Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo Papa acusado de ter ajudado ditador na Argentina

Natacha Pisarenko/AP

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, passa por vários questionamentos em seu país por frases polêmicas em relação a temas políticos e é acusado de envolvimento com a última ditadura militar (1976-1983).
Quando era arcebispo de Buenos Aires, em 2002, o novo pontífice disse que os argentinos deveriam parar de "rezar" para o FMI (Fundo Monetário Internacional) porque isso não ajuda o país a se recuperar de sua maior crise da história. 
Na época, ele considerou que o pedido de ajuda não resolveria os problemas do país, que na época tentava um acordo com o fundo, que não chegou. "Não vamos a lugar nenhum [com a ajuda externa], simplesmente nos endividaríamos ainda mais", disse.

Dias antes, ele havia dito, na cerimônia da Revolução de Maio, Bergoglio disse que a Argentina estava "à beira da dissolução nacional". Na ocasião, ele não se importou com a presença do então presidente Eduardo Duhalde e afirmou que a classe política deveria ser um pouco menos "egoísta".

DITADURA

Em 2005, o jornalista Horacio Verbitsky acusou o então arcebispo de ter contribuído para a detenção, em 1976, pelas Forças Armadas, de dois sacerdotes que trabalhavam sob seu comando na Companhia de Jesus, Francisco Jalics e Orlando Yorio. A história foi registrada no livro "El Silencio".

A acusação não é inédita. Rumores sobre uma suposta colaboração de Bergoglio com a ditadura já haviam sido ventilados na Argentina por críticos do perfil conservador do cardeal. É a primeira vez, no entanto, que se publicava um registro oficial da atuação de Bergoglio no episódio.

Verbitsky obteve nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina um documento de 1979 em que o então diretor de Culto Católico do órgão, Anselmo Orcoyen, afirma ter sido informado por Bergoglio das "suspeitas de contato com guerrilheiros" e dos "conflitos de obediência" envolvendo o sacerdote de origem húngara Jalics.

Bergoglio teria feito esses comentários oralmente ao entregar por escrito um pedido para renovação do passaporte argentino de Jalics, que, assim como Yorio, foi libertado em 1976. O pedido de renovação do passaporte foi negado com base nos antecedentes do religioso informados verbalmente. Verbitsky narrou esses fatos num capítulo do livro chamado de "As Duas Faces do Cardeal".

Bergoglio aceitou falar com o escritor durante a preparação do livro. O cardeal negou que tenha colaborado com a ditadura e disse que, ao contrário, agira para tentar salvar os sacerdotes enquanto estavam presos na Esma, a Escola de Mecânica da Armada, local de extermínio do regime militar.

Cardeais se reunirão para mais duas votações hoje


Agência Brasil/EBC (Vaticano) – Os cardeais voltarão a se reunir hoje (13), na parte da tarde, em busca de consenso para eleger o sucessor de Bento XVI, atualmente papa emérito. Pela manhã, duas votações acabaram sem acordo. A fumaça escura foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 11h35 (7h35 de Brasília). À tarde, também ocorrerão duas votações. A expectativa é que a fumaça – escura ou branca, se houver consenso, – seja vista novamente por volta das 19h40 (15h40 de Brasília).
O segundo dia de votações ocorreu de forma semelhante ao primeiro, que foi ontem (12). Os vaticanistas estimam que o conclave seja encerrado amanhã (13) com a eleição do papa. A ideia, segundo eles, é que o novo pontífice participe das celebrações da Quaresma. Mas há especulações de que o conclave possa durar até a próxima semana.
Na Praça São Pedro, fiéis e peregrinos, como ontem, não esconderam a decepção ao verem a fumaça preta. Um “oh” foi ouvido em coro. A chuva fina e a temperatura de 11 graus Celsius, no Vaticano, não afastaram as pessoas das áreas em frente da Capela Sistina. 
O resultado da votação, a exemplo de ontem, foi divulgado apenas por meio da fumaça, que durou cerca cinco minutos.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é aguardado para um coletiva por volta das 13h (9h de Brasília). Lombardi deve responder às perguntas dos jornalistas, que têm várias dúvidas, como em quanto tempo após a eleição haverá a coroação do sucessor de Bento XVI, onde será a cerimônia e se o papa emérito participará das solenidades.

