterar o quadro atual.

Confira mais detalhes no JC.COM.BR.

BC libera resgate automático de valores a receber a partir desta terça-feira (27)


O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir da terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores.

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, informou o BC.

Os valores a serem resgatados são o “dinheiro esquecido” por cidadãos ou empresas em instituições financeiras como bancos e consórcios, sem que tenham sido reclamados ou transferidos para a conta do titular.

De acordo com o BC, a ideia é “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”. Segundo a autoridade monetária, a adesão ao serviço é facultativa.

A habilitação para o acesso ao SVR deve ser feita a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.

“A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, explicou o BC.

Ainda segundo o banco, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. Não serão enviados avisos do BC informando a existência de algum valor devolvido.

“As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas”, esclarece o BC.


Jataúba! Toyofrota Centro Automotivo, o melhor para o seu carro


Agora a cidade conta com a Toyofrota Centro Automotivo, um lugar que realmente se dedica a cuidar do seu carro com qualidade e rapidez, amplo espaço e mecânicos capacitados. 

Lá você vai encontrar uma variedade de peças e serviços, como trocas de olhos, pastilhas de freio e suspensão, tanto para veículos leves quanto pesados. E o melhor de tudo: as peças estão disponíveis para pronta entrega, garantindo agilidade no seu atendimento. 

A Toyofrota fica às margens da PE-160, na entrada do Sítio Umburanas. Para agendar sua consulta veicular, é só chamar no WhatsApp pelo número (81) 98185-6494. Uma excelente opção para quem quer cuidar bem do seu carro com confiança e praticidade!

Postagem em destaque

Municípios pernambucanos já gastaram mais de R$ 86 milhões com contratações artísticas para o São João

Wesley Safadão lidera como o artista mais bem pago do período; Ele se apresenta em Santa Cruz do Capibaribe próximo domingo Noventa e sete m...