Web Radio Jataúba com Cristo aperte o Play e curta os melhores hinos do momento.

sábado, 13 de março de 2021

Anvisa aprova uso do antiviral Remdesivir por pacientes com Covid-19


Remédio é o primeiro a ter recomendação em bula para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (12) o uso do antiviral Remdesivir como o primeiro medicamento a ter recomendação em bula para pacientes com o novo coronavírus.

Raphael Sanchez, especialista da gerência de qualidade de medicamentos da Anvisa, afirmou que que, ao contrário das vacinas, o Remdesivir não fez uso da submissão contínua no processo de autorização de uso.

“A submissão se deu em 6 de agosto de 2020, quando tivemos contato com o dossiê completo. Depois da submissão, também tivemos algumas conversas para entender melhor pois é um medicamento desenvolvido com bastante celeridade e muitos aspectos ainda não estão fechados”, explicou.

“Na análise da qualidade, nosso principal papel é garantir (…) em que termos o medicamento tem que estar para garantir (…) que ele tenha qualidade e segurança”, explicou.

A gente espera que ele seja fornecido com qualidade, eficácia e segurança que são necessários e ajude as pessoas acometidas pela Covid-19.”

Ele explicou ainda que o medicamento será vendido em forma de “pó para solução injetável” que deve ser reconstituído no momento da aplicação, terá prazo de validade de 36 meses, e será vendido com o nome comercial de Veklury.

Já Julia Calatrone, da Gerência Geral de Fiscalização e Inspeção da agência, explicou que acadeira de suprimento aprovada para o Brasil envolve 6 unidades de fabricação do Remdesivir, cinco nos Estados Unidos e uma na Irlanda.

“Todas já inspecionados anteriormente pela agência nos últimos anos por fazerem parte da cadeira de suprimentos de outros medicamentos já registrados no Brasil”, explicou.

O Remdesivir recebeu em outubro aprovação nos Estados Unidos da FDA (Food and Drug Administration, órgão equivalente à Anvisa) para uso como medicamento oficial para o tratamento da Covid-19.

Quando foi infectado pelo novo coronavírus, no fim de setembro, o ex-presidente dos EUA Donald Trump fez uso do antiviral para se tratar seguindo orientação de sua equipe médica.

Anvisa aprovou uso do antiviral Remdesivir para tratamento de pacientes com Covid-19 OMS não recomenda o uso

Em novembro, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas orientações contínuas sobre os medicamentos contra Covid-19 e desaconselhou o uso Remdesivir para tratar pacientes hospitalizados, independentemente da gravidade da doença.

De acordo com a atualização, publicada na revista médica BMJ, as evidências não sugeriam que o Remdesivir afetava o risco de morte por Covid-19 ou necessidade de ventilação mecânica, entre outros resultados importantes.

Além disso, em entrevista a vice-diretora geral da OMS, Mariângela Simão, explicou que a orientação era baseada em diversos estudos que, no total, somaram mais de 7 mil pacientes avaliados que usuaram o remédio contra o novo coronavírus.

“Esses estudos mostraram que o Remdesivir não adiciona nada em termos de mortalidade ou progressão da doença para pacientes leves e, além de tudo, ele é injetável e bastante caro. A OMS recomenda mais estudos e pesquisas sobre o Remdesivir. Com o conhecimento atual, ele não altera a progressão da doença e não evita mortes”, disse a médica sanitarista, na época.

Em decisão acertada, governador pode decretar lockdown a partir de quarta-feira (17)


A coluna FalaPE apurou, ontem, com exclusividade, que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março. O anúncio seria feito pelo mandatário já nesta segunda (15). O formato é o mesmo do ano passado: fechar tudo e restringir ao máximo a circulação de pessoas, mantendo aberto e funcionando apenas os serviços essenciais.

Caso opte pelo fechamento, o governador estará tomando uma decisão acertada; seguindo, inclusive, o exemplo de outros estados brasileiros como Ceará e São Paulo, por exemplo. Os números são estarrecedores. Ontem, Pernambuco completou um ano do primeiro caso de coronavírus registrado aqui. Na última semana epidemiológica, o Estado registrou uma aceleração acentuada da COVID-19 com forte escalada nos indicadores.

