Apoio do Blog

Apoio do Blog

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Coluna "O Tiro da Coruja": "Jataúba à deriva: muriçoca, poça e mordida!"


Essa semana, a velha "Coruja" sobrevoou as noites e os dias de Jataúba e resolveu pousar em assuntos que têm tirado o sossego, "e o sono" dos moradores. A verdade é uma só: está difícil descansar em paz nesta cidade!


As muriçocas, por exemplo, estão em campanha forte para serem o inseto oficial do caos. É veneno pra todo lado, raquete voando pra cima e pra baixo, e nada parece funcionar. Os bichinhos estão imunizados, organizados e sem dó! Dormir virou um privilégio "raro", o mosquito faz plantão a noite toda e quem perde é o jataubense.


Mas não para por aí! Enquanto os moradores tentam se defender dos voadores, as águas da Compesa continuam jorrando pelas ruas e avenidas da cidade, como se fosse carnaval fora de época. É água desperdiçada por todos os lados, dia e noite, sem previsão de conserto. O povo pede socorro, enquanto a companhia parece estar em modo "soneca".


E como se não bastasse, os cães de rua voltaram a protagonizar cenas de medo. Desta vez, a "Coruja" soube que em apenas uma semana, duas pessoas foram mordidas em plena via pública. O problema, velho conhecido da cidade, ressurge com força e ameaça a segurança de quem anda pelas ruas.


Agora, no campo político, a "Coruja" sobrevoou em silêncio, esperançosa por movimentações... mas encontrou foi um deserto de novidades. Nada de diferente, nada de surpreendente. O cenário está mais parado que água de açude no verão, não sei se por conta das muriçocas, das águas da Compesa ou dos cães mordedores da cidade.

Enquanto isso, o povo... bem, o povo segue na luta: espantando muriçoca, desviando de poças e fugindo de cachorro.

Blog Jataúba News


Horas depois de postar a frase "Ore pela paz no mundo" jovem é executado


Um homicídio chocou moradores de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (19). O crime ocorreu na Avenida Ruy Barbosa, no bairro Cohab, e teve como vítima Eduardo Viturino Nunes, de 24 anos, que foi surpreendido por disparos de pistola calibre 380 enquanto estava na calçada de uma igreja católica.


Segundo informações iniciais, a maioria dos tiros atingiu o tórax e a cabeça de Eduardo, deixando poucas chances de sobrevivência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar o óbito da vítima no local. Cápsulas da arma usada no crime foram encontradas próximas ao corpo.


A Polícia Militar realiza o isolamento da área e aguarda a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC), que conduziram o levantamento cadavérico. O corpo de Eduardo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste Central.



Um fato curioso e, ao mesmo tempo, intrigante, é que poucas horas antes de ser executado, Eduardo havia publicado um storie em suas redes sociais com a mensagem “Ore pela paz no mundo”, acompanhada de uma imagem simbólica de Israel e Irã — o que chamou a atenção de internautas.

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. A Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe já iniciou as investigações e busca por imagens de câmeras de segurança e possíveis testemunhas para elucidar o caso.

Este é mais um crime que eleva o índice de violência na região e reforça o alerta das autoridades para a crescente onda de homicídios em plena luz do dia.


Do: Blog Agreste Notícia

Homem é preso em Camaragibe por homicídio e ocultação de cadáver em Vertentes

Jair foi preso acusado do crime

Nesta quarta-feira (18), policiais civis da 131ª Circunscrição Policial de Vertentes, sob o comando do delegado Elson Gouveia, com apoio do delegado Júlio Porto e de agentes da Delegacia de Santa Maria do Cambucá, capturaram Jair Serafim da Silva na cidade de Camaragibe. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Vertentes pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

As investigações começaram em 11 de janeiro de 2025, quando familiares de Mateus José da Silva registraram seu desaparecimento na Delegacia de Santa Maria do Cambucá. Em 5 de fevereiro, uma ossada carbonizada foi encontrada no Sítio Contendas, zona rural de Vertentes. Após exame de DNA, foi confirmado que os restos mortais pertenciam a Mateus.

Mateus foi a vítima desse caso

De acordo com a apuração policial, Jair e Mateus teriam se desentendido após Mateus fazer barulho com a descarga da motocicleta em frente à casa de Jair. A discussão evoluiu para uma luta corporal, e Jair teria desferido um golpe em Mateus, que caiu inconsciente. Em seguida, Jair amarrou a vítima, colocou-a no porta-malas de seu carro com a ajuda de seu cunhado identificado como Apolo, e a transportou até o Sítio Contendas, onde o corpo foi carbonizado. O veículo utilizado no crime foi apreendido para realização de perícia.

A polícia também confirmou que Apolo, apontado como partícipe do crime, foi assassinado em março de 2025. O autor do homicídio foi Leandro, irmão de Mateus.

Após os procedimentos de praxe, Jair Serafim foi encaminhado ao Presídio de Santa Cruz do Capibaribe.

Blog da Polo



CGU e PF investigam desvios de recursos em contratos firmados por prefeituras de PE e organização da sociedade civil


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Velatus, com a finalidade de apurar a prática de desvios de recursos públicos via contratos entre prefeituras do estado e uma organização da sociedade civil e empresas privadas para o fornecimento de mão de obra terceirizada.

