Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Vaqueiro morre em pega de boi em Sertânia.PE


Neste domingo dia (01) de setembro por volta das 10:30, morreu em um grave acidente, quando participava de uma “pega de boi no mato”, o vaqueiro conhecido por “Helio Cardoso”.

Segundo informações, a vítima participava de uma pega de boi no mato quando se acidentou tendo a garganta perfurada por um pedaço de pau.O fato ocorreu no Brabo Novo, município de Sertânia.PE

A vítima era casada com uma das funcionárias da Rede Mais Pharma, Gerlande Ferreira, localizada no centro de Sertânia, em frente a ATAN Eletro. Outro fato lamentável para a tristeza de familiares e amigos de Hélio Cardoso. O Tribuna do Moxotó se junta a todos neste momento de muita dor e tristeza.

informações do Manhã Nordestina

38% desaprovam o governo Bolsonaro, diz Datafolha


Cresce a desaprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro, conforme pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (02) pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o levantamento realizado nos dias 29 e 30 de agosto com 2.878 pessoas com mais de 16 anos, em 175 cidades brasileiras, 38% consideram ruim e péssimo a gestão do presidente. Percentual era de 33%, em julho, e 30% em abril.

Os que avaliam o governo ótimo e bom somam 29%, percentual menor se comprado com julho, 31%, e abril, 33%.

Na pesquisa publicada nesta segunda-feira (02), não souberam avaliar ou não responderam 2%.

De acodo com o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

Futuro
A expectativa de melhora para o futuro também caiu. Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira,, 45% esperam que Bolsonaro faça uma gestão ótima ou boa. Em julho, eram 51%, e em abril, 59%. Outros 32% acreditam que o presidente fará uma administração ruim ou péssima, contra 24% em julho, e 23% em abril.

O Datafolha também perguntou se Bolsonaro fez mais, menos ou o que deveria pelo país. Confira os resultados da pesquisa: 

Fez pelo país mais do que esperava: 11% (eram 12% em julho, e 13% em abril). Fez pelo país o que esperava que ele fizesse: 21% (eram 22% em julho, 22% em abril). Fez pelo país menos do que esperava: 62% (eram 61% em julho, e 61% em abril).

O Datafolha também perguntou se os entrevistados acreditam que o presidente age ou não como deveria:

Age como presidente deveria: 15% (eram 22% em julho, e 27% em abril)
Na maioria das ocasiões age como deveria: 27% (eram 28% em julho, e 27% em abril)
Em algumas ocasiões age como deveria: 23% (eram 21% em julho, e 20% em abril)
Em nenhuma ocasião age como deveria: 32% (eram 25% em julho e 23% em abril).


Informações do Diário de Pernambuco

Sarampo: sobem para 13 os casos confirmados em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) emitiu, nesta segunda-feira, uma atualização sobre os casos de sarampo neste ano em Pernambuco. Até o dia 30 de agosto foram notificados 395 suspeitas. Desse total, 86 já foram descartados, 296 estão em investigação e 13 foram confirmados após análise laboratorial realizada pela Fiocruz-RJ. Dos casos confirmados, três são de moradores do Recife, três de Caruaru, um de Frei Miguelinho, um de Santa Cruz do Capibaribe e cinco de Taquaritinga do Norte. Entre os casos de Taquaritinga, foi confirmado o óbito de uma criança de sete meses.

Segundo o Programa Estadual de Imunização, o estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses para os municípios, sendo 153 mil de doses extras entre julho e agosto. O Programa destaca, ainda, que, desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses.

Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. "Importante lembrar, ainda, que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses", disse a SES, em nota oficial.

“Os municípios têm relatado aumento na procura da vacina tríplice viral, principalmente pelo público adulto. Contudo, não podemos esquecer a importância de vacinar crianças, população com mais risco de agravamento do quadro. Elas precisam ter duas doses da vacina para estar devidamente protegidas. Além disso, os meninos e meninas entre 6 meses e 11 meses também devem tomar a dose zero, que foi instituída no Brasil desde o mês de agosto”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

O gestor pontua, ainda, que a SES-PE e o Programa Estadual de Imunização estão vigilantes para auxiliar os municípios nas ações de prevenção e controle dos casos, além da investigação dos suspeitos.