    Colunista Marcelo de Oliveira.


    Seca !!!!

    Março ja se vai quase na metade e nada de chuva na maioria das áreas do nosso município o pouco de verde que se vê nos pastos são das malditas Algarobas, malditas sim pois com a velocidade que elas são dizimadas não devem cumprir nenhuma função ambiental nem sua pouca sombra parece valer algo, simplesmente ela é uma intrusa em nosso bioma e tem que ser aniquilada.


    A água cada vez mais escassa, cada vez vindo de mais longe e cada vez com menos qualidade, mesmo assim para aqueles que podem pagar por um caminhão pipa caso contrário ficam dependendo de favores pra se ter ao menos o básico para sua higiene e limpeza.


    E no meio desse caos total que esta se formando fica o povo a merce da industria da seca, e la do outro lado parece que observando a tudo temos a Compesa com ações que sempre são deficitárias, na prática talvés ela seja a mais omissa, já que não conseguem garantir o abastecimento ao menos poderiam se preocupar com a qualidade da água que estamos consumindo, duvido muito que alguém da Compesa foi até o Riacho Jacu pegar uma amostra de água ao menos pra dizer que ela esta isenta de doença, isto serve também para a Prefeitura que pelo visto o importante e ter água  distribuir pastilhas de cloro pra serem colocadas nos carros pipas ja ajudaria a prevenir alguns males, mas isso é apenas uma opinião minha que nem deve ter importância, deve ser mais uma abobrinha que saiu da na minha cabeça.


    A cada dia temos menos oferta de queijo, leite e carne isto é sinal que nossos rebanhos estão sendo dizimados pela seca, a ações que a nossa querida Dilma toma não se fazem presentes pra mitigar os efeitos da seca, ou seja estamos "lascados".


    Ta mais que na hora que nossos administradores, isso mesmo os Prefeitos de todas essas cidades castigadas pela seca convocar a população a irem as ruas, fazer barulho tentar serem ouvidos em Recife, Brasilia ou qualquer lugar que seja, essa situação que o povo do Nordeste se encontra em pleno século XXI é absurda, não adianta achar que esta seca existe por que Deus quer e quando ele quiser ela se acaba, ele pode estar querendo isso que o povo comece a agir, depende apenas de nós lutarmos por uma condição melhor.


    É isso ai amigos boa seca pra todos, meio sarcástico isso mas é exatamente o que temos meio cada um por si, cada um se vire como pode e que estejam vivos pra puxar saco de seus próximos candidatos, eles sempre resolvem tudo antes das eleições.


    Abraço a todos.

    Os parabéns de hoje vai para os seguintes leitores deste blog.

    Sthefanne Raissa

    Fabiolando Chaves


    Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

    Um amor incondicional tenho por esta cidade.

    Psicologia na nossa vida




    Gravidez psicológica

    Atraso menstrual, enjoos e crescimento da barriga com movimentação do ventre são sinais e sintomas característicos de uma condição de gravidez. No entanto, por ser rara e muitas vezes considerada mito a gravidez psicológica (GP), que ‘imita’ um quadro de gravidez real, tende a convencer além da suposta gestante, as pessoas em seu entorno e até a equipe médica.

    Este estado mental fantástico de gestação pode ocorrer em dois grupos de mulheres opostos. O primeiro grupo diz respeito àquelas que sentem muito desejo de engravidar e por diversas tentativas não conseguiram. Suas mentes, para tentar driblar a frustração da não fecundação de seus óvulos, agem sobre o corpo e os hormônios provocando o quadro comum de mulher grávida.

    O segundo grupo de mulheres passíveis de afetação por uma GP é exatamente o contrário: mulheres que a gravidez lhes causam pavor. Nestas, os processos psicológicos são exatamente o inverso, o pânico presente pode levá-la a desenvolver os sintomas que mais teme.

