Apoio do Blog

Apoio do Blog

Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

DECISÃO POLÊMICA Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática de revista íntima nos presídios do país é ilegal.


A medida é usada pela administração penitenciária para evitar a entrada de drogas, armas e celulares. Com a decisão, a Corte passa a entender que a inspeção das cavidades corporais e o desnudamento de amigos e parentes de presos sem justificativa é “inadmissível”.

Dessa forma, drogas e objetos ilegais encontrados nos corpos de visitantes não poderão ser usados como provas para criminalizá-los, se forem obtidos a partir da revista vexatória.

Apesar da proibição, a Corte entendeu que a administração dos presídios pode negar a entrada de visitantes que não aceitaram passar por nenhum tipo de revista. Contudo, a inspeção deve ser justificada com base em suspeitas de porte de objetos ilegais, denúncias anônimas e informações de inteligência.

O Supremo definiu ainda prazo de 24 meses para que presídios de todo o país comprem scanners corporais, esteiras de raio-x e portais detectores de metais. Recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública deverão ser usados pelo governo federal e os estados para a compra dos equipamentos.

Nos locais onde não houver equipamentos instalados, a revista íntima poderá ser realizada se houver indício de que o visitante está tentando entrar na penitenciária com objetos ilegais. Nesses casos, além de ser justificada, a inspeção deverá ser realizada com autorização do visitante, que poderá ser barrado se não concordar.

Caminhão bate na traseira de Toyota após o mesmo frear para desviar de buracos na PE-145


Na tarde desta quinta-feira 03/04 aconteceu um acidente na PE-145, próximo ao sítio Cajazeiras, na zona rural de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambucano.


O sinistro acabou envolvendo um Toyota Bandeirante e um caminhão baú, que segundo as informações estava transportando pneus. Ainda informações repassadas a nosso Blog, o motorista da Toyota, seguia em direção a Jataúba, teve que frear bruscamente ao se deparar com um buraco na pista, diante da situação o motorista do caminhão não conseguiu frear o veiculo e acabou colidindo na traseira do veículo Toyota.


O impacto foi tão forte que o Toyota foi projetada para frente e, caindo dentro de uma barragem e ficando completamente submersa. Devido a colisão, a Toyota quebrou a barra de direção, por isso a perca do controle e caiu na barragem.


O motorista da Toyota após o ocorrido conseguiu sair do veículo e foi levado ao Hospital Dr. José Carlos de Santana, em Brejo da Madre de Deus. Já o condutor do caminhão Bau, que ficou preso nas ferragens, conseguiu se libertar, e com algumas escoriações também foi encaminhado para atendimento médico.


Nos últimos dias a PE 145 no trecho que liga Jataúba ao Brejo da Madre de Deus, tem sido assunto nas mídias locais, devido a sua má conservação. Essa via é considerada uma malha esburacada e que tem feito muitas vitimas e algumas fatais, por conta de sua estrutura física não adequada para motoqueiros e motoristas trafegarem por ela.


Blog Jataúba News

Coluna 'O tiro da coruja': Uma disputa que promete abalar as estruturas politicas de Jataúba


Os Bastidores da Política de Jataúba já se movimentam para 2026 e consecutivamente 2028, onde acontece as eleições municipais. 


Nesta quinta-feira, 03/04, o presidente da câmara de vereadores de Jataúba, Chico de Irineu, participou de uma entrevista no programa ‘Cidade em Foco’, transmitido pela Rádio Vale em Santa Cruz do Capibaribe. Durante a conversa, ele abordou a conjuntura política do seu grupo em relação às eleições de 2026, descartando a prefeita Dra. Cátia como candidata ao legislativo. Chico também confirmou que o grupo se manterá alinhado com os deputados Diogo Moraes (estadual, do PSB) e Eduardo da Fonte (federal).

Um dos pontos mais intrigantes da entrevista foi a menção ao nome de Théo Ribeiro, sobrinho do empresário Boy Ribeiro, como uma possível candidatura para as eleições municipais de 2028. Essa revelação surpreendeu a população e gerou intensos debates nas esquinas e bastidores da política local.