Anos anteriores
Em 2018, das 213 notificações, 209 foram descartadas e 4 confirmadas, todas relacionadas a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época. Em 2017 foram 45 notificações e em 2016, 39, todas descartadas. Pernambuco não registra casos autóctones (transmissão sustentada por um período acima de 1 ano) do sarampo desde 2000 - em 1999 foram registradas as últimas 240 ocorrências. Em 2012 houve 1 caso importado e entre 2013 e 2014 um surto com 226, que foi controlado com as ações de vigilância epidemiológica e imunização do Estado e municípios envolvidos.

Todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal (manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo), acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral no Brasil ou no mundo. A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

Perfil dos casos confirmados 
RECIFE (3)
2 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 26 anos) com histórico de viagem a São Paulo

CARUARU (3)
2 casos (sexo masculino e feminino, ambos de 17 anos) relacionados a uma excursão a Porto Seguro
1 caso (sexo masculino de 22 anos), em análise

TAQUARITINGA DO NORTE (5)
5 casos (sexo masculino, de 7 meses, de 10 meses, 18 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses) relacionados a um evento de massa no município

FREI MIGUELINHO (1)
1 caso (sexo masculino de 21 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (1)
1 caso (sexo masculino de 17 anos) relacionado a um evento de massa no município de Taquaritinga do Norte

Quem deve se vacinar?
- Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses. 
- Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.


Informações do Diário de Pernambuco

Homem é preso acusado de abusar da própria filha, no Agreste

Imagem meramente ilustrativa

No último sábado, 31, um homem de 47 anos foi preso acusado de abusar sexualmente da própria filha, uma jovem de 17 anos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava sendo abusada ainda no momento em que os policiais chegaram até a residência do acusado. Os abusos ocorriam desde 2015, afirmou a vítima.

A mãe da menor e companheira do acusado informou aos policiais que não tinha conhecimento das agressões. O caso está sendo investigado.

Blog do Bruno Muniz

Monitor da Violência: Pernambuco tem 9,7 mortes violentas por dia no primeiro semestre de 2019

Imagem meramente ilustrativa

Pernambuco teve uma média de 9,7 mortes violentas por dia no primeiro semestre de 2019, com 1.756 casos. Isso representa uma redução de 23,07% em comparação com os dados dos seis primeiros meses de 2018, quando foram registradas 2.284 ocorrências desse tipo no estado, o equivalente a uma média diária de 12,61 mortes violentas por dia.

É o que mostra o Monitor da Violência, índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais de cada estado. O levantamento abrange o número de homicídios, latrocínios – roubos seguidos de morte – e lesões corporais seguidas de morte.

Comparando-se os meses de janeiro a junho de 2019 com o mesmo período em 2018, foram contabilizados 528 casos a menos. Com isso, Pernambuco responde por 8,7% na queda no número de mortes violentas em todo o Brasil, ficando em 4º lugar no ranking nacional.

O estado foi o segundo da Região Nordeste com maior redução no número de mortes violentas entre os dois períodos comparados, ficando atrás apenas do Ceará, que teve uma diminuição de 20,6%.

Dados nacionais
O Brasil registra uma queda de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A Região Nordeste é a que tem a maior diminuição.

Em seis meses, houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo período do ano passado. São 6 mil a menos.

O Nordeste responde por mais da metade dessa queda (3.244 mortes a menos), ou seja, 53% do total no país.


Com informações do G1

Segundo acusado de ter furtado residência em Jataúba é preso pela PM e pela GC


A Polícia Militar juntamente com a Guarda Comunitária conseguiu prender o segundo acusado de ter furtado uma residência na cidade de Jataúba na última sexta-feira (30). A prisão ocorreu durante o dia deste sábado (31), no Centro do mesmo município.

Segundo a PM, os acusados do furto foram Bruno Emanuel Nunes conhecido por “Marreta” e José Feliciano Severino da Silva, conhecido por “Nam”. Segundo o proprietário da casa furtada, os homens subtraíram R$ 200,00 em espécie e um botijão de gás. Na sexta-feira (30), José Feliciano fugiu, sendo apreendido apenas Bruno Emanuel.

Após receber denúncias anônimas apontando onde o conhecido “Nam” estava, a polícia o localizou e realizou a prisão. O material furtado não foi localizado pela PM.