Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Jataúba registra 10 casos e uma cura da Covid-19 em 24 horas.


A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta quinta-feira (16-07), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 10 novos casos da Covid-19 no município, tratam-se de 07 mulheres (07, 09, 22, 25, 29, 34 e 46 anos de idade) e 03 homens (12, 23 e 28 anos de idade), 01 paciente teve a cura confirmada e 05 casos suspeitos foram descartados. Os caso confirmados no dia de hoje, são: 07 da área urbana e 03 da área rural. 


O município tem atualmente 55 pacientes com a covid-19; Destes, 46 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 06 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 03 pacientes internados no anexo covid (leitos de retaguarda no município). 01 caso suspeito está em investigação.


O Município confirmou até hoje, 178 casos da doença, com 118 recuperados e 05 óbitos; 

Em relação às Síndromes Gripais, 03 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 62 pessoas já concluíram o monitoramento das síndromes gripais.

Secretaria Municipal de Saúde

Corrida para prefeito de Jataúba tem candidato disparando na espontânea com 38% de frente e vencendo com folga na estimulada.


Nesta quarta-feira 15 de julho, o Blog Jataúba News disponibilizou uma enquete eleitoral para saber em qual pré-candidato a população estaria pensando em votar para prefeito em Jataúba nas eleições 2020. A pesquisa pela internet teve a duração de 24 horas e 191 internauta participaram e opinaram na mesma que se encerrou nesta quinta feira-feira as duas horas da tarde. Os pré-candidatos são, Dr. Cátia Ribeiro (Republicanos), Jackson Buraco (MDB) e Euzébio Sena (REDE).


Na enquete foram dada as opções na estimulada e espontânea, na estimulada 191 pessoas votaram e deram as suas respectivas opiniões, em primeiro lugar ficou a candidata do partido republicanos Dr. Cátia Ribeiro, com 49,7% dos votos, seguido de Jackson Buraco (MDB) com 27,7% e Euzébio ficou na terceira colocação com 19,9% da preferencia do eleitorado. 2,7% dos entrevistados disseram que não optavam por nem um dos candidatos.


No quesito espontânea 84 pessoas votaram e deram suas opções, a pré-candidata Cátia Ribeiro ficou com 56% da preferência dos internautas subindo quase 6,3 pontos com relação estimuladas, já Jackson Buraco caiu 9,7 pontos em relação a estimulada, o pré-candidato Euzébio Sena também sofreu uma queda de 10,4 na espontânea e seguiu em terceiro com 9,5% pontos percentuais. Na espontânea a pré-candidata Cátia Ribeiro abriu 38% de frente ao segundo colocado Jackson Buraco, a onde na estimulada a diferença era de 22% dos votos. 


A enquete também perguntou como o internauta avaliava a gestão do município, 191 pessoas opinaram, vejam os números, Ótimo 24,1%, Bom 8,8%, Regular 26,1%, Ruim 24,7 e Péssimo 16,3%.

Vale salientar a todos que esta enquete não tem valor científico e não corresponde a pesquisa eleitoral. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores que usam as redes sociais, ou seja, através das plataformas em que são disponibilizadas, sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros.


Collar Blog Jataúba News

Em Jataúba popular e detido por moradores após tentar roubar uma moto no bairro Bom Jesus


Na tarde desta quinta-feira 16 a população moradores do Bairro Bom Jesus capturaram o popular Fausto Jair Verissimo Bezerra, que estava tentando roubar uma moto na localidade.

As informações dão conta que o meliante entrou em luta corporal com o dono da motocicleta e ao tentar fugir do local, foi alcançado pela Guarda Cívil Municipal. 

O mesmo foi levado para a delegacia onde será ouvido e ficará a disposição da justiça.


Collar Blog Jataúba News.

Coronavírus: o que mantém a média de mortes por covid-19 tão alta no Brasil (e por que ainda pode piorar)


'É muito complicado nos acostumarmos com mil mortes por covid-19 todo dia', diz infectologista da UnicampReuters/ BBC NEWS BRASIL

A média de pessoas que morrem por causa do novo coronavírus por dia no Brasil tem se mantido relativamente estável desde o início de junho.

A chamada média móvel de óbitos por covid-19 tem variado em torno de mil, segundo dados do Covid-19 Brasil, projeto que monitora a pandemia no país e reúne cientistas de diferentes universidades.

Essa taxa representa a soma das mortes divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde na última semana, dividida por sete. Ela tem esse nome porque varia conforme o total de mortes dos sete dias imediatamente anteriores.

A média móvel dá uma melhor noção da evolução da epidemia no Brasil do que os números divulgados a cada dia nos boletins, porque os dados diários flutuam bastante, por uma série de motivos.

Há atraso nos registros de casos e mortes nos sistemas de saúde. Faltam testes ou a demanda supera a capacidade de processamento dos laboratórios. E os resultados de exames feitos nos finais de semana são divulgados só no início da semana seguinte, o que infla os indicadores destes dias.

Calcular a média ajuda a contornar esses problemas e produz uma visão mais fiel do avanço do coronavírus — e esses dados não só mostram que a situação atual é grave no Brasil, mas que ela ainda pode piorar.

