sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hoje o dia de festa é deles!!! Parabéns!!!


Kleber Moraes 


Yonara Patricia 


Natanieli Clementino 

Parabéns pelo seu aniversário. Desejo-lhe agradáveis surpresas e felizes acontecimentos, e que este dia possa lhe trazer muitas aventuras e alegrias! Desejos do Blog Jataúba News

Popular foi assassinado quando ia comprar pão

BEZERROS: O crime aconteceu por volta das 6h30 da manhã desta quinta-feira (30), na Avenida José Máximo Sobrinho, no Bairro Asa branca. A vítima, Luciano José dos Santos, de 26 anos, que era casado e residia na Rua Bernardo da Silva, no mesmo bairro.
Segundo as informações colhidas no local do crime, Luciano estava indo comprar pão, quando em frente do estabelecimento foi interceptado pelo assassino que na ocasião, disparou diversas vezes contra a vítima atingindo-lhe a cabeça vindo e a mesma veio a falecer no local.
 Popular foi assassinado quando ia comprar pão
Luciano, já teve passagem pela polícia pela Lei Maria da Penha, e segundos pessoas que o conheciam, ele bebia bastante, após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. (Do Blitz nas Ruas)



Filho de Zé Augusto Maia detona programa “Opinião”


Em sua página no facebook, Tallys Maia, filho do deputado federal José Augusto Maia, detonou o programa Opinião da rádio Comunidade FM, um dos mais importantes da cidade.

“O programa "Opinião" deveria ser chamado de "Paredão do Zé", com única e exclusiva intensão de "diminuir" ou "menosprezar" o nosso Dep. Federal. Já está virando uma cachorrada, e a cada dia perdendo credibilidade. Alô produção, vamos ter repeito pelos ouvintes, pelos eleitores e principalmente respeito a um homem que tem mais de 20 anos de história política em Santa Cruz”. Escreveu Talys Maia.
A postagem já gerou mais de 50 comentários. Haja polêmica...



Dilma comemora taxa de desemprego mais baixa em 11 anos



Da Agência Brasil (Brasília)

A presidente Dilma Rousseff destacou a redução das desigualdades, ao analisar a taxa de desemprego, que fechou 2013 em 4,3%. Segundo ela, este é o retrato de um país que vem criando oportunidades de emprego.

Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram a série histórica do desemprego desde 2002. A presidente comparou o aumento do nível da ocupação dos jovens e negros entre 2003, quando o PT assumiu o governo, e o ano passado.

“Em relação a 2003, aumentou o nível da ocupação dos jovens de 18 a 24 anos (de 53,8% para 59,2%) e da população negra (de 48,5% para 53,5%)”, afirmou em sua conta no Twitter. Segundo Dilma, o crescimento de 51,4% do rendimento dos trabalhadores negros indica que houve redução de desigualdade.

“Os números são impressionantes quando analisados ao longo do tempo”, disse a presidente. “Entre 2003 e 2013, a proporção de pessoas ocupadas com 11 anos ou mais de estudo cresceu de 46,7% para 63,8%”, disse, constatando que os anos a mais na escola ampliam a ocupação dos trabalhadores.

A presidente citou o crescimento da parcela de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, e da proporção de pessoas ocupadas que contribuíam para a Previdência.

Postado por Jairo Gomes

MISÉRIA: Moradores do Piauí comem ratos para matar fome na seca!


ASSUNÇÃO DO PIAUÍ: A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o "rato-rabudo".

A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte, a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.


A reportagem do UOL tentou encontrar em alguma residência um rato para consumo, mas os moradores explicaram que como passam muita fome consomem logo o animal. "Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo", disse Bezerra.

Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a "mistura" para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar à equipe de reportagem do UOL que a única carne consumida na casa dela é de rato.


"A gente tem de se virar. Não plantamos nada neste ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura e, como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar", disse Francisca, informando que a carne do rabudo "é saborosa" e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos. ONDE FICA: Assunção do Piauí está a 273 km de Teresina.

MAIOR QUE A RATAZANA: Segundo o "Guia dos Roedores do Brasil", o rato-rabudo (Thrichomys apereoides) é chamado por esse nome porque tem a cauda longa e mais peluda que as demais pelagens do corpo. O animal é um mamífero roedor encontrado tipicamente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil e habita áreas pedregosas e de vegetação aberta, como a caatinga e o cerrado, no Brasil, e o charco, no Paraguai.