    Para a ginecologista Eura Lage, professora da Faculdade de Medicina da UFMG, “a primeira, então, precisa desse apoio psicológico, da família, e uma ajuda médica para ter uma gravidez real. Já aquela que tem pânico de engravidar tem que procurar uma equipe de planejamento familiar pra evitar essa situação e também apoio psicológico”.


    Jataúba e Mela Copo farão a final da Copa Santa Cruz



    No próximo sábado (16), acontecerá a final da primeira divisão da Copa Santa Cruz de Futebol Society Rota do Mar, onde se enfrentarão as equipes das cidades de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.

    A partida entre Jataúba e Mela Copo será realizada às 16h, na quadra Society da Rota do Mar Club.

    Jataúba tem o artilheiro da competição, o atacante Jonas Francisco (Joninhas), que já marcou 12 dos 31 gols feitos pela equipe.

    Equipe de Jataúba.

    Já o Mela Copo possui o ataque mais positivo, com 45 gols marcados e também a melhor defesa, com apenas 14 gols sofridos em sete partidas.
    Equipe Mela Copo.

    Segundo Claudio Dias, coordenador de esportes da competição, as partida será emocionante e o mesmo pede as torcidas para que compareçam e venham torcer pelos seus times.

    O cordenador anuncia também o início dos jogos pela terceira divisão da competição, que serão realizados no mês de abril.

    Confira outras partidas que antecedem a grande final e também a continuação da segunda divisão da competição:

    Sábado (16) – Jogo pela 2º Divisão
    14h30: Nacional X Giga Net (preliminar a grande final)

    Domingo (17) – continuação da rodada
    9h: Decisão X Estorados
    10h: Tabajara X Real São Cristóvão
    11h: Carrapicho X Gabiana

    Para Diogo Moraes, anúncio de Eduardo da Fonte sobre pré-candidatura de Dimas Dantas é um fato isolado



    Imagem: Arquivo.
    Em entrevista concedida na rádio comunidade FM, o deputado socialista Diogo Moraes (PSB) falou sobre seu posicionamento sobre a pré-candidatura do atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP) para uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014.

    Segundo Diogo, a novidade anunciada por Eduardo não causará uma divisão no grupo político e que esse anúncio seria um “fato isolado”.

    Indagado ele teria uma conversa com Dimas para que ele desistisse da possibilidade de disputa, o deputado foi enfático.

    “Não vi declaração de Dimas. Não posso conversar com Dimas essa questão porque foi um fato isolado de um presidente de partido, que falou isso ai alheio, chegou ai no dia e foi embora. Então, a politica de nosso dia-a-dia fica e tenham certeza que isso não vai desestabilizar a minha relação com Dimas, haja vista que reafirmo a posição firme, justa e leal do prefeito para com a minha candidatura”.

    Termina nesta sexta o prazo para pagamento da primeira parcela do Licenciamento 2013



    Imagem. Detran

    Termina nesta sexta-feira (15) o prazo para pagamento da primeira parcela do Licenciamento 2013 para veículos com terminações de placas 5, 6 e 7.

    Segundo o site do Detran-PE, o pagamento pode ser feito em qualquer agência da rede bancária ou casas lotéricas, em horário comercial.

    O parcelamento é uma forma de facilitar o pagamento, especialmente para matrículas com valores considerados altos para o período de pouco movimento na economia.

    Outra novidade é que o DPVAT, para proprietários de motos, vans, ônibus e micro-ônibus também poderá ser parcelado em três vezes, onde a primeira parcela vence juntamente à primeira parcela do IPVA.

    Segundo o órgão, caso os boletos para pagamento ainda não tenham sido entregues, eles podem ser emitidos de maneira avulsa no próprio site do Detran, bastando clicar AQUI.

    Confira o restante do calendário divulgado:




    Cardeais ainda não decidiram quem será o novo papa



    O primeiro dia de votações desta terça-feira (12) do conclave que elegerá o sucessor do papa Bento XVI acabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40h (15h40 de Brasília). O cálculo dos vaticanistas é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.