O blog, que não se esquiva de abordar a realidade política, levanta a questão: como será o cenário até 2028? No pleito anterior, em 2024, o nome de Josemir era amplamente considerado para compor a chapa com a atual prefeita, Dra. Cátia Ribeiro, especialmente entre os jovens, conforme indicavam enquetes e pesquisas internas, sem fala que o mesmo é aceito tanto na oposição e situação. No entanto, as informações de bastidores é que a escolha de Fernando Firoca como vice-prefeito foi uma estratégia para apaziguar os ânimos entre os pretendentes, até na época o nome do empresario estava disparado.

Agora, mesmo com a eleição de 2028 ainda distante, Josemir é visto como um forte candidato para liderar uma chapa. A situação se complica com a nova dinâmica introduzida pela candidatura de Théo Ribeiro, criando uma disputa acirrada entre o sobrinho do líder e o empresário da Amarok.

O desenrolar dessa trama política promete ser interessante, e todos aguardam ansiosamente para ver como as águas da política local vão se agitar nos próximos anos.

Essa foi mais uma Coluna 'O tiro da coruja'.

Blog Jataúba News

Presidente da Câmara de Jataúba confirma que grupo político da prefeita apoiará Da Fonte e Diogo Moraes em 2026

 
O presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Jataúba, Chico de Irineu, do PSDB, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, dia 3, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3) e ao Blog do Alberes Xavier. Dentre os temas abordados, ele falou sobre a conjuntura política do seu grupo para a disputa eleitoral de 2026.

Segundo Chico de Irineu, o seu grupo trabalha atualmente com a manutenção de apoios aos deputados, Diogo Moraes (estadual), do PSB e Eduardo da Fonte (federal), do PP. “Possa ser que ocorram mudanças até o ano que vem, mas se a eleição fosse hoje votaríamos neles”, disse ele, frisando sua ligação política e amizade, em especial, com Diogo.

O presidente da Câmara falou ainda sobre a ‘ainda distante’ eleição municipal de 2028. Ele afirmou que alguns nomes já são especulados nas conversas políticas de Jataúba, com destaque para o jovem Théo Ribeiro, que é sobrinho do empresário Boy Ribeiro, esposo da prefeita Dra. Cátia. “Ele atualmente mora em Santa Catarina, mesmo assim seu nome é sempre lembrado por todos na cidade”.

Animais são envenenados no Sítio Poço da Lama, próximo a Santa Cruz do Capibaribe

Bode e aves mortas próximo a grãos de milho envenenados.

Um caso que envolve a morte de animais, provavelmente por envenenamento, preocupa a população das imediações do Sítio Poço da Lama, na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

Seriema também foi encontrada morta próximo ao milho envenenado.

O caso aconteceu próximo a um condomínio de chácaras localizado já após o Rio Capibaribe, portanto, no município de Brejo da Madre de Deus. O Rio representa o limite entre os municípios citados.

A principal suspeita é que alguém que adquiriu lote no local e que esteja se sentindo incomodado por bodes e outros animais que são criados soltos tenha praticado o envenenamento desses animais.

O fato foi notado após um bode e vários pássaros terem sido encontrados mortos ao lado de grãos de milho que certamente foram envenenados e espalhados por uma trilha nas proximidades do loteamento.

Os grãos foram recolhidos para uma possível análise e para evitar mortes de outros animais.

O envenenamento de animais é um ato considerado crime no Brasil e está previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que regula os maus-tratos aos animais.

De acordo com essa lei, qualquer ato que cause dor, sofrimento, ferimentos, mutilações ou morte aos animais é classificado como crime.

Isso inclui o uso de venenos para matar ou prejudicar a saúde de um animal, seja ele doméstico, como cães e gatos, ou silvestre.

O envenenamento de animais é uma das formas mais cruéis de maus-tratos, pois não só causa dor intensa ao animal, como pode também ter consequências graves para o ecossistema, quando envolvem animais silvestres ou animais de interesse comunitário.


