Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
Na última terça-feira dia 02 de abril de 2019 foi realizada a etapa municipal onde objetiva elaborar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Jataúba na conferência estadual. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.
A 7ª CMS de Jataúba teve a seguinte programação : 9h - abertura oficial e composição da mesa; 9h30 apresentação do Hino Nacional com slides das ações e serviços. 9h40 às 10h- apresentação Cultural - Banda de Pífanos (composta por crianças do Distrito do JACU)
Primeira palestra do dia realizada pela palestrante Rosangela Firmo (bióloga, sanitarista, especialista em gestão das clínicas pelo sírio libanês). Tema: Saúde como direito e consolidação do SUS. Logo após, teve início a segunda palestra onde JOCIELIO MINEIRO explanou o tema FINANCIAMENTO DO SUS - aparentando a realidade Municipal.
Na segunda parte foram apresentadas as propostas e a votação dos delegados que irão representar o município na conferência estadual, os seguintes delegados: Representantes governamental- titular a Assistente Social da secretaria de educação Isabel Arilla e como seu suplente Elenivaldo Elizeno (técnico de enfermagem do CAPS). Representando a sociedade civil: Delegado titular- Antônio Carlos ( presidente da associação do sítio frango) e delegado suplente o Sr. José Adilson ( presidente da associação do sítio Impoeiras).
A Conferência Municipal de saúde teve mais de 100 inscritos garantindo e fomentando a participação da população. Como referiu a secretária de saúde do município Sra. Anne Gabrielle -
"O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros".
Informações da assessoria.