Apoio do Blog

Apoio do Blog

sexta-feira, 7 de março de 2025

Empresario Josemir Farias comanda o encerramento do Carnaval 2025 na Avenida José Lopes de Siqueira em Jataúba


Nesta quarta-feira de cinzas, a festa ainda teve espaço para mais um momento de alegria e diversão no Carnaval 2025 em Jataúba Agreste Pernambucano. O empresário Josemir Farias da Toyoserv reuniu amigos, foliões e curiosos na Avenida José Lopes de Siqueira, para celebrar o último dia da folia com muita música e animação.


Com um bloco carnavalesco digno de tradição, não faltaram os elementos que fazem a alegria dos foliões: bebidas geladas, água para refrescar os participantes e a tradicional farinha de trigo no famoso "mela mela". A energia tomou conta do evento e marcou o encerramento do Carnaval de forma especial.


Em entrevista ao nosso blog, Josemir destacou sua paixão pelo Carnaval: "O Carnaval é uma das festas que mais gosto. É muita felicidade ver meus amigos festejando comigo esse último dia de folia aqui na minha amada Jataúba." falou 


O empresario aproveitou o momento para agradecer a todos que fizeram-se presente no local, que ele tratou de chama o "local da alegria". "De coração mesmo, eu quero agradecer a todos os meus amigos, que vieram e fizeram a festa comigo, foi simples mais foi de coração. Essa quarta-feira de cinza de 2025, vai ficar na historia de muitas que virão, para esse local da alegria" Finalizou Josemir  



A festa foi marcada por momentos de descontração e muita animação, mostrando que o espírito carnavalesco segue firme até o último instante. Com a presença de diversos amigos e admiradores, Josemir fez valer cada minuto da celebração, encerrando o Carnaval 2025 com chave de ouro.




Collar Blog Jataúba News 





Mudança na regra do PIX deve atingir 1% de chaves ligadas a CPF

Marcello Casal jr/Agência Brasil

As novas regras de uso do Pix devem afetar 8 milhões de chaves ligadas ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs), informou nesta quinta-feira (6), em Brasília, o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo. Hoje, o BC publicou alterações nas regras do Pix para suspender as chaves de CPFs e do Cadastro de Pessoas Jurídicas (CNPJs) que não estejam regulares na Receita Federal.

Segundo o BC, a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix, utilizando nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal. A norma determina que o CPF com situação cadastral suspensa, cancelada, titular falecido e nula não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC.

Atualmente, o BC registra 836 milhões de chaves Pix cadastradas, das quais 796 milhões são ligadas a pessoas físicas (CPFs). Desse total, 99% estão em situação regular e apenas 1% - cerca de 8 milhões - apresenta problemas. Os dados são de fevereiro. Breno Lobo informou ainda que o BC identificou que a maior parte das inconsistências está relacionada a problemas com a grafia de nomes e que a medida também vai ajudar a resolver esse tipo de problema cadastral de pessoas físicas.

De acordo com o BC, as inconsistências estão distribuídas da seguinte forma:

4,5 milhões: grafia inconsistente

3,5 milhões: titulares falecidos

0,03 milhão: suspenso

0,02 milhão: cancelado

0,001 milhão: nulos

“No banco você só pode abrir uma conta com CPF e CNPJ válido; por falhas nesse processo os bancos deixam passar nomes diferentes do CPF e do CNPJ”, disse. “Meu nome é Breno e vamos dizer que o banco registre, na minha conta, o nome Bruno, isso é um problema e o próprio banco tem mecanismos para resolver”, explicou.

Além dos problemas com grafia de nomes, o Banco Central também identificou irregularidades envolvendo CPFs de pessoas falecidas e que ainda constam da base de dados cadastrais dos bancos. Na avaliação do BC, a medida vai ajudar a resolver esse problema cadastral, já que esses CPFs têm sido usados para aplicar golpes.

