Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Eu não acredito!!! Contas de luz sobem, em média, 23,4% no país a partir de segunda


Aneel aprovou nesta sexta (27) revisão extraordinária das tarifas.Órgão também anunciou alta no valor da taxa extra da bandeira tarifária.

As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27).

Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta vai ser de 28,7%, na média, 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa diferença ocorre porque os consumidores das três primeiras regiões terão mais custos para cobrir com essa revisão extraordinária. Um exemplo é a energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, que atende a todo o país e foi reajustada em quase 50% em 2015, mas que é repassada apenas às contas de luz de moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Os cerca de 1,2 milhão de consumidores da AES Sul, que atende em 118 cidades do Rio Grande do Sul, terão o maior reajuste, de 39,5%.

Entre as maiores distribuidoras, os mais altos serão da Copel (36,4%), que atende a clientes no Paraná, da Eletropaulo (31,9%), que atua em São Paulo, e da Cemig (28,8%), que atende a consumidores de Minas Gerais.


Clientes de quatro distribuidoras não serão atingidos pelo reajuste extra das contas de luz. Os da CEA, do Amapá, porque a empresa não pediu à Aneel a revisão extraordinária. Já os da Amazonas Energia (AM), Boa Vista e CERR (RR), estão livres porque vivem em regiões que não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), rede de linhas de transmissão que liga o país, e por isso não participam do rateio de contas do setor.

Aumento extra
As revisões extraordinárias aprovado nesta sexta são um aumento extra nas contas de luz, aplicado quando há risco de desequilíbrio nas contas das distribuidoras. Portanto, os consumidores podem esperar por nova alta em suas tarifas ao longo de 2015, pois a Aneel ainda vai autorizar o reajuste ordinário, aquele que já ocorre uma vez por ano.

Das 63 distribuidoras, 6 já passaram, em fevereiro, pelo reajuste ordinário. A Ampla, que atende cidades do interior do Rio de Janeiro, vai ter os reajustes ordinário e extraordinário aprovados juntos ainda no mês de março, por isso não consta da lista divulgada pela Aneel nesta sexta.

A revisão aprovada nesta sexta vai permitir que as distribuidoras arrecadem, de imediato, recursos para cobrir custos com a compra de energia de Itaipu, novos contratos de suprimento de eletricidade firmados em leilões recentes, além de ações do governo financiadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Pela regra, as distribuidoras deveriam bancar essas contas para, depois, serem ressarcidas no reajuste anual, mas elas alegam não ter recursos. Ou seja, essas despesas bilionárias já seriam repassadas aos consumidores mas, com a revisão extraordinária, isso ocorre antes.


Mais cedo nesta sexta, a Aneel aprovou a previsão de orçamento da CDE para 2015. E determinou que os consumidores paguem, via contas de luz, R$ 22,06 bilhões para o fundo.
O dinheiro vai financiar, entre outras ações, o programa Luz para Todos, o subsídio à tarifa de famílias de baixa renda, combustível para usinas termelétricas do Norte do país e o pagamento de indenizações a empresas.

Consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão pagar 80% desse valor. Aos consumidores do Norte e Nordeste, será repassado 20% do total. A arrecadação dos R$ 22,06 bilhões será feita ao longo de 2015.

Equilíbrio
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou que o reajuste extra vem corrigir “eventos que perturbam o equilíbrio econômico e financeiro das distribuidoras”, entre os quais o repasse da CDE “é o principal item.”
“Com essas decisões que estão sendo tomadas, completamos o ciclo para alcançar a sustentabilidade do setor elétrico por meio da tarifa”, disse Rufino.
A medida faz parte dos esforços do governo para equilibrar as contas públicas e reverter o processo de perda de credibilidade. No caso do setor elétrico, isso significa suspender ajuda financeira às distribuidoras, por meio de recursos do Tesouro, e promover o chamado “realismo tarifário”, ou seja, repassar às tarifas todos os custos do setor.

Com informações do G1, em Brasília



Vereador que apoia este trabalho

Polícia prende três suspeitos da chacina em Poção que vitimou três conselheiros tutelares


Foto: WhatsApp

A Polícia Civil e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciaram, na tarde deste sábado (28), que prenderam nesta sexta-feira (27) dois suspeitos de mandar executar a chacina ocorrida em 6 de fevereiro, no município de Poção, no Agreste do Estado. No crime, morreram quatro pessoas, entre elas três conselheiros tutelares da cidade.