    A Praça São Pedro lotou no final da tarde para o início da noite. Fiéis, religiosos e curiosos das mais diversas nacionalidades ignoraram a chuva fina que caía e aguardaram para ver a cor da fumaça. A terça-feira foi um dos dias mais frios da semana, registrando 8 graus Celsius.

    O resultado da votação de hoje foi divulgado – por meio apenas da fumaça – cerca de duas horas depois de os cardeais se reunirem no conclave. Os 115 cardeais participaram, inclusive, o italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, que durante a missa da manhã passou mal e foi socorrido.

    A expectativa é que amanhã (13), por volta do meio-dia, seja vista uma fumaça branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem. Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé no começo da noite indicando a decisão do conclave.

    Robson Lagos leitor do blog jataúba news.


    MPF recorre da decisão que livrou Lula de improbidade



    Da Agência Estado

    O procurador da República Hélio Ferreira Heringer Junior recorreu da decisão da Justiça Federal de Brasília que, em novembro passado, livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responder a uma ação de improbidade administrativa que o acusava de promoção pessoal e de benefício ao banco BMG, envolvido no escândalo do mensalão. A procuradoria vai insistir perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, na devolução de R$ 9,5 milhões de Lula e do ex-ministro da Previdência Amir Lando aos cofres públicos pelo envio de cartas a assegurados do INSS informando sobre a possibilidade de obter empréstimos consignados a juros reduzidos.

    O envio das correspondências em setembro de 2004, no entender do Ministério Público Federal (MPF), favoreceu o BMG, único banco privado na ocasião que havia entrado no bilionário mercado de crédito consignado do País. O recurso foi apresentado pelo MPF no dia 22 de janeiro, mas somente nesta segunda-feira, dia 11 que constou, de acordo com o andamento processual, como pronto para decisão judicial.

    Nas 15 páginas da apelação, Heringer Junior disse que nos casos de ressarcimento de dinheiro público decorrentes de atos de improbidade não há prescrição. Essa é uma manifestação contrária ao que decidiu o juiz Paulo Cesar Lopes para extinguir a ação sem apreciar sem mérito. Segundo o magistrado, já havia passado mais de cinco anos entre o ato dito ímprobo e o ajuizamento da ação - o que levaria à extinção de uma eventual punição determinada pelo Estado.

    Segundo o procurador, o prazo prescricional para o ex-presidente Lula, por exemplo, só começou a contar a partir do dia 31 de dezembro de 2010, portanto um mês antes do ajuizamento da ação de improbidade. No caso de Amir Lando, o MP reconhece que o caso prescreveu quanto ao ato considerado ímprobo, mas ele ainda pode ter de devolver os recursos públicos decorrentes do envio supostamente irregular das correspondências.

    O integrante do Ministério Público defendeu ainda que Lula, no caso do envio das cartas, pode, sim, ser processado por improbidade administrativa e não apenas por crime de responsabilidade, como havia decidido o magistrado. "Não se pode afirmar que, no caso dos autos, os apelados estivessem no exercício de natureza política, mas em autêntico exercício de atividade administrativa", afirmou o procurador.

    MENSALÃO - Essa é a única ação contra Lula na Justiça que, indiretamente, o envolve ao escândalo do mensalão. Em outubro de 2012, dirigentes da instituição foram condenados pela Justiça Federal mineira de, assim como integrantes da cúpula do Banco Rural no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, terem concedido empréstimos fraudulentos ao PT e ao empresário Marcos Valério que abasteceram o esquema de pagamento de propina a parlamentares no primeiro mandato do governo Lula.

    Lula ainda pode ser alvo de um processo criminal na Justiça Federal de Minas Gerais por causa do escândalo. Em dezembro, o jornal O Estado de S. Paulo revelou o teor do depoimento do empresário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República segundo o qual o ex-presidente, entre outras acusações, teria se beneficiado de recursos do mensalão. O caso está sob análise da Procuradoria da República em Minas, que pode arquivar o caso ou denunciá-lo.