O diretor do BC reiterou que a medida não é voltada para questões fiscais, mas para erros ou inconsistências cadastrais e foi tomada após o BC identificar a utilização de chaves Pix vinculadas a nomes e CPFs que não correspondiam ao registrado nas bases da Receita Federal.

“O que a gente quer impedir é que um fraudador registre qualquer chave em qualquer banco com um nome diferente do que está [registrado] na Receita Federal. Um exemplo é o fraudador que registra, por exemplo, o nome de pagamentos IPVA com o CPF e outro nome cadastrado na Receita”, disse Lobo durante entrevista, em Brasília, para explicar as mudanças. “Essa é a fraude que a gente está querendo impedir”, reiterou.

Empresas

Em relação a empresas, a norma diz que o CNPJ com situação cadastral suspensa, inapta, baixada e nula também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do Banco Central.

Atualmente, o BC tem registradas 39,8 milhões de chaves vinculadas a CNPJs. Desse total, 95% estão com a situação regular, o restante - cerca de 2 milhões - apresenta problemas na comparação com a base de dados da Receita. Desse total, 59% estão com o CNPJ inapto, 39% na situação de CNPJ baixado, quando a empresa encerra suas atividades, e 2% estão com o CNPJ suspenso.

Entre os problemas encontrados pelo BC estão CNPJ sem validade, não cumprimento de obrigações legais, indícios de fraude e mais de dois anos sem apresentar demonstrativos ou declaração contábil, o que, na avaliação da autoridade monetária, configuraria uma situação que beira a fraude.

Questionado se as regras de suspensão poderiam afetar diretamente microempreendedores individuais (MEIs), que, muitas vezes, por não contar com estrutura contábil adequada acabam atrasando a entrega de declarações e ficam com pendências fiscais junto à Receita Federal, Lobo disse que o BC está trabalhando com o órgão para minimizar a situação.

“A gente vai acompanhar junto à Receita Federal a situação do MEI para que isso não aconteça. Operacionalmente, ainda não desenhamos a forma, mas conversamos com a Receita para poder operacionalizar e não permitir que situações fiscais interfiram no uso do Pix por parte dos MEIs”, acentuou.

Sem data para vigorar

As novas regras ainda não têm data para entrar em vigor. Breno Lobo esclareceu ainda que toda chave Pix contém informações que ficam vinculadas à chave, como CPF, CNPJ, nome do titular, nome fantasia, data de abertura da conta na qual a chave está vinculada e data de criação da chave, por exemplo.

A estimativa do BC é que - dentro de 30 dias - os bancos já tenham limpado as informações fraudulentas ou incorretas de suas bases de dados.

“A gente quer evitar o uso de empresas abertas com nomes para legitimar golpes. {Pretendemos] dificultar a vida dos fraudadores e dos golpistas na hora da aplicação de golpes”, finalizou.


Erika Festas – Transformando Sonhos em Realidade!



Se você busca qualidade, criatividade e sofisticação para suas festas, a Erika Festas Eventos e Personalizados é o lugar certo! Localizada na Avenida José Lopes de Siqueira, em frente à Macio Motos, no centro de Jataúba, nossa loja oferece tudo o que você precisa para tornar seu evento inesquecível.


Trabalhamos com os mais variados temas da atualidade, garantindo uma decoração impecável e personalizada para aniversários, casamentos, chás de bebê, formaturas e muito mais.


Não perca tempo! Venha conhecer nosso trabalho e transforme sua comemoração em um momento único e especial. 





Entre em contato e faça já sua reserva! (81) 9 8185-3240

Com 57 mortes em seis dias, secretário diz que carnaval de PE foi o mais seguro dos últimos 22 anos

Do G1/PE

O período carnavalesco, em Pernambuco, teve 57 pessoas assassinadas em seis dias, entre 27 de fevereiro e 4 de março. Mesmo assim, segundo o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o carnaval foi o “mais seguro da história”, com o menor número de homicídios desde 2004.

