Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Chuva no Agreste não altera quadro de colapso da Barragem de Jucazinho

Manancial só voltará a acumular água se ocorrer grande concentração 
pluviométrica na bacia do Capibaribe

A região de influência da Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no Agreste, não recebeu chuvas suficientes para alterar o quadro do maior reservatório para abastecimento humano operado em Pernambuco, que continua seca. A barragem está situada na região que possui o pior balanço hídrico do Brasil e não resistiu à estiagem extrema por sete anos consecutivos, entrando em colapso em setembro do ano passado. Ao contrário de outras barragens do Agreste, Jucazinho ainda não conseguiu se recuperar e atravessa o pior cenário desde a sua inauguração, em 2000. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac, no estado de Pernambuco ocorre uma má distribuição espacial das chuvas, ou seja, há regiões que há grande concentração pluviométrica e, em outras não chove quase nada.

Ainda de acordo com a Apac, agora em agosto as chuvas começam a ficar mais fracas no Agreste e terão uma duração mais curta, de poucos minutos. "Na região da barragem é esperado que chova em torno de 80 milímetros, mas como este volume de precipitação geralmente não é concentrado, não deve contribuir significativamente para acumular água em Jucazinho. A partir de setembro, o volume de chuvas cai drasticamente, a média mensal histórica de precipitação é em torno de 25 a 30 milímetros de chuvas", explica o meteorologista da Apac, Roberto Carlos Pereira. A última vez que a Barragem de Jucazinho sangrou foi em setembro de 2011. De acordo ainda com a Apac, para reverter essa situação, seria preciso ocorrer fortes chuvas nos municípios da bacia do Rio Capibaribe - como Jataúba, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Riacho das Almas - chuvas tão intensas (e concentradas em um ou poucos dias) como as registradas em julho deste ano, na Zona da Mata Sul.

A solução encontrada pelo Governo do estado e Compesa para regularizar o abastecimento de água nas 68 cidades da região foi a Adutora do Agreste, a maior obra estruturadora em Pernambuco para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco. Mas para antecipar o uso das tubulações já assentadas da adutora, outras obras foram pensadas para garantir a sustentabilidade hídrica da região: a Adutora do Moxotó, Poços de Tupanatinga, Adutora do Alto Capibaribe e a Adutora de Serro Azul, essas duas últimas ainda não foram iniciadas. "Infelizmente não choveu na região da Barragem de Jucazinho como a gente esperava, por isso, a companhia está desenvolvendo projetos estruturadores para atender a região Agreste. Um deles é o Sistema Siriji que já entrou em operação e está abastecendo João Alfredo, Orobó, Bom Jardim e Surubim e também as cidades do Agreste Setentrional: Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes", informa o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

Com o colapso de Jucazinho, algumas cidades atendidas por este sistema passaram a ser abastecidas por outras fontes de água, como Caruaru, Gravatá e Bezerros. Para melhorar o fornecimento de água para Caruaru e outras cidades da região, como Santa Cruz do Capibaribe, a companhia está realizando uma obra para ampliar as estações de bombeamento do Sistema do Prata/ Pirangi, que vai aumentar a capacidade de transporte de água do sistema. No caso de Toritama, essa obra vai possibilitar a retirada da população da cidade do colapso - a previsão é que Toritama volte a ser abastecida pela rede ainda no mês de agosto. Já para as cidades de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho, que estão sendo atendidas exclusivamente por carros-pipa, o retorno do abastecimento nessas cidades será viabilizado com a construção de uma unidade de bombeamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado (ETA), em Caruaru, que vai possibilitar a inversão do sistema - que antes vinha de Jucazinho para Caruaru - para retornar o caminho da adutora levando água do Sistema Prata/ Pirangi para essas quatro cidades.

Blog do Jairo Gomes


"Ele veio aqui com palavra de moleque" dispara vereador Maviael se referindo ao vereador Jackson em entrevista na Rádio Jataúba FM


Nesta terça-feira 01, os vereadores oposicionistas Maviael de Abílio (PSD) e Zuza do Jacú (PTB) participaram do programa Debate Livre na Rádio Jataúba FM, os vereadores pediram espaço no programa para rebater algumas colocações da entrevista concedida pelo líder da bancada do grupo de situação vereador Jackson Galego (PSB) na última quinta-feira, onde o mesmo disse que no seu entender os vereadores de oposição estriam querendo atrapalhar a obra da construção de uma creche na qual os mesmos fizeram uma denúncia quanto ao uso segundo eles indevido de funcionários e veículos da prefeitura, bem como a falta de uma placa no local da obra.


Evitando falar o nome do vereador Jackson, Maviael disse o que o mesmo foi com palavras de moleque, sem provas concretas e apenas para fazer uma defesa, porém, o vereador disse que tá tudo errado e que a prefeitura ocultou dos vereadores algumas informações quanto à licitação, empresa ganhadora, custo da obra, dentre outras, ainda segundo o vereador o mesmo já teria alertado anteriormente, no entanto, providências quanto há algumas coisas que estavam erradas não foram corrigidas, e por esse motivo os mesmos fizeram a denúncia.


Para os vereadores diante dos fatos expostos o que tá havendo é desvio de conduta e indícios de superfaturamentos, porém, os vereadores confessaram que em nenhum momento procuraram a prefeitura ou até mesmo o prefeito para esclarecer a situação antes de fazer a denúncia. Os vereadores falaram que irão continuar fiscalizando o dinheiro público e cobraram a mesma atitude dos vereadores de situação.


