Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, testou positivo para Covid-19


Pronunciamento do governador Paulo Câmara. Foto: Reprodução

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), comunicou nesta noite de segunda-feira (18), por meio meio de rede social que testou positivo para Covid-19. Ele informou que mais cedo, teve alguns sintomas gripais e por orientação realizou o exame. Paulo Câmara disse que fará um isolamento rígido, seguindo todas as recomendações médicas e continuará acompanhando de casas as ações do Gabinete de Crise.

Pessoal, acabei de receber o resultado positivo para a Covid-19 no teste que realizei. Na manhã desta segunda, 18/05, apresentei sintomas gripais e fui orientado a realizar o exame. Agora, farei o isolamento rígido, seguindo todas as recomendações médicas. Continuarei acompanhando de casa cada detalhe das ações do Gabinete de Crise, do Governo de Pernambuco. Permaneceremos empenhados no enfrentamento ao novo Coronavírus. Fiquem em casa e que Deus nos acompanhe.

Do Portal Prefeituras

Agentes de Saúde são deixadas meia noite em barreira sanitária sem transporte para voltar pra casa


Com o grande movimento de veículos vindo semanalmente buscar confecções em Santa Cruz do Capibaribe neste período de pandemia de Covid-19, a Prefeitura do município, através das secretarias de saúde, mobilidade urbana e de segurança pública, montou barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

Agentes de Saúde, agentes de trânsito e guardas municipais ficam de plantão nestas barreiras, onde os agentes de trânsito param os veículos que vêm buscar ou trazer mercadorias, os guardas municipais averiguam se o veículo está cadastrado para vir retirar as mercadorias e os agentes de Saúde fazem um trabalho de orientação, ressaltando alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do vírus e fazem a distribuição de máscaras e panfletos com informações importantes.

O que muita gente não sabe é que muitas vezes não se dá as condições necessárias para que estes servidores públicos exerçam este importante trabalho, que principalmente os Agentes de Saúde vêm sofrendo com isso e que a situação se agravou quando duas agentes escaladas para trabalharem até a meia noite deste domingo, 17 de maio, foram "abandonadas" na barreira sanitária nas proximidades do Moda Center sem transporte para voltarem para suas casas.

Durante a semana passada, a Secretaria de Saúde comunicou que não colocaria transporte para levar nem buscar os profissionais, porém a diretoria da Associação dos Agentes de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe foi em busca de resolver o problema, já que as barreiras ficam em áreas afastadas e dificulta a ida até o local para servidores que não possuem transporte. A secretária de saúde garantiu que haveria o transporte e também foi dito que para quem trabalhasse até a meia noite, os guardas municipais levariam os agentes de saúde até em suas casas depois, porém duas das servidoras não foram levadas e tiveram que se virar sozinhas após a meia noite para chegar em suas residências.

Vale salientar que a equipe da guarda municipal recebe diárias extras para atuar nas barreiras, mas os Agentes de Saúde não recebem nada, apenas ganham folgas depois por trabalharem aos domingos o que faz com que alguns destes profissionais que falaram à reportagem do blog Merece Destaque se sintam desvalorizados porque a Secretaria de Saúde não tem reconhecido seus esforços nem dado condições para os mesmos fazerem este trabalho nas barreiras sanitárias.

Além da falta de transporte, em alguns pontos chegou a faltar água para os profissionais enquanto estes trabalhavam expostos ao sol em horário em que as temperaturas estão muito altas. Também não há banheiros disponíveis e cada um tem que se virar quando precisar ir ao banheiro durante as escalas que chegam a durar 6 horas.

O município recebe recursos financeiros para fazer o combate ao Coronavírus, mas não se sabe como está sendo investido. A certeza que se tem é que para dar condições de trabalho aos Agentes de Saúde não há investimento e os mesmos pedem que a gestão municipal tenha compromisso e respeito pela classe.

Blog Merece Destaque

A cidade de Jataúba já registra 30 casos confirmados da Covid-19


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta segunda-feira (18/05), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 04 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 02 homens (43 e 44 anos de idade) e 02 mulheres (20 e 29 anos de idade).

Com a atualização, o município totaliza 30 casos da doença, sendo 28 pacientes em monitoramento, cumprindo quarentena domiciliar, 01 paciente internado em hospital de referência e 01 óbito pela Covid-19. Também foram descartados 02 casos suspeitos e 02 casos estão em investigação.

Ainda no município em relação as Síndromes Gripais, 20 pessoas encontram-se em monitoramento, já outras 39 pessoas concluíram o monitoramento e estão recuperadas.