Nos dias de festa, houve casos graves de violência, como a morte de um homem após o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, e um tiroteio que deixou sete feridos durante o show de João Gomes na Praça do Carmo, em Olinda.

“O balanço é muito positivo. Nós fizemos o carnaval mais seguro da história de Pernambuco, o menor número de homicídios nos últimos 22 anos. Desde 2004, não havia um número tão baixo de homicídios”, comentou o secretário em entrevista à TV Globo.

Para Alessandro Carvalho, não houve falhas de segurança nos casos registrados no Recife e em Olinda. “Não considero que seja falha de segurança. No caso do Galo, já tinha passado os trios, era um momento de dispersão […]. Em Olinda, a polícia estava do lado, só que era uma quantidade de pessoas muito grande, um criminoso se infiltrou e realizou os disparos”, afirmou.

O primeiro caso aconteceu no Sábado de Zé Pereira (1º), na Avenida Sul. João Amâncio Neto, de 32 anos, foi baleado por um homem depois de esbarrar acidentalmente na companheira dele. Outra pessoa foi atingida pelos disparos e ficou ferida. A família da vítima disse que, após atirar, o criminoso se identificou como policial e liberado pela Polícia Militar.

De acordo com o secretário Alessandro Carvalho, o crime segue sob investigação da Polícia Civil e da Corregedoria da SDS. O atirador ainda não foi identificado.

“Essa versão está sendo checada, de que houve a abordagem dessa pessoa que teria feito o disparo. Estão presumindo que foi um policial. Nós estamos trabalhando para identificar qual foi essa patrulha que fez a abordagem. E, sendo policial ou não, isso não faz diferença alguma. Digo até mais: a obrigação é ainda maior, nossa, de dar a resposta”, disse.

Sobre o tiroteio ocorrido no encerramento do carnaval de Olinda, o secretário falou que o caso é tratado “com prioridade” e informou que a Polícia Civil está analisando as imagens gravadas por testemunhas e por câmeras de segurança no local. O criminoso também foi localizado.

“Estamos tentando entender a dinâmica. […] Muitas pessoas que estavam no show não chegaram nem a ouvir os disparos de arma de fogo. O cantor que se apresentava mandou parar o show porque abriu uma clareira. Mas nem os disparos, muitos não ouviram. A Polícia Militar já se encontrava no local, de imediato, tentou identificar quem realizou os disparos, não conseguiu e passou a prestar socorro às vítimas”, afirmou o secretário.

Mais de 50 homicídios

Segundo balanço da SDS, o estado registrou 57 homicídios durante o carnaval. O número, de acordo com a pasta, indica uma redução de 14,9% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando foram notificados 67 assassinatos.

Esse foi o menor quantitativo registrado pelo estado no carnaval desde 2004, conforme a SDS. A quantidade de roubos também diminuiu, segundo o órgão. Foram 168 casos em 2024 e 159 neste ano, o que representa uma queda de 5,4%.

Houve redução, ainda, no número de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. No carnaval passado, a polícia registrou 677 denúncias. Em 2025, foram 496. Uma queda de 27%. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 16 mulheres foram atendidas em unidades hospitalares após serem vítimas de violência sexual.

“A Operação Carnaval é a maior operação, para a Secretaria de Defesa Social, em segurança. E conseguimos fechar ela com sucesso”, declarou o secretário Alessandro Carvalho durante o evento nesta quinta (6).

O governo do estado informou que investiu mais de R$ 39 milhões no carnaval, incluindo ações de segurança, turismo e saúde, além de programações culturais. De acordo com a Secretaria de Turismo, a estimativa é que a festa tenha gerado uma movimentação econômica de R$ 3,3 bilhões. Só em Olinda e no Recife, mais de 7,5 milhões brincaram o carnaval neste ano, segundo as prefeituras das duas cidades.