Do Blog Merece Destaque

Violência em Série: Tentativa de Homicídio a Golpe de Faca, Ferido a Bala e Tragédia em Prédio



Registrados 5 homicídios nessa quarta-feira (02), em Pernambuco. Em dois dias de abril, mataram 11 pessoas. Este ano, de janeiro até agora, são 847 assassinatos no Estado.

Em Caruaru, um homem foi baleado durante um assalto em um bar, no bairro Morada Nova. Várias pessoas estavam no estabelecimento quando dois homens encapuzados chegaram e anunciaram o assalto. Eles efetuaram disparos de arma de fogo e um dos tiros atingiu a cabeça de um rapaz, que foi socorrido para a UPA Rendeiras e transferido para outra unidade de saúde. Os criminosos fugiram em seguida.

No bairro Santa Rosa, aconteceu uma tentativa de feminicídio. Uma mulher de 47 anos foi espancada e atingida com um golpe de faca pelo companheiro. Ela foi socorrida para o Hospital Regional do Agreste. O caso aconteceu na rua Capitão Dé. O agressor está foragido.

No bairro Caiucá, também em Caruaru, uma mulher caiu do 3º andar de um prédio após partes do muro e da laje desabarem. A idosa Maria Hecilda de Lima, de 62 anos, foi socorrida pelo SAMU e faleceu no Hospital Regional do Agreste. A Defesa Civil de Caruaru interditou o prédio e dois imóveis ao lado.

Uso de anabolizantes triplica risco de infarto e aumenta chances de doenças cardíacas graves, aponta estudo

Imagem Ilustrativa

O uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) representa um perigo significativo para a saúde cardiovascular, conforme revelado por uma pesquisa dinamarquesa publicada no periódico científico Circulation em fevereiro. De acordo com o estudo, o consumo dessas substâncias triplica a probabilidade de infarto do miocárdio e está associado a uma série de outras complicações cardíacas graves, como tromboembolismo venoso, arritmias, insuficiência cardíaca e cardiomiopatia — sendo que, neste último caso, o risco é nove vezes maior entre os usuários.

Os esteroides anabolizantes são hormônios sintéticos semelhantes à testosterona, amplamente utilizados para aumentar a força e a massa muscular. No entanto, seu uso para fins estéticos ou melhora do desempenho esportivo foi proibido no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em abril de 2023, devido aos riscos potenciais à saúde, mesmo quando utilizados em doses terapêuticas.

Riscos cardiovasculares a longo prazo:

Embora já fosse conhecido que o uso de anabolizantes aumenta a mortalidade e os riscos cardíacos, faltavam dados sobre os impactos a longo prazo. Para preencher essa lacuna, os pesquisadores analisaram registros de 1.189 homens dinamarqueses flagrados em exames antidoping entre 2006 e 2018. Esses dados foram comparados aos de quase 60 mil homens da população geral, revelando um cenário alarmante: os usuários de anabolizantes apresentaram taxas muito mais altas de eventos cardiovasculares graves, incluindo infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias.

O estudo destaca que o uso prolongado dessas substâncias pode acelerar o envelhecimento dos vasos sanguíneos, contribuindo para o endurecimento das artérias e comprometendo a circulação sanguínea. Além disso, os anabolizantes podem causar hipertrofia do músculo cardíaco, reduzindo sua capacidade de bombeamento e relaxamento. Essa disfunção pode evoluir para cardiomiopatias hipertróficas, insuficiência cardíaca e até morte súbita.

Proibição no Brasil:

A resolução do CFM que proíbe o uso de anabolizantes para fins não médicos enfatiza os riscos associados ao consumo dessas substâncias, mesmo em doses consideradas seguras. A entidade também critica a falta de estudos robustos que demonstrem os benefícios, riscos e segurança do uso desses compostos fora de contextos estritamente controlados, como tratamentos para condições específicas relacionadas à deficiência hormonal.

Impactos além da saúde física:

Além dos danos físicos, o uso de anabolizantes pode ter consequências psicológicas, como alterações de humor, aumento da agressividade e dependência química. Esses fatores reforçam a importância de campanhas educativas para conscientizar sobre os perigos do uso indiscriminado dessas substâncias, especialmente entre jovens e praticantes de atividades físicas.