Esse crescimento da doença acarretou um total estrangulamento do sistema de saúde com a quase totalidade dos leitos de UTIs ocupados no interior. A abertura de novos leitos – 100 nos próximos dias – não parece ser suficiente para impedir o lockdown. No último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, já eram 313.227 casos confirmados, com 11.269 óbitos. Uma realidade muito triste.

A saída para amenizar esse quadro não é outra se não o fechamento do comércio, empresas, órgãos públicos; suspensão das aulas e outras medidas restritivas. O custo político é alto, mas o governador está tomando o caminho mais prudente. A população, contudo, precisa ajudar mantendo o distanciamento social, usando máscara e álcool em gel. O que é pouco feito. Até porque o governo sozinho não vencerá essa guerra. Precisa da ajuda dos pernambucanos.

SEM NOÇÃO – Nossos políticos, como sempre, craques em dar mal exemplo. Parece que o lockdown a ser decretado pelo governador não afetará Itamaracá. É que os sem noção do vice-prefeito George Baiá e do secretário municipal de Juventude, Paulo Batista, que, por sinal, é filho do prefeito, foram pegos pela Polícia Militar em uma festa. Não bastasse a irresponsabilidade, o dono da “festa de arromba” ainda é filho do comandante da Guarda Municipal de Itamaracá. Que bagaceira!

CONTRAMÃO – Na contramão do Governo do Estado e de praticamente todas as prefeituras pernambucanas, o gestor de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, já avisou que no município administrado por ele não fechará nada. E o mais inusitado foi que ele fez o anúncio em um comentário na Live que o presidente Jair Bolsonaro fez ontem no Facebook. Eu não sei se o prefeito sabe, mas o decreto estadual de lockdown tem ascendência sobre as gestões municipais. Traduzindo: ele não apita em nada nesse caso.

ENTREGAS – A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, é uma danada mesmo. Em pouco tempo de governo, ela já está dando resultado. Juliana começou a fazer a entrega de novas geladeiras, fogões e mesas para equipar e qualificar o atendimento de todas as oito unidades de saúde do município. “Em cada ação da Prefeitura Municipal de Casinhas, meu coração se enche de gratidão a Deus pelas melhorias que estamos trazendo em benefício ao nosso povo”, comentou. Belo exemplo, prefeita!

MATERNIDADE – Outro prefeito que começou o mandato com todo gás foi Vinícius Labanca, de São Lourenço da Mata. Ontem, o gestor inaugurou a nova maternidade do Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC). A unidade hospitalar passou por reformas estruturais depois de ser entregue pela antiga gestão em condições precárias de uso. A primeira parturiente do HMPC foi Polyanna Almeida, de 26 anos, que deu a luz à Ana Cecília. A criança dará nome ao novo setor de partos da unidade hospitalar.

O povo quer saber: vai ter lockdown em Pernambuco mesmo?

Por Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE, membro da Equipe FalaPE.

Assaltante de banco procurado pela polícia do Norte e Nordeste é preso em Taquaritinga do Norte PE




Um bandido envolvido em assaltos a bancos foram presos na noite desta sexta-feira (12), no Sítio Algodão na zona rural de Taquaritinga do Norte. José Ailton do Nascimento Costa, vulgo “Matuto” de 36 anos, era um dos bandidos mais procurados no Note e Nordeste e estava na companhia de, Luiz Carlos Ferreira de Carvalho, vulgo “Churrasco” que é natural do Brejo da Madre de Deus e possuía uma churrascaria em Santa Cruz do Capibaribe, que estava foragido da justiça de Limoeiro.


Na ação foi apreendido um fuzil calibre ponto 50 que eles estavam tentando adaptar numa picape que assim como um outro carro que também foi recuperado, foram tomados de assalto no estado da Paraíba e além desse fuzil foram apreendidos outros dois de calibre 556 e estavam se preparando para cometer um novo assalto.


Participaram da operação policiais do BEPI – Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, NIA – Núcleo de Inteligência do Agreste e do 24º BPM de Santsa Cruz do Capibaribe e os marginais foram trazidos para a Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, onde estão sendo autuados em flagrante e amanhã serão apresentados na audiência de custódia.






Blog Manhã Nordestina .