A nutricionista Patrícia Lima disse que apesar de o "rato-rabudo" viver em áreas inóspitas no sertão nordestino o consumo da carne é perigoso devido à transmissão de doenças por também estarem próximos a comunidades sem esgotamento sanitário.

"Apesar de ser um rato que come somente frutas e vive em ambientes limpos na mata, o rato-rabudo também vive perto de comunidades rurais, onde o saneamento é precário, por isso eles não diferem dos nossos conhecidos ratos, ratazanas. Devem ser vetores de inúmeras doenças. Os moradores, quando caçam, podem se infectar dentro de casa quando 'limpam' e tratam o rato para comer."

A nutricionista explicou que para ter uma alimentação correta, a dieta deve conter "carboidratos, proteínas e lipídios, além de minerais e vitaminas". "A proteína vai depender do costume, dos seus hábitos alimentares das pessoas, que pode ser encontra em carne animal e até em vegetais como a soja, grão de bico etc. Na carne do rato com certeza tem proteína de origem animal."

"É triste saber que ainda existem pessoas que, devido as necessidades que passam, se submetem a se alimentar de rato. Mas, por conta da pobreza no Nordeste, não é de estranhar que se aventurem numa coisa dessa, porque a fome, sentir fome por diversos dias, dá desespero. Acho que só num caso de desespero para encarar isso." (Fonte: Notícias Uol

“A Universidade Federal tem um papel fundamental na nova economia de Pernambuco”, defende Armando Monteiro




Entusiasmado com a expansão da Universidade Federal de Pernambuco para o Interior e para novos polos industriais, como o de Goiana, na Mata Norte do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) esteve nesta quinta-feira (30) na reitoria da UFPE para uma reunião de trabalho com o reitor Anísio Brasileiro e sua equipe.

Após ouvir uma série de apresentações sobre as demandas e planos de ampliação da instituição, Armando colocou-se à disposição para articular a bancada federal do Estado em favor de uma agenda de interesse da Universidade. A equipe do reitor irá preparar um documento definindo as prioridades dessa agenda. O Congresso Nacional retoma suas atividades, após o recesso, na próxima semana.

Na opinião do senador, “a UFPE terá um papel fundamental no desenvolvimento de Pernambuco” nos próximos anos porque o Estado está se reindustrializando, sobretudo graças a setores que demandam profissionais mais qualificados. “A nossa indústria foi relançada na direção de setores novos e importantes, mas setores mais complexos, que exigirão um trabalhador com um perfil profissional diferente e nós precisamos fazer um melhor encadeamento dessa indústria para que os efeitos internos sejam maiores”, defende Armando.

O senador considera essencial que a bancada federal defenda os planos de expansão e o fortalecimento da UFPE, principalmente a implantação de novas unidades no Recife e no Interior, além da ampliação dos projetos de produção de tecnologia a partir de convênios com as empresas privadas.

Durante a reunião, o reitor Anísio Brasileiro, o ex-reitor Amaro Lins e pro-reitores falaram sobre os planos de implantação de cursos de engenharia na região de Goiana, onde está se instalando a fábrica da Fiat, e de outras unidades, por exemplo, em Vitória de Santo Antão e Caruaru. “Olhando Pernambuco em direção ao futuro, não há nenhuma dúvida que o Estado volta a ter protagonismo no país. Mas, para isso, a gente não pode perder oportunidades. E o papel da UFPE, que é um ativo, é uma vantagem que nós temos, será fundamental”, ressaltou Armando.


(Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da UFPE/Divulgação)

Em Santa Cruz: Professor diz que foi implantada uma ditadura na "Cidade da Chance"

O professor Marcos Vier postou na sua página no Facebook a sua insatisfação com atitudes do Secretário de Educação Dimas Dantas. Marcos diz que foi implantada uma ditadura na "cidade da chance".





A professora e sindicalista Luciene Cordeiro comentou a postagem e diz que também ficou indignada com a atitude do secretário.