Média de mortes no país se estabilizou em um patamar muito altoBBC NEWS BRASIL

A média móvel de mortes por covid-19 no país aumentou rapidamente entre meados de março e o fim de maio. Mas variou muito pouco desde então.

O menor índice desse período foi registrado em 2 de junho: 923 óbitos. E o maior (1.057 óbitos), em 24 de junho. A média móvel de mortes por semana mais recente, de 14 de julho, ficou em 1.049 óbitos.

Isso seria uma boa notícia — porque ao menos a taxa parou de crescer exponencialmente — se a média de mortes não permanecesse tão alta.

"Ela estacionou em torno de mil. Isso significa que a pandemia ainda está muito agressiva, e, por isso, o total de óbitos está crescendo tanto", diz Domingos Alves, professor da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto e colaborador do Covid-19 Brasil.

Raquel Stucchi, infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, também considera esse dado preocupante.

"É muito complicado nos acostumarmos com mil mortes por covid-19 todo dia. A gente começa a achar que é normal, mas isso não é normal", diz Stucchi.

Pandemia está em diferentes estágios no país

Dois fatores fazem a média de mortes por dia continuar alta no país como um todo. O primeiro é que a pandemia está em estágios diferentes nos Estados e no Distrito Federal.

Em muitos, a média também está estável em um nível elevado. É o caso de Amapá, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Bahia.

A taxa está em queda no Amazonas, Acre, Pará, Roraima e Rio de Janeiro. Mas essa redução é compensada pelo crescimento de vários outros Estados, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e no Distrito Federal.


Pandemia está crescendo no interior, onde faltam profissionais de saúde e equipamentosAFP/ BBC NEWS BRASIL

Ao mesmo tempo, o surto de coronavírus pode estar dando sinais de que está arrefecendo em muitas capitais, mas está a pleno vapor fora delas.

"A epidemia no Brasil não é uma grande fogueira. São várias fogueiras pequenas. As fogueiras altas que a gente via nas capitais agora deram lugar a fogueiras menores nas principais cidades do interior, que estão cercadas por uma porção de fogueirinhas", diz Alves.

Da mesma forma que as tendências de diferentes regiões do país se equilibram e mantêm a média nacional de óbitos alta, o progresso nos grandes centros de vários Estados é anulado pela chegada da pandemia a (ou sua piora em) cidades menores.

Isso é preocupante porque o sistema de saúde no interior tem menos recursos, diz Stucchi. Mesmo se há leitos, faltam profissionais com mais experiência e bons equipamentos, mesmo em cidades das regiões metropolitanas.

"Se não tem isso disponível, aumentam as chances de um paciente morrer", afirma a infectologista.

Mais casos, mais mortes


Número de casos aumentou exponencialmente até o início de julho e parece ter se estabilizado desde entãoBBC NEWS BRASIL

A média móvel de novos casos indica que a situação ainda pode piorar.

Diferentemente dos óbitos, que cresceram até maio, o aumento dos casos continuou até o início de julho e parece ter se estabilizado nas últimas duas semanas.

Mas a média móvel diária continua alta: variou entre 37 mi e 38 mil nestes 15 dias. E provavelmente não deu tempo ainda para tudo isso se refletir na média de mortes.

A covid-19 costuma levar de oito a dez dias para se agravar depois dos primeiros sintomas. Os casos mais críticos precisam ir para a UTI e ficam em geral internados ali entre duas a três semanas ali. Alguns não resistem.

Por isso, o aumento de casos demora um pouco para se traduzir em mais mortes. E isso pode ainda ter acontecido também porque os laboratórios estão sobrecarregados e não conseguem dar conta de todos os exames de óbitos que precisam ser feitos, diz Alves.

"De maneira nenhuma chegamos ao pico. Acredito que a média de mortes vai voltar a crescer nas próximas semanas e atingir patamares ainda maiores."

Stucchi diz que a permanência das médias de casos e mortes em níveis tão altos é um sinal de uma "incapacidade" do sistema de saúde do país. "Não estamos conseguindo acabar com a pandemia", diz a médica.

Alves concorda e acredita que a crise vai se prolongar ainda mais. "Se a gente se mantêm em patamares tão elevados e nada é feito — pelo contrário, estamos reabrindo o comércio —, a pandemia vai ser muito longeva."

BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Portal R7/BBC News Brasil

Sessão Ao Vivo da Câmara de Vereadores de Jataúba.


Conscientização sobre os cuidados com a Covid-19 é realizado em Jataúba.


Nesta quarta-feira (15), a prefeitura de Jataúba através das secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação, realizou uma ação de conscientização da população sobre os cuidados em combate ao novo coronavírus (covid-19).


O objetivo da ação realizada pelos “doutores da alegria”, foi seguir sensibilizando toda população sobre o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel ou 70%, e principalmente seguir com o alerta sobre a pandemia que não passou, algumas atividades foram retomadas, principalmente no comércio, mais os cuidados devem permanecer, além do distanciamento social.



Informações da assessoria da Prefeitura de Jataúba