Um alerta para a saúde pública:

Os resultados do estudo dinamarquês servem como um alerta para os riscos associados ao uso de anabolizantes, que vão muito além dos ganhos estéticos ou de desempenho esportivo. Com o aumento das doenças cardiovasculares relacionadas ao uso dessas substâncias, fica evidente a necessidade de políticas públicas mais rigorosas e de estratégias de prevenção que promovam hábitos saudáveis e métodos seguros para alcançar objetivos físicos e esportivos.

A decisão do CFM de proibir o uso de anabolizantes no Brasil reflete uma preocupação crescente com a saúde da população e reforça a importância de priorizar a ciência e a segurança acima de tendências ou pressões sociais.

Intervenção do PSDB em Pernambuco provoca saída de 34 filiados, incluindo vice-governadora Priscila Krause e prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro


Após a Executiva Nacional do PSDB intervir no diretório estadual de Pernambuco e nomear o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, como interventor, um grupo de 34 membros anunciou sua desfiliação da legenda. Entre os que deixam o partido estão o então presidente do PSDB-PE, Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O grupo divulgou um comunicado em que classifica a decisão da Executiva Nacional como “injustificável” e um ato de “violência política e desrespeito”. O texto ressalta que a atual direção estadual tinha mandato até novembro de 2025 e que a escolha da presidência do diretório foi unânime, resultando no crescimento da sigla no estado.

A intervenção ocorre poucos dias após a desfiliação da governadora Raquel Lyra, que migrou para o PSD. Com a mudança no comando do PSDB pernambucano, a expectativa é de que a sigla passe a integrar o grupo político do prefeito do Recife, João Campos (PSB), aliado de Álvaro Porto.

O movimento de desfiliação enfraquece a legenda no estado, já que o PSDB havia crescido nos últimos anos, passando de cinco para 32 prefeitos, além de contar com mais de 220 vereadores e diretórios em 90 municípios. Ainda não há confirmação sobre o destino partidário dos dissidentes.

Leia o comunicado abaixo:

Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.

Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.

A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.

É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.

Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.

Subscrevem esse comunicado: Frederico Loyo Filho
Vice- Governadora Priscila Krause
André Raimundo – prefeito de Cachoeirinha
Aninha da Ferbom – prefeita de Nazaré da Mata
Berg de Hacker – prefeito de Rio Formoso
Beto do Sargento – prefeito de Belém de Maria
Biu Abreu – prefeito de Orobó
Dió Filho – prefeito de Riacho das Almas
Diógenes Patriota – prefeito de Tuparetama
Diogo – prefeito de Barra de Guabiraba
Dona Graça – prefeita de Catende
Dr. Pedro Alves – prefeito de Iguaracy
Duguinha – prefeito de São Joaquim do Monte
Eder – prefeito de Vicência
Elizinho – prefeito de Carnaubeira da Penha
Fátima Borba – prefeita de Cortês
Izalta – prefeita de Ibirajuba
Joelda Pereira – prefeita de Tacaimbó
Joia – prefeito de Salgadinho
Júnior de Rivaldo – prefeito de Saloá
Júnior Pinto – prefeito de Exu
Luciano Bonfim – prefeito de Triunfo
Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco
Marlos Henrique – prefeito de Maraial
Paulo Galvão – prefeito de Itamaracá
Pollyanna Abreu – prefeita de Sertânia
Professora Elcione – prefeita de Igarassu
Rael- prefeito de Vertentes
Ramos – prefeito de Paulista
Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru
Simãozinho – prefeito de Alagoinha
Teto Teixeira – prefeito de Moreilândia
Wellington – prefeito de Ibimirim
Xicão Tavares – prefeito de Verdejante

Postagem em destaque

Vereador Diego do Riacho do Meio destaca Importância da Participação Cidadã em Audiência Pública

O vereador Diego do Riacho do Meio tem se destacado em seu primeiro mandato, utilizando a tribuna da câmara para representar a população e m...