Informamos que o boletim epidemiológico é atualizado diariamente as 18h e após esse horário, divulgado nas redes oficiais do município e encaminhado a imprensa para conhecimento de toda população.

Seguimos orientando nossa população a ficar em casa, infectados e não-infectados, só sair se for de extrema necessidade e ao sair não esquecer o uso da máscara e sempre fazer a higienização das mãos, a luta é de todos, juntos venceremos o vírus.


Secretaria Municipal de Saúde

Em Pernambuco, passam de 3 mil os profissionais de saúde infectados com a Covid-19

Profissionais de saúde sofrem no combate ao covid-19. Foto: AFP

Pernambuco é um dos estados com o maior números de casos e mortes pelo novo coronavírus no Brasil e os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, no combate à pandemia são os primeiros a serem infectados muitas vezes pela falta de material de proteção necessária para evitar o contágio.

A Secretária de Saúde de Pernambuco já notificou 3.093 casos confirmados de Covid-19 em profissionais de saúde no Estado e outros 1.994 descartados.

O Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE) divulgou um levantamento das denúncias de violação trabalhista no estado e o balanço mostrou que a maioria das denúncias de trabalho parte de profissionais da área da saúde. Entre as reclamações mais recorrentes estão a falta de equipamentos e de condições sanitárias adequadas.

Várias denúncias foram feitas, como o ar-condicionado quebrado e calor em UTI do Hospital Agamenon Magalhães em que os profissionais de saúde sofrem com o calor, na sala que foi reservada para pacientes com Covid-19, que ficam com corpos descobertos e janelas abertas por ambiente não apresentar refrigeração recomendada.

Em abril, enfermeiros denunciaram que receberam de hospital capas de chuva para que sejam usadas pelos profissionais que estão trabalhando diretamente com pacientes que testaram positivo para Coronavírus ou são suspeitos e estão internados no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, para proteção contra à Covid-19.

As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Informações do Portal de Prefeituras 

Casa lotérica é assaltada no centro da cidade do Brejo da Madre de Deus.PE


Uma casa lotérica foi assaltada no Centro da cidade do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, por volta das 15 horas da tarde desta segunda-feira dia (18) de Maio de 2020.

De acordo com as informações repassadas a nossa equipe de reportagem do blog Manhã Nordestina, 4 homens armados de revólver e pistolas chegaram em um veículo Cross Fox de cor prata placa:KGP- 5407 de Bezerros e entraram na lotérica rendeu os seguranças e anunciaram o assalto levando o dinheiro do caixa.

Ainda de acordo com as informações após o assalto os indivíduos fugiram pela PE- 145 sentido Barra do Farias.

As equipes da polícia civil e Militar foram acionada e está na perseguição da quadrilha.


Blog Manhã Nordestina.

Teste de vacina contra coronavírus tem resultados positivos


Do G1

A empresa americana de biotecnologia “Moderna” anunciou, hoje, ter obtido resultados "positivos preliminares" na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários.

Segundo a empresa, a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam, afirmou a agência de notícias France Presse.

Um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até sexta-feira (15), aponta que atualmente há 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas. Entre elas, 8 estão em fase clínica (entre elas, a da empresa Moderna) e 110 em fase pré-clínica (leia mais abaixo sobre o processo de produção de vacinas). No Brasil, começam nesta semana os testes de vacina em animais feitos pelo Incor.

"A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural", disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado.

Isso sugere que, embora não seja a prova final, a vacina desencadeia uma resposta imune. Para a empresa, a vacina "tem potencial para prevenir o Covid-19".

O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.

Durante os testes, os pacientes receberam três doses diferentes da vacina. A fase 3, testando mais pessoas, começará em julho, acrescentou a farmacêutica.

A vacinação contra o coronavírus é uma prioridade global para acabar com a pandemia que deixou mais de 315.270 mortes em todo o mundo e pelo menos 4,7 milhões de casos confirmados.

Na sexta-feira passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse esperar ter uma vacina contra o coronavírus até o final do ano.

Estágios de produção de vacinas

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita. Depois, passam para os testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais, para demonstrar a segurança do produto; e depois para os ensaios clínicos, que podem se desdobrar em outras quatro fases:
Fase 1: feita em seres humanos, para verificar a segurança da vacina nestes organismos
Fase 2: onde se estabelece qual a resposta imunológica do organismo (imunogenicidade)
Fase 3: última fase de estudo, para obter o registro sanitário
Fase 4: distribuição para a população