Tanto Maviael quanto Zuza enfatizaram a união do grupo de vereadores de oposição e se mostraram confiantes na criação da CPI onde na próxima reunião será apresentado um novo requerimento pedindo a criação da mesma, Maviael se disse chateado, pois, disse que o trabalho de fiscalização feito pelos vereadores serviu de piada para quem tentou defender o erro da gestão municipal, se referindo ao vereador Jackson e disse que vai continuar o seu trabalho da mesma forma até o fim do seu mandato. “Não me importo de ser vereador de um mandato só, quem vai me julgar é o povo, mas, vou continuar o meu trabalho cobrando e fiscalizando como está sendo gasto o dinheiro público”, declarou o vereador.

Para o vereador Zuza, existem muitas outras coisas estão erradas e citou alguns empenhos pagos a pessoas que transportam pacientes da Zona Rural, o vereador disse que irá voltar ao programa em outra ocasião com mais tempo para destrinchar essa situação. Por fim Maviael disse que tá fiscalizando algumas questões e gastos referentes à câmara de vereadores e falou que na próxima reunião irá cobrar explicações do presidente da câmara sobre os gastos feitos pelo mesmo junto com os membros da mesa diretora à Brasília, fato que até o momento não foi justificado.

Confira o programa na íntegra no vídeo abaixo:



Jota Silva / Agreste No Ar / Fotos: Diógenes Ramos



Parceiro do blog

Jovem é acusado de estuprar menor em distrito de Taquaritinga do Norte


Imagem meramente ilustrativa

A Polícia Militar informou, nesta terça-feira (01), que um jovem de 20 anos está sendo investigado por estupro contra uma menor de 13 anos, em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.


De acordo com informações, o caso teria ocorrido no último final de semana, porém só agora foi tornado público. Relatos dão conta que o jovem identificado apenas como 'Wesley' teria atraído a adolescente para residência do mesmo e em seguida a aprisionou no imóvel, cometendo o crime sexual.

Os familiares da vítima estão revoltados. Os mesmos temem que haja impunidade no caso, e por isso buscam a ajuda da justiça para que o caso seja de fato investigado e o acusado punido.


Blog do Bruno Muniz


Paulo Floriano fala sobre os sete meses como presidente deste mandato na Câmara de Vereadores de Jataúba



O presidente da Câmara de Vereadores de Jataúba Paulo Floriano, falou com a nossa equipe destes sete meses presidindo a mesma neste mandato, já que o mesmo foi presidente por outras duas vezes. Paulo falou que está sendo um mandato tranquilo, e que está presidindo para os dois lados, para o presidente, presidir uma casa feito a câmara de vereadores tem que ser imparcial, pois ele está ali representando e comandando as duas alas politicas da cidade. 

Sobre os sete meses decorrentes, Paulo falou na moralidade que impôs na casa, para o presidente antes eram muito tumultuadas as reuniões, onde algumas pessoas que iam assistir não respeitavam o ambiente. 

“Era gritos e assobios desrespeitando os vereadores quando iam usar a tribuna, pois, estamos ali para representar o povo, não servir de chacota para alguns que vão assistir as reuniões tumultuando, vejo que estas pessoas não tem interesse alguns em nosso legislativo” Disse Paulo 

O presidente também falou sobre sua ida para Brasília com mais três vereadores, ida esta que estava sendo questionada por uma boa parte da mídia local, pois ainda não tinha sido justificada pelo os mesmos. 

“Recebemos um convite do presidente da UVB (União dos Vereadores do Brasil), este convite veio através do presidente Gilson, ai fiz o convite aos vereadores Zito Lopes e Antônio Bilosa. Que por sinal foi uma viagem muito proveitosa, fomos no gabinete do ministro Bruno Araújo, onde tratamos de buscar projetos para nossa cidade, um destes projetos que foram tratados foi a minha casa minha vida, que hoje está ai para serem construídas 200 casas para a população mais carente de nossa cidade, que poderá sair do aluguel”. Frisou 

O presidente ainda falou que irá em busca de apoio de seu deputado para executar um requerimento aprovado na casa, que é uma passagem molhadas no Sitio Riacho do Jacu a pedido dos moradores daquela comunidade. 



Collar Blog Jataúba News



Nosso parceiro

Motociclista morre após ser atingido por Toyota na PE-160 em Santa Cruz



Fotos: Gilson Fernandes e Thonny Hill.

Na tarde desta terça-feira (01) aconteceu um acidente na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente na conhecida “Volta do Serrote”.

De acordo com as primeiras informações, um condutor que guiava um Toyota de água de placas HVL-0767 (sentido Oscarzão/Santa Cruz) teria perdido o controle do veículo na curva, invadindo a faixa contrária e atingido um motociclista (até o momento não teve o seu nome revelado) que estava em uma moto de cor preta e placa PER-8730 




Após o acidente, o condutor do Toyota fugiu do local e o motociclista foi socorrido pelo Samu em estado grave para a UPA de Santa Cruz, onde recebeu cuidados médicos, porém não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.








Blog do Ney Lima

O Grupo Queiroz inaugurou mais uma loja na cidade de Jataúba.



Nesta segunda-feira 31 foi inaugurado a mais nova loja de móveis da cidade a “Queiroz Móveis”, e a segunda loja neste quesito do Grupo Queiroz. 


A nova Queiroz Móveis, trouxe para seus clientes o que tem de mais moderno no mercado de móveis e eletrodomésticos para o seu lar. 


Para os empreendedores, esta nova loja, tem como objetivo decorar os lares jataubense, pois a mesma está com um precinho bem acessível ao bolso do consumidor. 


Para a empresária Dayane Queiroz, a inauguração foi um sucesso, e que se sente realizada com a mais nova loja do Gurupo Queiróz, que vem crescendo e trazendo o que tem de melhor para o consumidor jataubense. 

  

 

  

  

  




Collar Blog Jataúba News.