Luciene Cordeiro: "Só quem estava (na reunião) sabe o tamanho do constrangimento da professora, e daqueles que estavam lá, ela NÃO estava TENTANDO ARRANJAR UMA VAGA, ela conseguiu a vaga dentro do limite de vagas sim, e quando foi fazer a matrícula informou que pegaria seu filho ao meio dia porque só trabalhava até aquele horário. Qual é o problema? Qual é o objetivo de CRECHE? Não será atender a mãe no seu horário de trabalho? Onde está escrito que professor não pode matricular seu filho na Escola Pública? O problema da demanda de mães não é problema da professora é uma questão de gestão pública. Ao invés de proibir a mãe " professora" de matricular seu filho em uma creche pública vamos lutar por mais CRECHE. É bom entender que a professora não estava buscando privilégio nenhum, ela fez a matrícula dentro do número de vagas. A atitude do Secretário nos deixou indignados sim. É absurda essa postura".

Vereadores de Caruaru teriam pagado por assinaturas para abertura de CPI, diz polícia

O delegado da Polícia Civil Erick Lessa concedeu entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (30), na sede da Delegacia Regional em Caruaru, no Agreste do Estado, em que divulgou detalhes sobre a Operação Ponto Final 2. A ação foi deflagrada na tarde dessa quarta-feira (29) após a 4ª Vara Criminal do município ter expedido mandados de prisão contra os vereadores Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento (ambos do PROS), Neto (PMN) e Val (DEM).

De acordo com o delegado, os vereadores são investigados por suspeita de corrupção ativa, passiva e organização criminosa. Segundo Lessa, Evandro Silva, Neto e Val teriam pagado aos vereadores Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento para que eles assinassem o requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que iria investigar possíveis irregularidades apontadas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). O delegado disse ainda que os vereadores pretendiam, posteriormente, barganhar junto ao Executivo o arquivamento da CPI.

A Operação Ponto Final 2 contou com a participação de 30 policiais civis e todo o processo de investigação, segundo o delegado Erick Lessa, foi iniciado em setembro do ano passado para apurar denúncias de “compra e venda de assinaturas para abertura de CPI”. Lessa ainda afirmou que apesar dos vereadores Neto, Val e Jadiel Nascimento estarem foragidos, os advogados deles já tomaram conhecimento do inquérito policial.

Outros detalhes sobre a ação o delegado disse que só poderiam ser esclarecidos após o final da investigação. “Algumas dúvidas podem não ser esclarecidas hoje porque ainda temos 10 dias para concluir o inquérito”, declarou Lessa.

O relatório da CGU aponta superfaturamento na aquisição de itens da merenda escolar, desvio de finalidade no empenho de verbas públicas e licitação dirigida na Prefeitura de Caruaru. O maior prejuízo está nos contratos firmados com o Ministério da Educação (MEC). O documento foi tema de uma série de reportagens publicada ano passado pelo Jornal do Commercio.

Dois vereadores foram presos na tarde desta quarta-feira (29) após o início da Operação Ponto Final 2. Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (PROS) foram presos e encaminhados à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Policiais permanecem em diligências para prender os outros três legisladores, são eles: Val (DEM), Neto (PMN) e Jadiel Nascimento (PROS), todos já considerados foragidos pela polícia.

PRISÕES - Todos os cinco vereadores já haviam sido presos e liberados durante investigações da primeira Operação Ponto Final, deflagrada no início da manhã do dia 18 de dezembro do ano passado. Ao todo, eles e outros cinco parlamentares da Capital do Agreste foram presos por suspeita de concussão, corrupção passiva e organização criminosa. Os parlamentares estariam exigindo ao prefeito José Queiroz (PDT) o valor de R$ 2 milhões, para aprovação do projeto do BRT (Bus Rapid Transit), orçado em R$ 250 milhões.


NE10

Mais um assalto em Jataúba!!! desta feita a vitima foi o vereador Firoca.


Informes passado a nossa redação. que nesta quinta a noite por volta das 22:00h  houve mais um assalto na cidade de Jataúba, desta feita foi no estabelecimento do cabeleireiro estevão, onde se encontrava no momento o vereador Firoca que lhes foi subtraído uma quantia aproximadamente de DOIS MIL REAIS, e do cabeleireiro um aparelho celular, logo apos o assalto os meliantes fugiram com destino ignorado, a policia foi acionada mais ate o momento não teve exito na captura dos elemento.

Collar Jataúba News.