Uma adolescente de 16 anos morreu ao cair de um cavalo no Agreste de Pernambuco


Uma adolescente de 16 anos morreu na tarde desta quarta-feira (5) após sofrer uma queda de cavalo no distrito de Santa Rita, na zona rural do município de Calçado, no Agreste de Pernambuco.

A vítima, identificada como Maria Larissa da Silva, estava montada no animal quando ele se assustou e disparou em alta velocidade. A jovem perdeu o equilíbrio, caiu e, possivelmente, quebrou o pescoço.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou o óbito da adolescente. A Polícia Militar, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local para realizar os procedimentos legais.

O corpo de Maria Larissa foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Senador Humberto Costa assumirá presidência nacional do PT


O senador por Pernambuco, Humberto Costa, foi escolhido para ocupar interinamente a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), em substituição a Gleisi Hoffmann, que deixará o cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A definição ocorreu pela corrente majoritária da legenda, a Construindo um Novo Brasil (CNB), em encontro realizado, nessa quinta-feira (06).

Humberto comandará nacionalmente o PT, até o próximo dia 6 de julho, quando o partido fará as eleições para escolha da sua nova presidência. As especulações dão conta que dentro da legenda, há quem esteja defendendo que o novo presidente interino concorra nesta convenção para permanecer no cargo, contra o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva.

A indicação do mandato-tampão de Humberto Costa será levada à executiva do partido em reunião nesta sexta-feira (7). A segunda maior corrente interna do PT, o Movimento PT, já sinalizou apoio à escolha da CNB, o que deve garantir a nomeação de Costa como presidente interino. Para oficializar sua posse, ele ainda precisará ser aprovado posteriormente pelo diretório nacional do partido.

Durante esse período, o senador será responsável por conduzir o processo sucessório dentro do partido. No ano passado, ele coordenou o grupo de trabalho eleitoral da sigla na campanha municipal.

Revolta: Ex-vereador Luciano de Souza Cavalcanti quase foi linchado em Garanhuns-PE


Na cidade de Garanhuns, um grave incidente ocorreu envolvendo o ex-vereador Luciano de Souza Cavalcanti, que baleou uma jovem em um motel local. O ocorrido gerou uma onda de indignação entre amigos e familiares da vítima, que, ao saber do que havia acontecido, se dirigiram rapidamente ao hospital onde o atirador estava sendo levado.


A situação se tornou tensa quando os presentes, em um momento de revolta, tentaram agredir Luciano. Por pouco, ele não foi linchado, mas a intervenção rápida da polícia e de outros presentes conseguiu conter as agressões. O ex-vereador foi protegido e levado para a unidade de saúde, onde recebeu atendimento.


O caso gerou repercussão na comunidade, levantando questões sobre segurança e a necessidade de medidas mais rigorosas em situações de violência. A jovem baleada foi encaminhada para tratamento e, felizmente, está recebendo os cuidados necessários.

As autoridades locais estão investigando o incidente, e a população aguarda por respostas e justiça em relação a esse ato de violência proporcionado pelo o ex-vereador.

Segam nossa pagina no Instagram 

 Blog Jataúba News 


Indivíduo com histórico de tráfico de drogas foi detido em Santa Cruz do Capibaribe portando maconha

Foto: Ademilton Silva

Um homem foi detido no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O suspeito, que já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, tentou fugir ao avistar os agentes da ROMU mas foi capturado.

Com ele, foi encontrada uma quantidade significativa de maconha, que ele alegou ser para uso próprio, e um celular de origem duvidosa. A polícia, no entanto, suspeita que ele estivesse vendendo drogas na região.

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe para que as medidas legais sejam tomadas.

Blog da Polo

Postagem em destaque

Crianças com autismo é o assunto principal da última sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba

Na última quinta-feira, 10/04, aconteceu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Jataúba. A reunião foi marcada por discussões sobre tema...