Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Para cada 134 pessoas que realizam testes de HIV em Stª Cruz do Capibaribe, uma está infectada


Dados mais recentes preocupam e podem aumentar em 2017, teme analista; voluntariado se engaja em campanhas educativas e de prevenção

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santa Cruz do Capibaribe já realizou mais de 23 mil testes – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)

Nos últimos dias, dados divulgados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA de Santa Cruz do Capibaribe – preocuparam. O crescimento no número de pessoas infectadas com o HIV (Human Immunodeficiency Virus) abriu novas discussões sobre campanhas de prevenção e conscientização para com o diagnóstico.


Na manhã desta quarta-feira, 08, o Blog do Bruno Muniz esteve colhendo dados e conversou com pessoas envolvidas no enfrentamento ao contexto de desinformação que envolve a transmissão da doença até então sem cura. Vale destacar que já existem tratamentos avanços e que garantem o bem estar do paciente, mas, o vírus ainda provoca uma série de transtornos.


Desde 2010, os números já demonstravam considerável crescimento, onde em 2.569 testagens, 26 pessoas foram diagnosticadas com o vírus em Santa Cruz do Capibaribe. No ano passado, já com mais de 110 mil habitantes, a Capital da Moda voltou a causar temor quando em 4.821 testes, 36 pessoas foram confirmadas com a doença.


Os responsáveis pelo CTA de Santa Cruz do Capibaribe ressaltam que o público infectado é o mais variado possível, composto por adolescentes, jovens e adultos. A maioria de infectados ainda é do sexo feminino. Em alguns dos casos os portadores acabam descobrindo a doença por acaso, ou seja, esta mesma pessoa pode ter infectado outros indivíduos sem ter conhecimento de sua condição.


Abaixo, o Blog elenca os dados oficiais dos últimos anos e expõe o crescimento no número de pessoas que descobrem a doença no centro de tratamento público do município. Testes em clínicas privadas não foram relacionados.

Dados do CTA de Santa Cruz expõe cenário de crescimento no número de infectados – Foto: Blog do Bruno Muniz

Os dados mais alarmantes foram registrados nos anos de 2014 (36 casos) e 2016, também 36 casos, com um diferencial, em 2016 o número de pessoas que realizou os testes é significativamente menor ao ano de 2014. Em 7 anos (de 2010 a 2016) foram realizados mais de 26 mil testes, estes que diagnosticaram o vírus em pelo menos 171 pessoas.

A prevenção mais eficaz continua sendo o preservativo e obviamente, a conscientização. Em conversa com Laércio Glicério, um dos santa-cruzenses preocupados com o avanço do vírus na cidade, o mesmo relatou que desenvolve um trabalho de palestras em escolas que visa a diminuição nos casos da AIDS por meio da educação.

"Desde 1998 eu faço um trabalho em defesa da vida, contra o aborto. E quanto eu comecei alguns professores me questionaram o porque que eu não acompanhava e abordava a questão do vírus HIV, desde então eu comecei acompanhar a nível de Brasil, e a partir de 2009 foquei nos dados de Santa Cruz do Capibaribe", explicou Láercio.


Bruno Muniz conversa com Laércio Glicério, ativista social que realiza palestras de conscientização – Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)

Inicialmente Laércio destacou que as pessoas não se dão conta da gravidade do tema, o que colabora ainda mais para transmissão que está atrelada a falta de informação e cuidados básicos. Para o analisador dos dados, o número de aidéticos pode mais que dobrar nos próximos anos caso ações de prevenção não sejam adotadas.

"A gente tem observado que esses números tem aumentado assustadoramente. Eu acho que a questão é nacional, acho que o Governo Federal falhou na divulgação de campanhas, até o próprio pessoal da área de saúde, esses números são desconhecidos para alguns. É em todas as classe sociais e não é só jovens", especificou.


Laércio exibe a 2ª Edição da Revista "Deixe-me Viver", exemplar de sua autoria que possui temática contra o aborto e aborta temas relacionados a DST's – Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)

Ainda de acordo com Laércio, a limitação na enfatização de campanhas que alertem para o assunto colaboram significativamente para multiplicação dos casos diagnosticados como soro positivos.

"Vale destacar que o tratamento para doença no Brasil, e principalmente aqui em Santa Cruz do Capibaribe, é uma coisa de primeiro mundo, muito eficiente. A pessoa mesmo infectada pode ter uma qualidade de vida normal. O problema todo é a falta de divulgação, as pessoas precisam saber que necessitam realizar os testes e os doentes precisam saber que estão doentes para não infectarem mais pessoas", resume L. Glicério.Relatório parcial do carnaval em Pernambuco 

Casos confirmados surpreenderam até mesmo os responsáveis pelos testes – Foto: Divulgação

Um dado que exemplifica bem a atual situação do país e do estado de Pernambuco, por exemplo, é o carnaval. Durante os dias de folia foram realizados uma média de 279 testes em pouco mais de dois dias, onde desses nove acabaram descobrindo que estavam com o vírus.