A polícia cumpriu dois mandados de prisão temporária (com validade de 30 dias) e deteve Bernadete de Lourdes Britto Siqueira Rocha (52 anos), e seu filho José Cláudio de Britto Siqueira Filho (32 anos). Os dois são naturais de Arcoverde, no Sertão, e seriam avó e pai de uma criança que teria sido resgatada pelos conselheiros e a avó materna, horas antes do crime. Também foi preso um suspeito de ter executado as vítimas, mas a polícia não divulgou seu nome.

A nota divulgada pela polícia diz ainda que só ao final das investigações será dada uma coletiva à imprensa sobre o caso. A investigação corre sob sigilo por determinação da chefia de Polícia Civil. Como ainda há suspeitos à solta, também não foram dados mais detalhes sobre as circunstâncias das prisões já efetuadas.

A chacina ocorreu em Poção, após os três conselheiros e a avó materna da criança, Ana Rita Venâncio, terem ido até Arcoverde buscá-la em cumprimento de uma decisão judicial. A avó tinha conseguido, na Justiça, retirar do pai da criança a guarda. Os conselheiros assassinados, Lindenberg Vasconcelos, Daniel Farias e Carmem Lúcia da Silva, foram dar suporte à mulher. Surpreendidos quando voltavam para casa, os quatro foram assassinados a tiros. Protegida pela avó, dentro do Fiat Uno em que estavam, a criança sobreviveu.

Informações do JC Online.


Vereador que apoia este trabalho

Prefeito Evilásio Araújo tem as contas rejeitadas e pode entrar para a lista dos “fichas-sujas”



A noite política de quinta-feira (26), na Dália das Serras, foi marcada pela votação das contas do exercício de 2011 do prefeito Evilásio Araújo (PSB).


No parecer enviado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE) constavam 05 irregularidades consideradas graves, que colocavam a recomendação de reprovação das contas do prefeito. As contas foram analisadas pela Comissão de Finanças e Orçamento daquela Casa de Leis.


Como já era de se esperar, a reunião transcorreu em clima quente, com embates entre vereadores de Oposição e Situação e, após a votação do parecer do TCPE, as contas do prefeito Evilásio foram rejeitadas, pelo placar de 07 votos e 03 abstenções e o mesmo pode passar a configurar no quadro de prefeitos tidos como “fichas-sujas”.


Votaram a favor do parecer, que recomendava a rejeição, o presidente da Câmara, Geovane (PSB) e os vereadores Luquinha da Saúde (PSB), Eraldo da Pedra Preta (PSB), Batata (PTB), Cínthia Gonçalves (PSDB), Demar (PSDB) e Jânio Arruda (PSD).


Já os vereadores Gilson Carlos (PTN), Rogéria de Zeca (PV), e Borges (PCdoB) preferiram se abster, não se pronunciando quanto ao parecer. O vereador Ezequias Azevedo (PSB) não compareceu à sessão.


Agora cabe aos advogados do prefeito entrar com recurso para revisão das contas, uma nova votação ou liminares que suspendam os seus efeitos.


Essa pode ser considerada a quarta derrota política de Evilásio que, além de ver alguns de seus vereadores migrarem para a Oposição, viu o vereador de Oposição Geovane se tornar presidente da Câmara e o vice-prefeito Lero (PSB) rachar com o grupo e se tornar um forte adversário para a corrida eleitoral de 2016.


Com informações do blog de Ney Lima



Internet de qualidade em jataúba é com a

Passando para desejar a todos leitores deste Blog, um belo final de semana.

Homem sofre tentativa de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe


Aconteceu na noite desta sexta-feira (27), uma tentativa de homicídio na Avenida Souza Aragão no bairro Dona Dom em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo as primeiras informações, a vítima foi identificada apenas por Djalma Inácio da Silva (37 anos). Na ocasião, o mesmo estava na calçada de uma esquina no endereço citado bebendo em companhia de alguns amigos, quando de repente duas pessoas não identificadas chegaram em uma moto e efetuaram diversos disparos de arma de fogo e em seguida fugiram com destino ignorado.

Algumas testemunhas relataram à polícia que os criminosos estariam em uma moto de cor preta, sendo que um deles trajava uma camisa azul, bermuda jeans e estavam sem capacetes, utilizando apenas boné, a placa do veículo não foi identificada. Os policiais encontraram algumas balas de pistola nas proximidades do corpo.

Djalma foi socorrido pelo efetivo do GATI, já que as ambulâncias do Samu estavam em outras ocorrências. A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal da Capital da Moda em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.

Imagem enviada via WhatsApp - Grupo Toritama em Foco



O melhor pra sua Moto é aqui!!!