As investigações, que tiveram início em 2021, a partir de irregularidades apuradas pela Controladoria Geral da União (CGU), revelaram que, entre os anos de 2019 e 2024, a entidade investigada recebeu pagamentos superiores a R$ 662 milhões de diversas prefeituras pernambucanas, sendo ao menos R$ 431 milhões custeados com recursos federais.

80 policiais federais e 8 auditores da CGU cumpriram 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Terezinha e Bom Conselho, expedidos pela 23ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

Entre os mandados de busca e apreensão 10 foram expedidos em relação a pessoas físicas e 6 para pessoas jurídicas), com o afastamento do sigilo telemático dos dispositivos apreendidos.

Adicionalmente, no caso das pessoas físicas, a Justiça determinou medidas cautelares de proibição de contato entre elas, assim como de proibição de ausentarem-se do município em que residem e/ou trabalham.

“As apurações identificaram falhas no planejamento e ausência de concorrência e/ou direcionamento nas contratações da entidade investigada por entes governamentais. Com relação à execução das parcerias, foi constatada a recorrente subcontratação de fornecedores vinculados à Organização da Sociedade Civil, com indícios de atuação como um grupo organizado. Por fim, foram verificadas ocorrências de movimentações financeiras suspeitas em favor de dirigentes da entidade investigada e de servidores públicos, bem como de operações com características de lavagem de capitais”, diz nota divulgada pela CGU.

Os crimes investigados são de fraude à licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Blog do Ney Lima

GCM recupera seis motocicletas roubadas em residência no loteamento Cruzeiro, em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Ademilton Silva

Na manhã desta quarta-feira (18), uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe resultou na recuperação de seis motocicletas com restrição de roubo e furto, em uma residência localizada na Rua Bárbara Pereira de Alencar, no Loteamento Residencial Cruzeiro.

A operação teve início após a GCM receber informações que levaram à localização dos veículos. No local, os agentes encontraram uma XRE 300cc vermelha, uma Honda Fan 125cc preta, uma Honda Fan 150cc vermelha, uma Honda CG Titan 150cc preta, uma Honda Pop 100cc e outra Honda Fan 150cc vermelha, além de uma bicicleta azul e uma chave usada para romper a ignição da moto no momento do crime.

Foto: Ademilton Silva

Também foram apreendidos no imóvel uma balança de precisão, o quadro de uma cinquentinha, quatro facas, uma lâmina de máquina de cortar panos, um motor de ventilador fixado em uma madeira, três retrovisores e diversos outros objetos de procedência suspeita. De acordo com as autoridades, todas as motos foram subtraídas utilizando o mesmo modo de operação.

Foto: Ademilton Silva

Todo o material apreendido, juntamente com os veículos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde os procedimentos legais foram realizados e os bens começaram a ser devolvidos aos proprietários.

A investigação continua, e a GCM segue em diligência para identificar e capturar os envolvidos nos crimes.

Blog da Polo

João mantém dianteira de 40 pontos sobre Raquel


Quatro meses após a última pesquisa do Opinião, em fevereiro passado, em parceria com este blog, o cenário na disputa para governador nada mudou em Pernambuco. Favorito, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mantém os mesmos 40 pontos de vantagem em relação à governadora Raquel Lyra (PSD). Se as eleições fossem hoje, João teria 61,8% dos votos e Raquel 23,6%. Lançado pelo Psol, Ivan Moraes aparece com apenas 1,7%. Brancos e nulos somam 8,2% e indecisos 4,7%. Na pesquisa de fevereiro, João pontuou 61,7% e Raquel 21,3%.

Na espontânea, João aparece com 31,4% e Raquel com 13,8%. No quesito rejeição, a governadora lidera. Entre os entrevistados, 35,6% disseram que não votariam nela de jeito nenhum, seguida de Ivan Moraes, cujos 24,6% afirmaram não votar nele de jeito nenhum, enquanto apenas 8,3% disseram que não votariam em João de jeito nenhum.

O prefeito está bem-posicionado em todas as regiões do Estado. Sua maior vantagem ante Raquel está na Região Metropolitana, onde aparece com 67,5% contra apenas 16,1% da adversária. Nas demais regiões, o cenário é o seguinte: Zona da Mata (João 66,2% – Raquel 21,1%), Agreste (João 54,4%, Raquel 33,1%), Sertão (João 57,7%, Raquel 30%) e São Francisco (João 52,7%, Raquel 29,8%).

Estratificando a pesquisa, João tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar até dois salários (65,2%), entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (63,4%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (62,3%). Por sexo, 63% dos seus eleitores são mulheres e 60,7% dos seus eleitores são homens.

Já Raquel, pontua melhor entre os eleitores com grau de instrução superior (26,6%), entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (26,6%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (25,2%). Por sexo, 24,8% dos seus eleitores são homens e 22,5% dos seus eleitores são mulheres.

O levantamento do Opinião foi a campo entre os dias 13, 14, 15 e 16 deste mês, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado. A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança estimado é de 95,6% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Foram realizadas entrevistas pessoais, face a face, e domiciliares.

Magno Martins 

Postagem em destaque

Carla Paiva destaca importância de projetos educacionais e elogia evento em homenagem ao agricultor

Durante a sessão da última quinta-feira (31/07), a vereadora Crala Paiva fez uso da tribuna para parabenizar o projeto apresentado pelos rep...