"Realizamos até agora 279 testes. E esse número de nove resultados reagentes à soropositividade está em uma média cinco vezes mais alta do que se é esperado para o período [do carnaval]", informou o chefe de setor de HIV/Aids da Secretaria de Saúde do Recife, Alberto de Oliveira, ainda durante o período carnavalesco.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Santa Cruz do Capibaribe fica situado na Rua Bernadino Gomes nº 56. No local são realizados testes gratuitos de HIV, além de exames de sífilis e hepatites B e C, diariamente, com turmas às 7h e 9h30. O departamento ainda promove palestras de orientação sobre DST’s e realiza distribuição de preservativos.

Blog do Bruno Muniz


"O Abençoado" (81) 8189-4341 8219-2783 9396-8155 9741-3675 falar com Luciano.

Projeto ambiental promovido por santacruzenses repercute no Portal UOL

Foto: Portal UOL/Reprodução

O projeto ambiental “Bichos da Caatinga”, de Santa Cruz do Capibaribe, foi um dos destaques nesta quarta-feira (08) na edição nacional do portal de notícias UOL.

O projeto, que tem como realizadores o empresário Bruno Bezerra; o professor e gestor de Meio Ambiente Pablo Ricardo e o também professor e ambientalista Arnaldo Viturino, consiste na captação de imagens, por diversas câmeras posicionadas em pontos estratégicos, de animais ameaçados de extinção.

No portal UOL, foi destacada as imagens raras de uma família de pumas da espécie Jaguarundis (Puma yagouaroundi), pumas de diversas cores.

As imagens foram captadas em 2016 e mostram a luta da família para sobreviver em meio a seca e refletem o quanto está sendo difícil de conseguir o principal elemento de sobrevivência: a água.

O fato faz com que eles se aproximem cada vez mais de propriedades rurais, se arriscando também na busca por alimentos. O projeto também já foi destacado na Globo Nordeste e em matéria veiculada no Jornal Nacional.

.


Confira a matéria completa, clicando no link a seguir>>> Bichos da Caatinga


Blog do Ney lima



Praça Rodolfo Graussá Nº 37 centro e Jataúba-PE

Radialista Marquinhos Aragão é vítima de assalto em Santa Cruz do Capibaribe


Na manhã desta quarta-feira 8 o radialista Marquinhos Aragão foi vítima de assalto na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, de acordo com relato do mesmo o fato aconteceu no Bairro Rio Verde. 

“E fui levar meu filho por volta das 6:50 da manhã,na casa da avó dele, e quando cheguei na porta da casa dela, dois elementos chegaram em uma Honda Bros com arma em punho e enunciaram o assalto, ameaçaram atirar em mim e em meu filho com a arma apontada para nós, meu filho ficou em estado de choque, levaram a carteira contendo um valor considerável em espécie, habilitação, cartões de crédito, documentos, etc, levaram também celular, e por sorte não levaram a moto, mas a todo diziam que iam atirar em mim e em meu filho”, disse Marquinhos.

Que informou ainda que outras pessoas também foram vítimas dos mesmos meliantes, o radialista se dirigiu a delegacia de polícia para prestar queixa que segundo ele estava lotada, os documentos estão em nome de Márcio Marcos Aragão, que informou que quem encontrar será bem gratificado. O radialista é mais um que foi vítima da insegurança que impera no estado de Pernambuco e em nossa região. 


Fonte J. Silva Agreste No Ar

O mais novo parceiro do blog


Curiosidades da política Jataubense


Hoje iremos contar um pouco da história politica do ex-vereador Abílio de Charo, que foi Vereador por 5 mandatos e até Presidente da Câmara Municipal de Jataúba-PE na década de 70. Hoje com 92 anos de idade ainda não perdeu o gosto pela política, sempre presente nas sessões da Câmara Municipal. 

Abílio na época em que legislou, passou quatro mandatos na situação e um na oposição, foi quando não conseguiu se reeleger. 

Certa vez participando de um Congresso de Vereadores, segundo o mesmo este congresso foi realizado em Arco Verde salve engano, e contestando dispositivos constitucionais que no seu entender prejudicavam os Vereadores, pediu uso da palavra, foi à tribuna do mencionado Congresso e disse: "Isto não é uma Constituição, isto é uma Prostituição." deixando todos que ali se fazia presente boquiaberto, pela sinceridade e coragem de desferir tal palavra sobre o fato discutido.

Nessa história, Abílio conseguiu eleger sua nora a ex-vereadora Vanessa e um filho Maviael que hoje atua no legislativo, Abílio de Charo, foi muito conhecido politicamente no estado, como também muito polemico. 


Collar Blog Jataúba News. 


Sequencia de assaltos na noite desta terça-feira gera revolta nas redes sociais em Jataúba.



Na noite desta terça-feira 07 a cidade de Jataúba vivenciou um verdadeiro arrastão, em poucos minutos seis pessoas foram vitimas de meliantes de motos de arma em punho, que levaram vários pertences das vitimas. 

Em um dos pôsteres feitos nas redes sociais, um pai de uma vítima procurou a policia, mais segundo a vítima sem êxito, pôs não foi dada importância sobre o ocorrido por parte dos policiais que foram para cadeia sem fazer as devidas buscas, em seguida a vitima relata que os mesmo passaram mais uma vez, fazendo outras vitimas nas proximidades. 


Collar Blog Jataúba News 


O ensino é a formula mais perfeita!!!